Lasanha de Carne
Ingredientes
- 500 gramas de Massa de lasanha
- 500 gramas de Carne moída
- 2 caixas de Creme de leite
- 3 colheres de Manteiga
- 3 colheres de Farinha de trigo
- 500 gramas de Mussarela
- Sal a gosto
- 2 copos de Leite
- 1 Cebola ralada
- 3 colheres de Óleo
- 1 caixa de Molho de tomate
- 3 dentes de Alho amassados
- 1 pacote de Queijo ralado
Passo a Passo
Massa:
- Cozinhe a massa segundo as orientações do fabricante, despeje em um refratário com água gelada para não grudar e reserve.
Molho:
- Refogue o alho, a cebola, a carne moída, o molho de tomate, deixe cozinhar por 3 minutos e reserve.
Molho Branco:
- Derreta a margarina, coloque as 3 colheres de farinha de trigo e mexa;
- Despeje o leite aos poucos e continue mexendo;
- Por último, coloque o creme de leite, mexa por 1 minuto e desligue o fogo.
Montagem:
- Despeje uma parte do molho à bolonhesa em um refratário, a metade da massa, a metade do presunto, a metade da mussarela, todo o molho branco e o restante da massa;
- Repita as camadas até a borda do recipiente;
- Finalize com o queijo ralado e leve ao forno alto (220° C), preaquecido, por cerca de 20 minutos.
A lasanha de carne é uma outra excelente aposta para um almoço e/ou jantar especial em família e com amigos, é o prato perfeito para unir pessoas, compartilhando assim, grandes sabores e praticidades na hora de seu preparo. Pode ser harmonizada com uma variedade de pratos e bebidas, por isso é bastante conhecido por ser um prato versátil. Conheça um pouco sobre a história desse prato e seus grandes benefícios para a saúde.
História da lasanha de carne
A lasanha de carne está presente no mundo há bastante tempo do que muitos podem imaginar, antes mesmo da Itália entrar na grande disputa pela criação do prato, ela já era apreciada de várias formas, por povos muito antigos. No Império Romano, já havia um lugar certo do qual era chamado de “De re coquinaria”, o que pode-se traduzir nos dias atuais como o livro de receitas da época.
Naquela época, a lasanha era chamada de “lagnum”, como o prato conhecido por harmonizar perfeitamente folhas retangulares feitas a base de farinha de trigo e um tipo de carne específica. Diferente do que muitos podem pensar, o nome não vem do alimento e sim do tipo de panela em que a comida era preparada.
Já no século XIV, foi possível encontrar registros de um prato bastante similar a Lasanha de carne, a “loseyns” nos livros de receitas da Inglaterra, durante o reinado do rei Ricardo II. Foi um achado que deu bastante o que falar, pois no início do século XXI, a Itália e a Grã-Bretanha entraram em um grande conflito diplomático. Ambos os países queriam muito a autoria da lasanha de carne, já a Inglaterra foi pega de surpresa: a diferença de alguns os afastaria do grande sonho de tornar a Lasanha um patrimônio inglês.
Benefícios do consumo de carne
A carne é considerada um dos alimentos mais presentes no prato do brasileiro. E esse hábito não é apenas uma questão cultural, uma vez que, um dos principais motivos para esse acontecimento, está ligado aos benefícios ao consumir a carne.
A carne, principalmente a vermelha, oferece uma série de benefícios ao corpo humano e, por consequência, à saúde. Por conta disso, ingerir constantemente esse tipo de alimento é tão importante para a manutenção do nosso corpo.
Sendo assim, conheça alguns dos principais benefícios de consumir carne em sua alimentação.
Fonte rica de aminoácido L-carnitina
A carne vermelha é conhecida por ser uma rica fonte de L-carnitina, um aminoácido que desempenha um papel central no metabolismo das gorduras. Como resultado, esse aminoácido tem a capacidade de carregar as gorduras até as mitocôndrias, de modo a queimá-las. Todo esse processo gera uma série de benefícios, como cuidar da saúde do coração e diabetes, além de ajudar na perda de peso.
Quando o assunto é a saúde do coração, a L-carnitina promove um efeito sobre a hipertensão, o estresse oxidativo, o óxido nítrico e também a inflamação. Logo, foi descoberto por estudiosos, que esse aminoácido está associado à redução de 27% na mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca.
Fornece uma fonte importante de antioxidante
A carne possui um dos melhores antioxidantes, a chamada, glutationa e estudos apontam que ingerir esse tipo de antioxidante oferece diversas vantagens, como:
- Aumento da longevidade;
- Prevenção de doença (câncer, por exemplo);
- Benefícios antienvelhecimento;
- Redução no risco de doença crônica;
- Fortalecimento do sistema imunológico.
Rica em minerais
A carne é um alimento muito importante para ingestão de vários minerais, como : cálcio, cobre, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e entre outros. Por esse motivo, uma dieta à base de carne é fundamental para manter a saúde e ingestão de minerais em dia.
A receita de lasanha de carne é uma receita bastante prática e saborosa, o que vale a pena conferir, você também pode incrementar sua lasanha, como por exemplo: uma lasanha de carne de porco, lasanha de bacon, lasanha de carne moída, lasanha de carne ao molho branco, lasanha de frango ou até mesmo uma vegetariana. Para mais receitas como esta, basta acessar o Achou Gastronomia.