Receita de Purê de Macaxeira

Receita de purê de macaxeira
Receita de purê de macaxeira

Purê de Macaxeira

Deseja inovar no prato e sentir novos sabores? O purê de macaxeira é o prato ideal para quem ama provar de novas receitas e ainda mais deliciosas.
Tempo de Preparo 20 mins
Tempo Total 20 mins
Ocasião Acompanhamento, Almoço, Jantar, Prato Principal
Cozinha Brasileira
Porções 15 Porções

Ingredientes
  

  • 1 kg de Macaxeira
  • 1 lata de Creme de leite
  • 2 colheres de sopa de Margarina
  • 1 xícara de chá de Queijo Parmesão ou outro de sua preferência
  • Sal a gosto

Passo a Passo
 

  • Cozinhe e rale a macaxeira;
  • Misture os outros ingredientes com a macaxeira;
  • Leve ao fogo para cozinhar mexendo bem por 15 minutos.
Palavras-chave dessa receita Escondidinho de macaxeira, Purê de batata, Purê de batata doce, purê de macaxeira, Purê de mandioca

Purê de macaxeira ou “mandioca”, é uma receita bastante preparada e deliciosa. É considerada o prato perfeito para um almoço em família e com amigos ou até mesmo para um jantar, podendo ser preparado somente como um purê ou até mesmo como um escondidinho composto por vários tipos de carnes ou até mesmo por legumes.

A macaxeira ou “mandioca”, é uma raiz originária da América do Sul, que possui uma casca bastante dura, escura e polpa clara, com coloração que varia entre rosa, amarelo e branco. A macaxeira do tipo mansa também é chamada de aipim, mandioca ou mandioca de mesa.

Dica para um melhor preparo do purê de macaxeira

A macaxeira deve ser cozida descascada e submersa na água utilizando uma panela convencional ou uma panela de pressão, pois reduz significativamente o tempo de cocção. Após o cozimento, a polpa cozida deve ser facilmente esmagada e desfeita, quando amassada com um garfo e desfiada, quando amassada com um garfo, formando uma pasta moldável e pegajosa.

É possível utilizar equipamentos que facilitem o processo de esmagamento da mandioca, principalmente, os equipamentos que retém a fibra da mandioca, como o passador de vegetais. Este equipamento também produz um purê bem cremoso e lisinho.

Benefícios da macaxeira

Cultivado desde a antiguidade e nativo da América do Sul, em algumas regiões do Brasil a macaxeira também pode ser conhecida como mandioca ou aipim. De acordo com a Embrapa, é um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento, e que ajuda a combater a fome.

A macaxeira possui grande valor nutricional e diversas formas de consumo. Quando cozida, contém: cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos em que cozida, possui cerca de 125 calorias e 30 gramas de carboidratos em 100 gramas.

Conheça a seguir alguns dos maiores benefícios da macaxeira para o corpo humano.

Melhora a digestão

A macaxeira cozida é uma fonte de amido resistente. Esse tipo de amido alimenta as bactérias boas da flora intestinal, o que gera uma série de benefícios: melhora o funcionamento do intestino, reduz a inflamação e fortalece o sistema imune. Mas esteja atento, para melhor aproveitar todos esses benefícios do alimento, é preciso incluí-lo na alimentação regularmente, preferencialmente cozido, mas sem exageros.

Grande benefício para a saúde cardiovascular

Por ser extremamente rica em potássio e possuir fibras, ela também é um alimento benéfico para o coração. O potássio regula os fluidos e ajuda a aliviar a tensão nos vasos sanguíneos e artérias. As fibras, por sua vez, ajudam a equilibrar os níveis de ácidos graxos e reduz os níveis de colesterol, promovendo assim um sistema do alimento que são benéficos para a saúde cardiovascular são o zinco, o magnésio, o zinco, o ferro e o manganês.

Ajuda a combater a artrite

Por ser rica em polifenóis e saponinos, substâncias que têm ação anti-inflamatória e analgésica, seu consumo ajuda a combater a artrite e a aliviar os sintomas.

Benéfica para quem tem diabetes

Esse benefício também ocorre, devido ao alto teor de amido resistente. Primeiramente, esse composto contribui para o aumento da sensação de saciedade, ajudando assim, a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importantíssimo para quem possui diabetes. A digestão do amido resistente libera a glicose de forma gradual, evitando os picos de açúcar no sangue.

A digestão da macaxeira libera energia aos poucos, deixando a digestão mais lenta e controla a glicose no sangue, são diversos os benefícios da macaxeira para a saúde. Sendo assim, para quem ama preparar pratos saborosos, opte por preparos com macaxeiras como o purê acima.

E para mais receitas saborosas, como: purê de batata, purê de batata-doce, escondidinho de macaxeira entre outros pratos deliciosos, basta acessar a Achou Gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita