Receita de Bolo Mole ou Bolo de Leite

bolo mole ou bolo de leite

Você conhece a história do bolo mole Luiz Felipe?

O Bolo Luiz Felipe é mais um dos grandes sucessos das mesas de café da manhã e da tarde do Nordeste Brasileiro. Mas você sabe por que o bolo se chama Luiz Felipe?

A história conta que na época do Brasil colonial o constante contato com Portugal fazia com que chegassem ao nosso país todas as novidades européias, vindo daí as primeiras influências de nossa confeitaria.

Nos Engenhos e fazendas do Nordeste, fazia parte do lazer das Sinhás o preparo de bolos e doces, além de ser uma habilidade fundamental para as jovens. Surgiram então receitas desenvolvidas pelas ricas famílias do nordeste, conservadas à sete chaves. E uma delas foi o Bolo Luiz Felipe, uma homenagem ao Senhor de Engenho Luiz Felipe de Sousa Leão que era uma grande personalidade na época, e adorava este bolo a base de leite de coco.

Ele também é conhecido como Bolo Engorda Marido, Pega Marido, Bolo da Moça, Bolo de Leite e Bolo Mole.

É bastante saudoso na culinária cearense e costuma estar presente nas mesas de café da manhã, de café da tarde e até de jantares. Esse bolo é conhecido por ser apreciado enquanto a família se reúne a mesa para comer com um bom café.

Antecedendo a essa delicia de bolo, também muitas vezes comemos o famoso cuscuz com aquela manteiguinha derretendo e aquele ovo fritinho com as bordinhas com crostinhas de meu Deus.

Para que você possa aprender a receita original do Nordeste, o Achou Gastronomia foi até as mães e vós Nordestinas para trazer para você a receita original do Bolo de Leite que além de ser uma delícia, traz uma forte regionalidade para o coração de quem come. E além de tudo isso a receita é rápida, fácil e simples. Com apenas 8 ingredientes.

Vir ao Ceará e não comer bolo mole, é o mesmo que não vir! Então se aprochegue e venha comer um Bolinho Mole com a gente.

Bolo Mole

Bolo Mole com Leite Condensado

Esse bolo é tão famoso que pode ser conhecido com diversos nomes: Engorda Marido, Pega Marido, Bolo da Moça, Bolo de Leite e Bolo Mole.
5 from 1 vote
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de cozimento 40 mins
Tempo Total 55 mins
Ocasião Café da Manhã, Café da Tarde, Festas Juninas, Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções 12 Fatias
Calorias 300 kcal

Ingredientes
  

  • 1 xícaras Farinha de Trigo sem Fermento Usamos Finna ou Dona Maria. Use xícara de 250ml para medir.
  • 320 ml Leite Integral Para facilitar, após colocar o leite condensado, use a lata dele para medir o leite. A lata ou caixa do leite condensado tem exatamente 320 ml.
  • 3 unidades Ovos
  • 1 xícara Açúcar Cristal
  • 1 Caixa ou Lata Leite Condensado Se preferir pesar, é 395 gramas. De preferência Leite Moça, caso queira economizar pode usar Piracanjuba.
  • 3 colheres (sopa) Manteiga com Sal Use colheres generosas. Caso queira economizar, use margarina Qualy sem problemas.
  • 200 ml Leite de Coco
  • 50 g Queijo parmesão ralado Pode usar o pacote industrializado Faixa Azul, caso queira economizar pode usar o President

Passo a Passo
 

  • Pré aquecer o forno a 180ºC, essa é a temperatura usada durante todo o tempo que o bolo estiver assando.
  • Untar uma forma de furo central com manteiga e farinha de trigo.
  • No liquidificador, colocar o leite, o leite condensado, os ovos, o leite de coco, o açúcar e deixar bater bem .
  • Adicionar a manteiga e continuar batendo.
  • Pare de bater, adicione um pouco de farinha de trigo e bata novamente. Repita esse passo até acabar a farinha de trigo.
  • Adicione o parmesão ralado e bata novamente.
  • Despejar a massa na fôrma untada e levar ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até dourar. Para ter certeza se chegou no ponto, espete com um palito e se o palito sair sem massa, está pronto.
  • Esperar amornar e desenformar para servir em seguida.

Dicas extras do Achou para sua receita

Quanto mais dourado o bolo estiver, mais gostosa vai ficar aquela crostinha de MEU DEUS.
Tome com um café bem quetinho da tarde ou no café da manhã. Fica uma delícia!
Palavras-chave dessa receita Bolo, Bolo da Moça, Bolo de Leite, Bolo Mole, Bolo Mole com Leite, Bolo Mole com Leite Condensado, Engorda Marido, Leite Condensado, Pega Marido

Gostou dessa receita?

Pois não deixe de compartilhar com os amigos, com a família, com as pessoas que você ama e principalmente o mais importante, não deixe de fazer em casa!

Aproveite e avalie abaixo essa receita de bolo mole, comente o que Achou. E diz para a gente, qual é a sua receita de bolo favorita?

Veja Também

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate
Aprenda como fazer esta receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate de forma fácil, prátia e que agrada a todos.
Ver Receita
Tempo Total de Preparo: 55 mins
Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate
Bolo Pé de Moleque Nordestino
Aprenda como fazer de forma simples o tradicional bolo pé de moleque nordestino. Essa receita não pode faltar nas festas de São João. E para realmente ser considerado pé de moleque nordestino não pode faltar nos ingredientes especiarias, carimã e rapadura preta
Ver Receita
Tempo Total de Preparo: 50 mins
bolo junino
Bolo Tsunami de Prestígio
Aprenda como fazer o bolo tsunami, que é aquele que quando você tira o acetato a cobertura explode e causa um efeito de dar água na boca
Ver Receita
Tempo Total de Preparo: 1 hr 30 mins
receita

2 Comments

  1. Maria

    5 stars
    Fiz aqui em casa e ficou uma deliciaaaa, muito obrigado!

  2. Claudia

    Amei perfeito!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita