Receita de Baião de Dois

Achou Gastronomia

Receita de baião de dois

Segurem seus chapéus de palha e preparem-se para uma celebração inigualável. O São João está chegando, trazendo consigo a magia, animação e sabores deliciosos e tão desejados da culinária brasileira. É hora de aquecer o coração, reunir a família e os amigos em torno de uma tradição que nos une, com a: Receita de Baião de Dois. 

Receita de baião de dois

Receita de Baião de Dois

Para os apaixonados por feijão verde e arroz, preparamos uma deliciosa receita de Baião de dois acompanhado pelos melhores temperos.
Tempo de Preparo1 hour 15 minutes
Tempo Total1 hour 15 minutes
Tipo Almoço, Jantar, Prato Principal
Cozinha Brasileira
Porções 10 porções

Ingredientes
 

  • 5 xícaras de Feijão-de-corda
  • 1 Linguiça calabresa cortada em cubos
  • 3 colheres de sopa de Requeijão
  • 1 Cebola picadinha
  • 2 dentes de Alho
  • Sal a gosto
  • 3 xícaras de Arroz Integral (dica)
  • 200 gramas de Torresmo
  • Coentro a gosto
  • 2 Pimentões picados
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 fio de Óleo

Passo a Passo
 

  • Em uma panela coloque o feijão, sal, óleo, pimenta, alho e as verduras e 1 litro de água.
  • Coloque no fogo e deixe ferver, quando estiver fervendo coloque o arroz, mexa e deixe cozinhar até secar.
  • Se o arroz ainda estiver duro adicione mais um pouco de água fervente ,quando secar desligue o fogo e adicione o requeijão, a calabresa e o torresmo.
  • Mexa um pouco para misturar bem, depois é só servir e bom apetite!
Palavras Chave da Receita Baião de dois com carne de porco, Baião de dois com creme de leite, Baião de dois com feijão verde, baião de dois com nata
Gostou dessa Receita?Conte-nos o que você gostou!

Sobre a Receita de Baião de Dois

E por falar em tradição, não poderíamos deixar de fora o prato que é o protagonista indiscutível dessa festividade, não é verdade? Estamos falando do maravilhoso e irresistível baião de dois. Essa iguaria, que nasceu no Nordeste do Brasil, conquistou o paladar de todo o país e se tornou um símbolo do São João. 

Imagine só: um prato fumegante, repleto de sabores e aromas que transportam você para a terra do forró e das festas juninas. Feito com arroz, feijão-de-corda, carne seca, linguiça e diversos temperos especiais, o baião de dois é uma explosão de delícias em cada garfada, não é mesmo? 

Você sabia que o Baião de Dois é um prato bastante populoso, que remonta às tradições culinárias do Nordeste brasileiro, especialmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte? Sua criação está associada à mistura de culturas indígenas, africanas e europeias que influenciaram fortemente a região. Incrível!

Benefícios do Baião de Dois para a saúde

Comer bem, todos amam, e quando traz benefícios para a saúde, tudo fica ainda melhor, não é mesmo? Afinal, esse prato delicioso traz algum benefício para a saúde? Como podemos ver em nossa saborosa e prática receita a cima, o prato é composto por: arroz, feijão-verde, queijo coalho, carne do sol, charque ou torresmo e temperos; com isso, essa combinação oferece grandes benefícios devido aos nutrientes presentes em seus ingredientes. Tais como:

1. Fonte de proteínas

O Baião de Dois contém feijão-verde e carne de sol ou charque, que são riquíssimas fontes de proteínas. As proteínas são essenciais para a construção e reparação dos tecidos do corpo, além de desempenharem um papel importante do funcionamento adequado do sistema imunológico.

2. Carboidratos de qualidade

O arroz presente no prato fornece carboidratos, que são a principal fonte de energia do organismo. Optar por arroz integral pode aumentar ainda mais o teor de fibras e nutrientes – como a dica que deixamos em nossa receita a cima. 

3. Fibras alimentares

O Baião de Dois contém feijão-verde, que é rico em fibras alimentares. As fibras ajudam na regulação do sistema digestivo, promovem a sensação de saciedade e contribuem para a saúde cardiovascular, reduzindo o colesterol LDL(ruim) no organismo. 

4. Vitaminas e minerais

Esse delicioso prato contém uma variedade de ingredientes ricos que fornecem vitaminas e minerais essenciais. O feijão-verde é uma boa fonte de vitamina C, vitamina A e folato. Além disso, o queijo coalho pode fornecer cálcio e proteínas, enquanto a carne do sol ou charque contém ferro. 

5. Antioxidantes

O Baião de Dois, especialmente quando preparado com ingredientes frescos, pode ser uma fonte de antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres no organismo, reduzindo o estresse oxidativo e protegendo as células contra danos. 

Para concluir

Então, deu pra sentir água na boca com nossa Receita de Baião de Dois? Que o aroma do baião de dois invada sua casa, trazendo consigo todo o encanto e a energia festiva do São João. Viva o São João e viva o Baião de Dois, essa verdadeira joia culinária do nosso Brasil. E não se esqueça que para mais pratos deliciosos basta continuar nos acompanhando aqui mesmo no Achou Gastronomia!

Deixe um comentário

Avaliação da Receita