Tender com Mel e Laranja

Aprenda a como preparar seu tender bolinha, deixando ainda mais delicioso, com uma calda de mel e laranja.
Tender
- 1 unidade Minitender desossado ((1kg))
- 1 xícara de chá Suco de Laranja
- 1 xícara de chá Vinho Branco
- 1/4 xícara de chá Mel
- 3 unidade Pimenta do Reino
- 3 unidade Cravo
- 2 colheres de sopa Mel
Molho
- Líquido da Assadeira
- 2 colheres de sopa Amido de Milho
- Sal (A gosto)
Decoração
- Cravos (A gosto)
Tender
Numa tigela grande, coloque o caldo de laranja, o vinho branco e ¼ de xícara (chá) de mel. Adicione os cravos e os grãos de pimenta e misture bem.
Apoie o tender sobre a tábua e, com a ponta de uma faca afiada, risque a superfície formando losangos. Transfira para a tigela com a marinada, cubra com filme e deixe fora da geladeira por 1 hora (se preferir, coloque o tender com o líquido num saco plástico com fechamento hermético).
Quando faltar 30 minutos do tempo da marinada, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
Transfira o tender para uma assadeira, regue com toda a marinada e cubra com papel-alumínio – utilize o lado brilhante para baixo. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos.
Retire a assadeira do forno e descarte o papel-alumínio. Regue o tender com o líquido da assadeira e pincele com 2 colheres (sopa) de mel. Volte a assadeira para o forno e asse por mais 20 minutos para dourar – após os primeiros 10 minutos, abra o forno e regue o tender novamente com o líquido da assadeira.
Assim que estiver pronto, retire a assadeira do forno e transfira o tender para uma tábua – reserve o líquido da assadeira para fazer o molho. Cubra o tender com papel-alumínio e deixe descansar enquanto prepara o molho.
Faça cortes superficiais no tender e espete os cravos, para decorar.
Molho
Numa tigela, separe ⅓ de xícara (chá) do líquido da assadeira – descarte os cravos e grãos de pimenta. Adicione o amido de milho e misture bem para dissolver. Reserve.
Transfira o restante do líquido para uma panela pequena, leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver.
Assim que ferver, diminua para fogo baixo e acrescente a mistura de amido de milho mexendo bem com o batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 2 minutos em fogo baixo até engrossar. Prove, acerte o sal e transfira para uma molheira.
Sirva a seguir com o molho.
(Fonte: Panelinha)
Nada melhor do que uma receita deliciosa de Tender com mel e laranja para tornar seu natal ainda mais especial, não é verdade?
O Tender é um daqueles pratos deliciosos que estão sempre presentes nas comemorações de fim de ano e em datas especiais, fazendo parte dos momentos de saborear o prazer da comida na companhia das pessoas mais especiais de sua vida. Conheça um pouco mais deste prato tão saboroso.
Do que é feito o Tender?
O Tender é simplesmente uma peça de pernil suíno cozido e defumado. E as técnicas para o Tender variam bastante: uns são apenas salgados e deixados para secar (como o presunto cru espanhol); outros podem ser curados em salmoura por vários dias e, depois, defumado; ainda há o perfil que é cozido primeiro e depois defumado.
A carne apresenta, em média, 32g de proteína em 100g de produto, um fator considerado bastante positivo. Mas é necessário cuidado da hora de salgar e defumar o Tender, para não causar malefícios à saúde.
Diferenças de Tender, Peru e Chester
Eles são a estrela da ceia de Natal e de amplos espaços nas gôndolas dos supermercados. Mas, na hora de escolher o tipo de carne para a ceia de Natal, muitos acabam se atrapalhando no preparo, é importante e necessário compreender as características e diferenças de cada um dos tipos de carnes – e como deixá-los mais saborosos.
Tender
É o nome comercial de um tipo de presunto preparado a partir do pernil de porco defumado – a denominação vinha do slogan para vender o produto dos Estados Unidos, “tender made ham” (presunto feito com carinho). Em geral, o Tender é vendido desossado e pré-cozido, demandando apenas uma marinada – em geral, feita com ingredientes como melado de cana, suco de laranja com mel (como a receita acima de Tender com mel e laranja), vinho branco com especiarias, mostarda com gim ou vodca, ou ainda suco de maracujá.
Dica:
Para melhor assá-lo cubra-o com papel-alumínio. Quando estiver assado, retire o papel alumínio e coloque a carne no forno novamente para dourá-lo, regando com a marinada escolhida.
Chester
O Chester não é um peru cozido, nem um animal mítico (o que muitos pensam), mas sim o resultado do cruzamento de várias espécies de frango escolhida pelo mercado. O nome vem de “Chest”, peito em inglês – bastante compreensível, já que 70% da carne do animal é composto por peito e coxa. Como o nome é marca registrada, outras marcas usam como sinônimos a expressão “aves natalinas” para a venda.
Dica:
Assim como toda e qualquer ave, o Chester também necessita de cuidados na hora de assar para não ficar ressecada: deixar a ave marinando antes de assar é uma medida para deixá-la mais suculenta, assim como recheá-la com farofa antes de levar ao forno. Assim como o Peru, ele em geral já é vendido com tempero – lavá-lo em água corrente antes de preparar pode remover um pouco do sabor “da fábrica”.
Peru
Símbolo das festas natalinas por conta de seu tamanho inigualável. Não é preciso ter pânico, apenas preparar uma boa estratégia. Para garantir sucesso na ceia, descongele a ave na geladeira um ou dois dias antes do preparo.
Dica:
Para assar, considere primeiro o peso e depois o recheio que será posto ou não – em média, costuma-se calcular pelo menos uma hora para cada quilo de carne. Para garantir um peito macio e carne saborosa, não esqueça de ir regando a ave com a marinada de tempos em tempos.
Para saber se está pronto para servir, confie na sua faca de cozinha do que no termômetro de cozinha que, em geral, vem pregado na ave: espete a lâmina na parte mais grossa da coxa e verifique a cor do líquido que escorrer. Se estiver transparente, então já está pronto para servir. Mas se estiver rosado, deve voltar para o forno.
E para uma ceia ainda mais especial, não se esqueça de anotar todas as dicas e para mais receitas bastar acessar a Achou Gastronomia e preparar aquele jantar delicioso para quem você mais ama.
Deixe um comentário