A Achou Gastronomia preparou 5 receitas tradicionais para a Semana Santa, para um preparo de almoço e jantar bem especial e inesquecível para reunir e compartilhar com toda a família e amigos. Que tal, conhecer um pouco sobre a celebração da Semana Santa? Confira a seguir!
Origem da Semana Santa
A Semana Santa é uma celebração da paixão de Cristo, de sua morte e ressurreição. Jesus Cristo, não aceitava a forma como o povo estava levando sua vida: governo cobrando altos impostos, riquezas extremas de forma desnecessária para uns e extrema miséria para outros.
Ao chegar em Jerusalém, Jesus foi aclamado pela população como o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que Jesus era de fato filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão de vida para salvar a humanidade. Então, logo passaram a persegui-lo.
Com as grandes perseguições, os romanos logo conseguiram fazer Jesus passar pela via sacra. E em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e datas religiosas.
Assim, ficou decidido que a Semana Santa seria comemorada por uma semana, do domingo de ramos ao domingo da Páscoa. Existem relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte e ressurreição. Porém, eram comemorados apenas dois dias, sendo sábado de aleluia e domingo de ressurreição.
Cada dia da comemoração da Semana Santa, faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica.
Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Confira a seguir as 5 receitas tradicionais para a Semana Santa:
1. Salada de Bacalhau
A salada de bacalhau é a receita clássica e tradicional que não pode jamais faltar na ceia de Semana Santa com a família e amigos. Pode ser servida tanto quente como fria, essa salada de bacalhau é bastante prática e conta, ainda com uma batata cozida al dente na manteiga super fácil de fazer e ainda mantem um sabor marcante das azeitonas pretas, um completo clássico a receita a baixo. Confira a seguir a receita de Salada de Bacalhau.
Salada de Bacalhau

A salada de bacalhau é um prato bastante versátil que pode ser servido tanto frio como quente e combina com diversos tipos de pratos.
- 200 gramas de Bacalhau (dessalgado, cozido e desfiado)
- 200 gramas de Batata
- 50 gramas de Azeitona (preta)
- 2 colheres de sopa de Manteiga
- 3 dentes de Alho
- Azeite
- Sal (a gosto)
- Pimenta (a gosto)
- Coentro (a gosto)
Comece separando os ingredientes da sua salada de bacalhau;
O bacalhau já deve estar dessalgado, cozido e desfiado;
Corte as batatas em pedaços menores e cozinhe numa panela com água e um pouco de sal até ficarem al-dente (ou seja, levemente macias, sem desmanchar);
Agora leve uma frigideira ao fogo médio e acrescente a manteiga. Assim que derreter, doure o alho picadinho;
Coloque as batatas já pré-cozidas na frigideira e mexa bem, para que peguem todo o sabor da manteiga e do alho. Você verá, que essa batata salteada na manteiga ficará deliciosa e super combinará com o bacalhau;
Desligue o fogo e finalize com as azeitonas pretas (que você pode deixar inteiras ou cortá-las para deixar o prato mais delicado);
Agora é só servir a sua salada de bacalhau para a Semana Santa e Páscoa!
2. Pavê Tradicional
A receita de pavê é uma das receitas de pavê mais deliciosas e práticas! Sua origem é incerta, mas há registros que relacionam este pavê a uma sobremesa que as famílias portuguesas preparavam antigamente para receber os padres durante a visita pascal, outras que sugerem que era preparada por monges franceses na celebração da Semana Santa e da Páscoa. Independentemente da origem, temos a certeza que este pavê especial, preparado com biscoito champanhe e licor de cacau é bastante delicioso e fácil. Confira a receita de Pavê Tradicional a seguir:
Pavê Tradicional

Se você ainda não escutou a piada do tiozão, é porque o tiozão que a fará é você. Afinal, é pavê ou pácomê? É pra celebrar o natal! E tudo que há de bom nessa data maravilhosa.
Aprenda a fazer um maravilhoso pavê tradicional para sua ceia.
Creme Branco
- 1 lata Leite Condensado
- 1 lata Leite ((mesma medida do Leite Condensado))
- 4 unidades Gemas
- 1 colher de chá Essência de Baunilha
Creme Chocolate
- 1 lata Leite Condensado
- 1 lata Leite ((mesma medida do Leite Condensado))
- 4 colheres de sopa Chocolate em Pó
Base de Biscoito
- 1 pacote Biscoito Champagne
- 1 xícara de chá Leite
- 2 colheres de chá Chocolate em pó
- 1 pitada Café Solúvel
Creme Branco
Leve os ingredientes do creme ao fogo, exceto a baunilha, mexa até engrossar. Apague o fogo e adicione a baunilha. Reserve.
Creme Chocolate
Leve os ingredientes do creme ao fogo, mexa até engrossar. Apague o fogo reserve.
Base
Misture o leite com o chocolate e o café. Molhe rapidamente os biscoitos no líquido.
Montagem
Em um refratário pequeno, coloque o creme branco, adicione por cima os biscoitos molhados, e por cima adicione o creme de chocolate. Repita o processo até acabar os cremes.
Por cima, na última camada, polvilhe chocolate em pó ou granulado.
Leve à geladeira por 3 horas. Sirva geladinho.
3. Bolinho de Bacalhau
Os bolinhos de bacalhau são uma deliciosa e perfeita opção de entradinha ou lanche para qualquer ocasião, isso porque são muito fáceis de preparar e são, de fato, muito saborosos. Confira a receita de Bolinho de Bacalhau a seguir:
Bolinho de Bacalhau

Aprenda como fazer bolinho de bacalhau sem desmanchar ao fritar. Essa receita é simples e prática de ser feita. Pode até ser congelada para guardar
- 250 g Bacalhau dessalgado
- 250 g Batata inglesa
- 2 colher (sopa) Farinha de trigo
- 1 unidade Cebola
- 1 unidade Dente de alho
- 3 colher (sopa) Azeite
- 1 xícara Farinha de rosca
- 1/2 xícara Salsinha picada
- 1 L Óleo
- Sal e pimenta do reino a gosto
Picar a cebola e o alho
Descascar as batatas e cortar em pedaços médios e colocar em um panela com água.
Levar as batatas ao fogo alto e quando ferver, marcar 15 minutos e desligar o fogo (as batatas devem ficar bem macias)
Escorrer a água e transferir as batatas para um prato grande, deixando descansar por 5 minutos para que o excesso de água evapore
Colocar o bacalhau para cozinhar por 5 minutos, depois transferir o bacalhau para um prato e deixar esfriar
Enquanto o bacalhau esfria, passar as batatas pelo espremedor, deixando como se fosse um purê
Desfiar o bacalhau
Levar uma panela ao fogo, juntando o azeite, a cebola e o alho. Deixar refogar por uns 4 minutos, mexendo sempre
Juntar o bacalhau na panela e misturar bem
Deixa cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando
Misturar o bacalhau com a batata e a farinha
Temperar com sal, pimenta-do-reino e a salsinha
Colocar a farinha de rosca num prato grande
Fazer as bolinhas de bacalhau com as mãos ou utilizar duas colheres para dar o formato
Empar as bolinhas com a farinha de rosca, cobrindo cada uma muito bem
Colocar o óleo numa panela grande e levar ao fogo para aquecer (para saber quando o óleo está na temperatura certa, coloque um palito de fósforo dentro da panela, assim que ele ascender, o óleo estará no ponto)
Colocar os bolinhos para fritar, sem encher demais a panela, pois os bolinhos podem grudar e desmanchar
Quando os bolinhos estiverem bem dourados, retirar da panela cuidadosamente com a escumadeira e colocar sobre um prato forrado com papel-toalha
4. Torta Fria de Atum Simples
A Torta fria de atum, assim como a salada de bacalhau, também pode ser servida tanto quente como fria e pode ser combinada com uma variedade de outros pratos saborosos. Confira a receita de Torta Fria de Atum Simples a seguir:
Receita de torta fria de atum simples

Saborosa Receita de torta fria de atum simples
- Liquidificador
- Vasilha
- Refrátaria
- Plástico filme
- Prato
- 1 Pacote de Pão de forma (Sem casca)
- 1 Cebola
- 2 Tomates
- 1 Lata de Milho
- 3 Lata de Atum
- Maionese
- 1/2 Lata de Creme de leite
- Salsinha (A gosto)
- Cebolinha (A gosto)
- Sal (A gosto)
- Batata palha (Para decorar)
Bata no liquidificador a cebola cortada em cubinho, a salsinha, cebolinha, o sal e o milho. Acrescente 4 colheres de sopa de maionese e o creme de leite;
Coloque em uma vasilha e acrescente o atum;
Em uma refratária coloque o plástico filme;
Forre a com o pão de forma e coloque uma camada do recheio, coloque outra de pão, e outra de recheio, faça isso 3 vezes, pois feito isso cubra com o plástico filme e leve para gelar por cerca de 3 horas;
Depois de gelada vire em um prato;
Passe a maionese por cima e coloque batata palha para enfeitar.
5. Salmão Grelhado com Pesto Vinagrete de Frutas
O prato de salmão grelhado com pesto vinagrette de frutas, é o quinto e último prato que não pode, jamais, faltar na sua mesa de ceia da Semana Santa. Confira a receita de Salmão Grelhado com Pesto Vinagrete de Frutas a seguir:
Salmão Grelhado com Pesto Vinagrete de Frutas

Aprenda como fazer essa salmão grelhado que foi apresentado pelo chef Renato no quarto episódio do programa MasterChef Brasil
Para o Salmão
- 3 postas Salmão
- 1 colher (sopa) Manteiga
- 2 colher (sopa) Azeite
- Sal e Pimenta do Reino
Para o Vinagrete
- 3 unidades Morango
- 1 unidade Manga
- 5 unidades Uva Verde
- 1/2 unidade Pepino
- 1/2 unidade Cebola Roxa
- 1 unidade Limão Siciliano
- Azeite
- Coentro
- Sal e Pimenta do Reino
Para o Pesto
- 3 folhas Azedinha
- 8 folhas Rúcula
- 1 colher (sopa) Mostarda
- Azeite
- Sal
Para o Vinagrete
Cortar as frutas e os legumes em cubinhos
Juntar tudo em uma tigela e acrescentar sal, pimenta-do-reino e coentro
Espremer o limão siciliano e regar com azeite.
Para o Pesto
Misturar as folhas de rúcula e de azedinha com sal, pimenta-do-reino, azeite e a mostarda Dijon
Bater tudo no liquidificado até ficar homogêneo
Para o Salmão
Temperar o salmão com sal e pimenta
Aquecer a frigideira com a manteiga e o azeite
Quando estiver quente, colocar a posta de salmão com a pele para baixo
Quando a pele dourar virar o salmão e deixar até o ponto desejado
Para mais receitas saborosas e fáceis como as 5 receitas tradicionais para a Semana Santa, basta acessar a Achou Gastronomia e escolher o prato ideal e perfeito para uma ocasião especial.
Deixe um comentário