Salpicão de Frango para o Natal

Uma das receitas mais tradicionais das ceias natalinas, é o salpicão de Frango. Aprenda a fazer a versão tradicional.
- 2 kg Filé de Peito de Frango Cozido e Temperado
- 700 g Presunto (Picado)
- 100 g Uvas Passas
- 100 g Azeitona
- 200 g Milho Verde
- 250 g Maionese
- 2 unidades Maçã (Picadas e Sem Casca)
- 1 pacote Batata Palha
Desfie o filé de peito de frango nos menores pedaços que conseguir.
Junte todos os ingredientes em um recipiente grande, deixando a maionese por último. Atenção! Não misture a batata palha aos ingredientes.
Reserve na geladeira, até servir.
Sirva com batata palha por cima.
Com o Natal chegando, além do Chester pronto à mesa, o que não pode faltar é aquela deliciosa receita de Salpicão de Frango, não é verdade?
Há quem prefira o Salpicão gelado, outros preferem servi-lo quente e bem completo, com maçã, frango, passas, azeitona e claro, aquela deliciosa batata palha. E você, como prefere sua deliciosa receita de salpicão de frango? Conheça a seguir um pouco mais sobre essa receita mega saborosa.
História do Salpicão
Na história o Salpicão possui origem na palavra “salpicar”; ou seja, salgar ou polvilhar. E com o passar do tempo, sua imagem foi completamente alterada e seu termo não ficou restrito apenas ao sal.
Na Espanha alguns pratos podem ter sido os precursores do Salpicão, tal como conhecemos nos dias de hoje e é muito usado na época do Natal. Pelos meados dos séculos XVI e XVII começaram a aparecer algumas menções a um prato campesino chamado “vaca en salpicón”. Era preparado com pedaços de gorduras e sobras de carnes magras de vaca, bem picadinhas onde poderia ser servido quente ou frio.
O Salpicão de hoje em dia, mais comum em terras tupiniquins, é preparado com carne de frango ou de vaca, legumes e grãos, com uma pitada de frutas cítricas ou vermelhas. Suas variações existem ao monte, com adição de presunto em cubos, queijos, frutos do mar, várias frutas, batatas, vagens, azeitonas, massas e até mesmo as deliciosas batatas fritas. Enfim, é exatamente o que sua imaginação e gosto permitirem. Como molho, creme de leite ou maionese.
A versão atual do Salpicão de frango no Brasil tem seus primeiros registros em meados da década de 50. Existem diversas receitas e cada família tem seu toque especial. Mas os ingredientes tradicionais são: maionese, cenouras, batatas, pimentão de várias cores, carne de frango, salsão, pimenta e frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa.
Dicas para aperfeiçoar sua receita de Salpicão de frango
Além desta receita deliciosa de Salpicão de frango, que tal umas dicas complementares para deliciar ainda mais seu natal?
- Podem ser adicionados de início na receita: os ingredientes para salpicão que são mais comuns como: o frango desfiado bem temperadinho, claro, além da maionese, alguns vegetais como milho, ervilha, azeitona, salsão picado; presunto cozido, elementos adocicados e batata palha;
- Experimente o salpicão com creme de leite ou iogurte para uma versão mais leve: Para quem deseja comer aquela comida gostosa mas sem sair no prejuízo, no lugar da maionese você pode adicionar creme de leite – em lata ou bem fresco – ou iogurte à mistura para deixar seu salpicão de frango repaginado, mais leve e cremoso;
- Frango defumado é uma excelente opção: Dê mais personalidade à sua receita preparando o salpicão com frango defumado. Essa versão diferente de Salpicão combina especialmente com eventos mais especiais, como o Natal;
- Adicione Batata Palha no Salpicão de Frango: Por ser o ingrediente que leva crocância à receita de Salpicão de Frango, a batata palha é uma excelente opção para incorporar sua receita para o Natal;
- Faça Salpicão de Frango com diferentes tipos de cortes: O mais comum é usar peito de frango desfiado no Salpicão, mas nada impede que você reaproveite a carne de outros preparos para montar um prato rápido, prático e saboroso. Pode ser de coxa, sobrecoxa cozidas;
- Sirva a sua receita de Salpicão de Frango gelada: Uma dica incrível, é servi-la gelada. Após misturar todos os ingredientes (exceto a batata palha), cubra a travessa do salpicão com plástico filme e leve à geladeira. Cerca de 15 minutos antes de servi-la, retire o plástico filme e adicione batata palha e decore à seu gosto.
Além dessa receita deliciosa e incrementada, seu natal será ainda mais saboroso e especial e nada melhor do que mais receitas para um Natal ainda mais especial, não é mesmo? E esse desejo é atendido através das receitas da Achou Gastronomia, confira!
Deixe um comentário