Receita de Omelete

Receita de Omelete
Receita de Omelete

Omelete

Prepare a deliciosa receita de omelete de forma rápida e fácil e adicione o recheio a seu gosto.
Tempo de Preparo 4 mins
Tempo Total 4 mins
Ocasião Almoço, Breakfast, Brunch, Café da Manhã, Café da Tarde, Lanche
Cozinha Francesa
Porções 1 Porções

Ingredientes
  

  • 2 Ovos
  • 1 pitada de Sal
  • 1 fatia de Presunto
  • 2 fatias de Queijo
  • Tempero verde a gosto
  • Caldo de galinha a gosto

Passo a Passo
 

  • Bata os 2 ovos, pode ser na batedeira ou liquidificador;
  • Após ter batido bem, coloque-o na frigideira já untada com óleo, acrescente o sal, o presunto picado em quadradinhos e as duas fatias de queijo (não precisa picar o queijo;
  • Coloque os temperos a gosto, espere ficar firme, e vire o omelete;
  • Está pronto um omelete super delicioso.
Palavras-chave dessa receita Omelete, Omelete com carne, Omelete com frango, Omelete com molho, Omelete com queijo

A receita de omelete, é considerada além de deliciosa, uma das mais fáceis e rápidas no modo de preparo. O que contribui bastante para quem tem um dia agitado e deseja comer algo saboroso e nutritivo, ou seja, vale super apenas apostar na receita de omelete. Conheça um pouco sobre a origem e curiosidades que existem a respeito deste prato delicioso, veja a seguir.

História da receita de omelete

O omelete é um prato bastante democrático por diversos motivos, sendo que, o primeiro deles se deve ao fato de ser um prato barato, seu ingrediente principal pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo e possui um valor mais que acessível. Segundo, sua receita pode ser facilmente reproduzida em restaurantes; lanchonetes ou até mesmo em casa. E por último, porque pode ser feita de várias formas diferentes como: omelete com frango, omelete com carne, omelete com carne moída, omelete com batata, omelete com queijo entre outras formas, ou seja, pode ser incluído sendo leve com poucos ingredientes ou famosos completos.

O omelete se originou na França, no século 17, sendo uma variação de “alemette”, diminuitivo de “lemelle” (significando “pequena lâmina” ou “camada” em francês), porém muitos acreditam que sua criação ocorreu na Pérsia (região atual do Irã). Os ovos batidos eram misturados com ervas picadas, fritos até ficarem firmes e depois serem cortados e pedaços, formando um prato conhecido como “kookoo”. Através do Oriente Médio e da África do Norte a receita chegou até a Europa, onde sofreu alterações e deu origem a diversos pratos como a Frittata italiana, Tortilla espanhola e Omelete francesa.

Na França, a autora da receita foi Annette Poulard, em 1988, em Monte Saint Michel (Normandia). Onde muitos peregrinos famintos chegaram ao Santuário de São Miguel e Annette criou uma receita fácil e nutritiva. Atualmente, no mesmo local, há um restaurante chamado Mére Poulard.

Curiosidades sobre a receita de omelete

O maior omelete do mundo todo, foi feito em Ferreira do Zêzere em Portugal pela equipe liderada por Pedro Mendes, no dia 11 de agosto de 2012. Foram 55 pessoas que trabalharam por 6 horas na produção de 6.466 quilos de omelete, utilizando 145 mil ovos.

A denominação “tortilla a la francesa” tem sua própria história e se refere ao período da Guerra da Independência entre espanhóis e franceses em território espanhol. Quando os soldados galos tentaram ocupar a cidade de Cádiz, em 1810, os gadianos tiveram muitas dificuldades para encontrar comida. Neste sentido, não se podia comer omelete de batata devido à escassez de batatas.

Sendo assim, consequentemente, a omelete de batatas ou tortilla espanhola teve de ser substituída por uma versão mais simples, uma omelete de ovos. Assim, os gaditanos (quem é natural de Cádiz) deram um novo nome a esta omelete, conhecida hoje como tortilla a la francesa, no país.

Deve-se destacar que o preparo de um omelete não possui mistério algum e que este prato é conhecido há milhares de anos.

Outros tipos de omeletes

Além do omelete “original” de ovos e a feita com batatas, há outras receitas bastante populares, entre elas podemos destacar as seguintes: omelete com espinafre; presunto e queijo; de champignon e queijo, além das clássicas de milho. Como na maioria dos pratos, as omeletes podem ser caseiras ou até mesmo industriais.

Dica da receita de omelete

Como na maioria das receitas, o omelete também possui seus pequenos truques, como: para deixá-la mais esponjosa adicione leite na hora de bater os ovos ou acrescente uma pequena colherada de água a cada ovo no momento de bater o omelete.Além desta receita incrivelmente deliciosa, fácil e rápida é possível encontrar uma variedade de pratos na Achou Gastronomia, e para várias ocasiões. Aproveite bem cada uma das receitas saborosas da Achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita