Receita de Bolo Luis Felipe

Receita de Bolo Luis Felipe
Receita de Bolo Luis Felipe

Bolo Luis Felipe

Receita super fácil e rápida do famoso bolo Luis Felipe para preparar para um delicioso café da manhã.
Tempo de Preparo 1 hr 30 mins
Tempo Total 1 hr 30 mins
Ocasião Aniversário, Breakfast, Brunch, Café da Manhã, Café da Tarde, Festas Juninas, Sobremesa
Cozinha Portuguesa
Porções 1 Porções

Ingredientes
  

Bolo Luis Felipe:

  • 3 xícaras de Açúcar
  • 4 Ovos
  • 2 xícaras de Farinha de trigo
  • 50 gramas de Queijo parmesão ralado
  • 700 ml de Leite
  • 1 colher de Maizena
  • 1/2 xícara de Margarina ou manteiga

Calda:

  • 9 colheres de Açúcar

Passo a Passo
 

  • Coloque as 9 colheres de açúcar em uma forma redonda furada no meio;
  • Mexa bem até que forme a calda, em fogo médio;
  • Não se preocupe se ficam caroços de açúcar, pois depois eles desmancham;
  • Com o auxilio de uma colher, banhe os lados da forma. Reserve;
  • Junte todos os outros ingredientes no liquidificador por 3 minutos;
  • Coloque na forma e leve para assar em banho-maria coberta com papel alumínio em forno médio (cerca de 200°C);
  • Controle sempre se esta durinha a massa com a ajuda de um garfo. Quando estiver quase pronto, retire o papel alumínio e deixe dourar um pouquinho em cima;
  • Uma dica importante: desenforme assim que retirar do forno, sempre com cuidado para não se queimar. É melhor que seja enquanto estiver ainda quente, senão a calda poderá esfriar e acabar quebrando seu bolo na hora de desenformar.
Palavras-chave dessa receita Bolo de cenoura, Bolo de Chocolate, Bolo de laranja, Bolo fofo, Bolo Luis Felipe, Bolo mesclado, Bolo Mole

O Bolo Luis Felipe, é um enorme sucesso no mundo dos bolos, embora que atualmente, seja possível encontrar uma variedade de tipos de bolos, seja bolo de cenoura, bolo de chocolate, bolo mole, bolo fofo, bolo de laranja, banana ou até mesmo de limão e das mais diversas formas, desde os mais confeitados. Como por exemplo, chocolate com cobertura e de casamento. Conheça um pouco mais sobre este tipo de bolo.

Afinal, o que é bolo Luis Felipe?

A história conta que na época do Brasil colonial, o constante contato com Portugal fazia com que chegassem ao Brasil, grandes novidades europeias, vindo de lá as primeiras influências da confeitaria. Nos Engenhos e fazendas do Nordeste, fazia parte do lazer das Sinhás o preparo de bolos e doces, além de ser uma habilidade fundamental para as jovens. Assim, surgiram então receitas desenvolvidas pelas ricas famílias do nordeste, conservadas à sete chaves. E uma dessas receitas foi o bolo Luis Felipe, uma homenagem ao Senhor de Engenho, Luis Felipe de Sousa Leão, que era um grande nome na época, e adorava este bolo à base de leite de coco.

Origem do bolo

Acredita-se que a origem dos bolos tenha sido no Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e passas. Os gregos e romanos o aperfeiçoaram onde eram oferecidos um preparado redondo de mel e pão, coberto de velas acesas, que simbolizava a lua cheia, símbolo de Ártemis, deusa da fertilidade, caça e maternidade. Porém a real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento.

O primeiro bolo de andares que se tem notícia, teria sido feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533. Em 1568 na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena (França), o bolo tinha mais de 3 metros de altura e dele saiu Ferdinando da Áustria. No reinado da Rainha Vitória I do Reino Unido houve muitas festa com bolos de até 200 kg com 2 metros de altura.

As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça delas tinham o poder de proteger o aniversariante para o ano vindouro. Na modernidade, a tradição mudou de objetivo, propondo ao aniversariante apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido, que só se realizaria se fosse mantido em segredo.

Com o passar dos anos, os bolos vieram ganhando várias versões, nos dias hoje encontramos bolo rocambole, floresta negra, Petit Gâteau, Red Velvet, Bolo Inglês e mais uma enorme variedade de receitas que hoje fazem parte do nosso dia a dia, assim como o bolo Luis Felipe, e não somente em eventos comemorativos, até porque, quem não gosta de um bolo Luis Felipe bem preparado, não é mesmo?

Bolo no Brasil

O primeiro bolo de farinha a adaptar-se no Brasil, foi o pão-de-ló, de origem portuguesa. Rapidamente, tornou-se bastante popular, e até os dias de hoje, é considerado um dos preferidos para bolos recheados. Antigamente, e sobretudo em Portugal, era hábito consumir pão-de-ló em fatias, torradas, acompanhando o chá, café ou vinho do porto.

De fato, os imigrantes europeus tiveram um enorme influência nos hábitos brasileiros, inclusive na confeitaria. Ingredientes, técnicas e receitas foram introduzidas a partir do século XX.

Com o passar do tempo, passaram a aportar no Brasil os “bolos estrangeiros”, especialmente os europeus e americanos. Do Velho Mundo, o bolo de chocolate era o mais querido; já dos Estados Unidos, era o de caramelo. Todos os preparos tinham um toque português nos ingredientes, tais como farinha de trigo, ovos e especiarias.

A população brasileira sempre relacionou o bolo desde suas apresentações mais simples, como algo especial e fora da rotina. Servir um pedaço de bolo Luis Felipe é sinônimo de amizade e com os sabores das receitas da Achou Gastronomia essa tradição fica ainda mais deliciosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita