Receita de Purê de Batata Doce

Receita de purê de batata doce
Receita de purê de batata doce

Purê de Batata Doce

O purê de batata doce, é um prato tipicamente nutritivo, enriquecedor e inovador, experimente prepará-lo para uma alimentação ainda mais saborosa e equilibrada.
Tempo de Preparo 20 mins
20 mins
Tempo Total 40 mins
Ocasião Acompanhamento, Almoço, Aniversário, Jantar, Prato Principal
Cozinha Americana
Porções 4 Porções

Ingredientes
  

  • 500 gramas de Batata doce
  • 50 gramas de Manteiga
  • 50 gramas de Nata ou creme de leite
  • Água quente do cozimento
  • 1 folha de Louro
  • Noz-moscada
  • Sal

Passo a Passo
 

  • Descasque as batatas, corte em pedaços graúdos, cubra com água, adicione a folha de louro e leve para cozinhar até que elas estejam macias;
  • Escorra as batatas, mas reserve o líquido do cozimento, pois parte dele fará parte da receita;
  • Imediatamente amasse as batatas usando um esmagador, elas deve ser muito bem amassadas;
  • Adicione a manteiga gelada, a nata, sal e noz-moscada ralada na hora e misture bem;
  • Comece a acrescentar a água do cozimento bem quente aos poucos até atingir a cremosidade desejada;
  • Se você tiver um mixer pode usá-lo para deixar o purê ainda mais liso;
  • Sirva imediatamente.
Palavras-chave dessa receita Purê de batata, Purê de batata doce, purê de macaxeira, Purê de mandioca

Nada melhor do que um acompanhamento que une sabor e nutrição, não é verdade? Pois saiba que esse é o caso do purê de batata doce, que é uma sugestão extremamente saborosa e que proporciona nutrientes importantes para a sua alimentação saudável. Além de se tratar de um prato prático e bastante gostoso, com toda a certeza, esta receita conquistará você pela sua versatilidade gastronômica, já que combina perfeitamente com outros tipos de alimentos.

O Purê é um prato composto por vegetais cozidos, como por exemplo, os pratos mais preparados e conhecido são: purê de batata, purê de batata doce, purê de mandioca – ou mandioquinha -, Purê de abóbora, escondidinho de frango, escondidinho de carne,entre outras. Sua origem é um pouco incerta, sendo que pode se originar de três países diferentes, sendo eles: Estados Unidos, França e Alemanha. Sendo assim, conheça um pouco sobre a batata doce e os benefícios de consumi-la a seguir.

Curiosidades sobre o purê de batata doce

A batata doce, também chamada de batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales – é a mesma família da batata, tomate, das pimentas etc – Originária do Andes se espalhou pelos trópicos e subtrópicos do mundo todo.

A batata doce é rica em carboidratos, amido resistente, vitaminas e minerais. O amido é resistente às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo, fazendo com o que o carboidrato seja absorvido de forma mais lenta. Alguns estudos mostram que o amido utilizado é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura.

A batata doce pode ser encontrada nas cores: branca, creme, laranja ou roxa que variam no sabor e na composição nutricional.

Benefícios da batata doce

A batata doce, possui vários benefícios para a saúde e decidimos destacar a seguir alguns desses benefícios, veja:

Previne o envelhecimento precoce

A batata doce, principalmente da cor laranja, possui ótimas quantidades de betacarotenos, que são convertidos no organismo em vitamina A. Além disso, por ser um vegetal rico em vitamina C, um potente antioxidante que protege as células do corpo contra inflamações e radicais livres, a batata doce promove uma pele mais firme e sem rugas.

Previne diabetes

Apesar de possuir boas quantidades de carboidratos, a batata doce também é rica em fibras, o que faz com que acabe obtendo um baixo índice glicêmico. Isto quer dizer que ajuda a melhorar a velocidade de absorção do açúcar após as refeições, evitando os picos de glicose no sangue. Esta propriedade da batata doce, é fundamental para prevenir a diabetes, mas também pode ser recomendada, em pequenas quantidades, para quem já apresenta a doença.

Promove ganho de massa muscular

A batata doce é uma excelente fonte de energia e por isso é bastante consumida por quem pratica atividades físicas, por ter boas quantidades de fibras, o carboidrato da batata doce é liberado gradativamente, sendo uma ótima opção para quem precisa ter energia para longos períodos de treino.

Previne doenças do coração

A batata doce, especialmente a roxa, é rica em antocianinas, um tipo de antioxidante que melhora as funções das veias e diminui a formação de placas de gordura nas artérias, além de diminuir os níveis de colesterol “ruim” no sangue, prevenindo doenças como: derrame, infarto e aterosclerose. Além disso, por conter grandes quantidades de potássio, a batata doce ainda ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, evitando assim, a pressão baixa.

É bastante interessante os benefícios e as curiosidades a respeito do purê de batata doce, não é mesmo? E se você gostou, para mais receitas de pratos altamente saborosos, dicas e curiosidades, basta acessar a Achou Gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita