Receita de Macarrão Alho e Óleo

Receita de macarrão alho e óleo
Receita de macarrão alho e óleo

Macarrão Alho e Óleo

Aprenda a preparar o famoso, simples e rápido macarrão alho e óleo, para um almoço ainda mais espetacular e inesquecível.
Tempo de Preparo 20 mins
Tempo Total 20 mins
Ocasião Acompanhamento, Almoço, Jantar, Prato Principal
Cozinha Italiana
Porções 3 Porções

Ingredientes
  

  • 250 gramas de Macarrão espaguete
  • 3 colheres de sopa de Óleo de algodão
  • 5 Alhos amassados
  • Sal a gosto

Passo a Passo
 

  • Cozinhe o macarrão;
  • Em outra panela, refogue o alho, com o óleo de algodão e o sal;
  • Mexa bem para não queimar e depois coloque o macarrão;
  • Misture bem e sirva a seguir;
  • E fica a gosto colocar umas pitadas de orégano, dá um gostinho todo especial.
Palavras-chave dessa receita Macarrão alho e óleo, Macarrão alho e óleo com carne, Macarronada, Macarronada para almoço

O famoso macarrão alho e óleo, pode ser mais simples de preparar do que você pensa, por isso, decidimos trazer esta receita super prática e rápida. Você pode prepará-lo para um delicioso complemento no almoço ou jantar e ainda por cima adicionar qualquer tipo de carne para saboreá-lo melhor.

Curiosidade sobre o macarrão alho e óleo

Conheça algumas das maiores curiosidades que existem a respeito da receita saborosa de macarrão alho e óleo a seguir:

O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 1995 na Itália durante o 1º Congresso Mundial da Pasta e no Brasil, a data é celebrada desde 2014.

O Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de macarrão e sabe-se que o ingrediente está presente em 99,3% dos lares brasileiros segundo pesquisa da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).

 De acordo com a pesquisa da Abimapi, o brasileiro consome cerca de 6 kg de macarrão por ano. O valor é inferior ao da Itália, onde consumo pode chegar a 25,3 kg por pessoa

 Na Itália existem mais de 500 tipos diferentes de massa.

O tempo ideal de preparo de um macarrão tipo espaguete é de 10 minutos. Essa duração varia se a massa for mais grossa, por exemplo

Existem diversas teorias sobre a origem do macarrão, mas a principal diz que o produto surgiu há mais de quatro mil anos na China e foi levado para a Itália por meio do explorador Marco Polo.

Para o preparo caseiro de macarrão, Alexandre Ganzo, do restaurante Caprese, recomenda que sejam usados dois litros de água para 500 gramas de massa.

Não é preciso passar água fria no macarrão após o cozimento. De acordo com Alexandre Ganzo lavar a massa acaba reduzindo a absorção do molho.

 Em 2018, segundo dados da Abimapi, o volume total de vendas de massas alimentícias no Brasil foi de 916,3 mil toneladas

Para o preparo de macarrão o ideal é usar o fogo alto. A panela também deve estar destampada. Isso faz com que o macarrão cozinhe de maneira igual.

Dicas de preparo

Além de ser altamente versátil, o macarrão é um prato bastante saboroso, não é mesmo? Apesar disso, muitas pessoas ainda têm bastante dúvidas sobre como preparar o macarrão de forma correta. Para que você acerte em cheio no preparo de seu macarrão, confira as dicas para você acertar em cheio no preparo desse ingrediente. Confira!

Quantidade certa de água

Acertar na quantidade certa de água é um passo muito importante e essencial no preparo de seu macarrão alho e óleo. A proporção correta é de 1 litro de água para cada 100 gramas de massa. Por isso, é necessário utilizar uma panela bem grande, para não ser preciso preparar um pacote inteiro.

Mexa o macarrão

Outro ponto chave, é ficar mexendo no macarrão algumas vezes enquanto cozinha, para que assim não ocorra de ficar enrolado, grudado no fundo da panela ou entrelaçados uns com os outros.

Hora exata de colocar o macarrão para cozinhar

O mesmo certo para colocar o macarrão para cozinha é quando a água estiver fervendo, portanto, nada de colocar a massa juntamente com a água ainda fria. Além de demorar mais para cozinhar, pode ocorrer do seu macarrão ficar totalmente grudado uns com os outros.

Água salgada

Os italianos contam que um dos truques para ter o macarrão perfeito, é certificar-se de que ele está sendo cozido em água salgada. Sendo assim, quando a água estiver fervido, acrescente 1 e 1/2 colher de sopa para cada 1/2 kg de macarrão.

Vale lembrar que cronometrar o tempo em que seu macarrão está cozinhando é um outro ponto chave para o macarrão ficar perfeito e saboroso, seja para macarronada de carne, macarronada ao molho, macarronada de frango. É necessário contar no relógio os minutos certos. Se você gostou da receita de hoje, basta acessar a Achou Gastronomia e encontrar receitas dos melhores e mais variados pratos altamente saborosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita