Farofa de Natal

Prepare a melhor farofa de Natal para uma Ceia ainda mais especial e inesquecível com a família e amigos.
- 500 gramas de Farinha de mandioca
- 2 dentes de Alho (Amassado)
- 3 colheres de sopa de Azeite (ou Manteiga)
- 1 média Cebola (Picada)
- 1/2 xícara de Azeitonas (Picadas)
- 1 pequeno Pimentão (Picado)
- Pimenta dedo de moça ((Opcional))
- Salsinha e cebola (a gosto)
- 100 gramas de Linguiça calabresa (Defumada)
- 2 Ovos (Picados)
Refogue o alho, a cebola, o bacon no azeite ou manteiga. Coloque a linguiça e deixe fritar;
Em seguida adicione o pimentão e as azeitonas até dourar;
Coloque a farinha e mexa sem parar, por último os ovos, a salsinha e a cebolinha.
O Natal está chegando e não pode deixar de faltar aquela típica farofa de Ceia de Natal super deliciosa, não é verdade? A farofa é um comida bastante utilizada e rica no Brasil, e está presente no lar dos brasileiros desde séculos atrás. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre a história da farofa de Natal.
História da farofa de Natal
A farofa está presente no Brasil, desde séculos atrás. Surgiu entre os índios tupis-guaranis e sua invenção antecedeu a colonização do Brasil pelos portugueses.
Historiadores gastronômicos acreditam que para os índios satisfazerem a fome, precisariam de um alimento bem forte e mais nutritivo. Sendo assim, jogaram farinha de mandioca na carapaça vazia de uma tartaruga e colocaram para assar. Com isso a gordura da carapaça se soltou e misturou a farinha. Dessa forma nascia a farofa!
Depois do início da colonização, os portugueses começaram a usar essa mistura para suas viagens, afinal, o que seria melhor do que gordura, carne e temperos misturados na farinha seca para não perecer e suportar as adversidades do dia a dia nas expedições?
Engana-se quem pensa que a farofa é coisa de “povão” e não da realeza. Dom João VI não saía sem sua farofa em punhos. E hoje, a farofa é usada como acompanhamento e seu ingrediente principal é a farinha de mandioca ou a de milho, além de ingredientes como o bacon, cebola, alho entre outros. Em alguns casos, chega a ser prato principal, quando é generosamente incrementada.
Cheia de versatilidade, está na mesa dos brasileiros em ocasiões diárias ou festivas, assim como o Natal e Festas Juninas e combina com quase toda a culinária nacional.
O que você precisa saber sobre a farofa de Natal
A farofa é um prato salgado usado como acompanhamento e seu ingrediente principal é a farinha de mandioca ou a farinha de milho, ou mesmo, a junção dos dois tipos de farinhas juntos, geralmente passada na gordura e adicionada de diversos outros ingredientes tais como: milho, bacon, ovos, linguiça defumada, cebola, banana, couve e uvas passas.
É considerada uma das receitas mais antigas da culinária nacional, surgindo assim, entre os índios séculos antes da colonização portuguesa. Há relatos de que foi criada com o intuito de substituir o tempero nas comidas e para não sentir o gosto cru dos outros alimentos integrantes da refeição. Nessa época, comia-se com as mãos, sendo assim, a farinha tinha um papel importantíssimo também para dar liga aos alimentos.
É um alimento de baixo custo, de fácil preparo é muito comum entre os trabalhadores. Em geral, é servido acompanhado de carne, ave e peixe. Não necessita de refrigeração para ser conservada, devido à sua baixa umidade. A farofa de Natal cai perfeitamente em um churrasco, num almoço de domingo ou mesmo nas ceias de Natal e Ano Novo.
É bastante difícil conhecer um brasileiro que não goste de farofa e, quando estes resolvem morar fora do país, tentam fazer “contrabando” do mesmo, tamanha a saudade que a farofa de Natal causa nas pessoas.
A farofa de Natal é considerada um carboidrato, sendo assim, é uma excelente fonte de energia. Como sua composição muda bastante, nem de região para região, mas sim de casa para casa, não é possível falar com tanta propriedade sobre seu valor nutricional, porém, vai depender bastante dos ingredientes que a farofa de natal compõe.
Além da feijoada, a farofa é considerada a mais usada e desejada nas festas que reúnem as famílias e amigos, da mesma forma que a ceia de Natal. E têm mais, para novas receitas super deliciosas e inesquecíveis para sua ceia de Natal, você poderá encontrar vários preparos na Achou Gastronomia, desfrute bem e boas festas!
Deixe um comentário