Receita de Pé de Moleque

Receita de pé de moleque
Receita de pé de moleque

Pé de moleque

Aprenda a preparar a receita de pé de moleque composta por amendoim torrado, de forma rápida, fácil e benéfica para a saúde.
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo Total 15 mins
Ocasião Breakfast, Brunch, Lanche, Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções 20 Porções

Ingredientes
  

  • 1/2 kg de Amendoim torrado e descascado
  • 1/2 kg de Açúcar
  • 1 lata de Leite condensado
  • 3 colheres de Margarina

Passo a Passo
 

  • Colocar na panela o amendoim, o açúcar e a margarina;
  • Levar ao fogo, mexendo sempre;
  • Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado;
  • Mexa bem, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro;
  • Coloque no tabuleiro untado com margarina;
  • Deixe esfriar e corte em pedaços.
Palavras-chave dessa receita Bolo Pé de Moleque, Pé de moleque com castanha de caju, Pé de moleque com chocolate, Pé de moleque com rapadura

O pé de moleque é uma sobremesa que está presente no mundo há bastante tempo, e é considerada uma iguaria feita a partir da mistura de amendoim torrado com a rapadura, sendo bastante consumida no Brasil. O grande segredo do doce é a “quebra” da garapa, que ao cristalizar, endurece o doce imediatamente.

Curiosidades sobre o pé de moleque?

Seja um doceiro ou quem desejar preparar a receita de pé de moleque, deve saber o ponto correto, para que não acabe ficando duro demais.

Quando esse doce surgiu no Brasil, seu nome era chamado de “quebra-queixo” ou “quebra dentes”, e não eram figurativos, pois por ser duro, acabava quebrando dentes.

A receita de pé de moleque foi aprimorando-se ao decorrer dos anos, com as doceiras buscando sempre um equilíbrio do ponto certo do doce, visando quebrar a cristalização.

No ponto de cristalização, o doce tem que ser retirando imediatamente do fogo e despejado em um tabuleiro, rapidamente. Dessa forma, o doce não fica mole demais e nem duro demais, a ponto de quebrar os dentes.

A origem do nome pé de moleque, ainda não é exata, mas é bastante interessante. Moleque é uma palavra presente no Antigo Testamento Bíblico. Era um deus cultuado pelos amonitas, um povo que vivia em Canaã, no Oriente Médio. Um deus, segundo relatos, muito travesso, mal educado, impaciente e esperto. Os filhos dos escravos desde a antiguidade, quando se comportavam mal, eram chamados de moleques, pelos seus senhores, acabando virando costume chamar os filhos de escravos de moleques.

O doce pé de moleque em um tabuleiro, lembra muito as ruas “calçadas em pedra” e por isso passou a ter esse nome. É importante lembrar que o doce surgiu no Brasil no século XVI e o calçamento com pedras tem sua origem milenar.

Benefícios do amendoim

O amendoim é uma leguminosa bastante rica em gorduras boas, como o ômega 3, que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração, trazendo vários benefícios como a prevenção do surgimento de doenças cardiovasculares, de aterosclerose e até mesmo, a anemia, além de melhorar o humor.

Conheça a seguir os principais benefícios de consumir amendoim:

Protege o coração

O amendoim previne doenças cardíacas, pois contém resveratrol, uma substância que se encontra também no vinho, que é um fitonutriente e um excelente antioxidante que ajuda a reparar lesões no músculo do coração. Além disso, o amendoim também possui gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda a transportar o colesterol que está nos tecidos para o fígado, de forma a ser eliminado do corpo, diminuindo as chances de desenvolver doenças do coração.

Combate a anemia

O consumo de amendoim, pode ajudar bastante no combate contra a anemia, pois contém ácido fólico que é uma vitamina que estimula a formação de células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos. Além disso, o amendoim, também possui ferro, cujo é outro nutriente importantíssimo para a prevenção de anemias e para tratá-las, uma vez que aumenta a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

Previne o surgimento de diabetes tipo 2

Por conter gordura monoinsaturada, como já citado, o amendoim ajuda a manter o nível de açúcar estável no sangue, prevenindo, assim, que haja um aumento dos níveis de açúcar no sangue, que, ao longo do tempo, poderá facilitar o aparecimento de diabetes tipo 2.

O amendoim, também é rico em fibras, ajudando assim, a reduzir o níveis de açúcar no sangue e que, por isso, também atuam na prevenção de doenças como a diabetes tipo 2. O pé de moleque, também pode ser preparado como: pé de moleque com leite condensado, pé de moleque com chocolate, mel, rapadura entre outros. E para mais receitas saborosas como esta, basta acessar a Achou Gastronomia e escolher o doce ou prato que mais encantou você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita