Receita de Brigadeiro

Receita de brigadeiro
Receita de brigadeiro

Brigadeiro

Aprenda a fazer o delicioso brigadeiro simples e rápido para aquela comemoração tão esperada.
Tempo de Preparo 25 mins
Tempo Total 25 mins
Ocasião Aniversário, Breakfast, Brunch, Café da Manhã, Café da Tarde, Festas Juninas, Lanche, Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções 30 Porções

Ingredientes
  

  • 1 caixa de Leite condensado
  • 1 colher de sopa de Margarina sem sal
  • 7 colheres de sopa de Achocolatado ( ou 4 colheres de sopa)
  • 2 pacotes de Chocolate granulado

Passo a Passo
 

  • Em uma panela funda, acrescente o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó;
  • Cozinhe em fogo médio e mexa até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela;
  • Deixe esfriar e faça pequenas bolas com a mão passando a massa no chocolate granulado.
Palavras-chave dessa receita beijinho, Brigadeiro, brigadeiro com ninho, brigadeiro de ninho, brigadeiro de ninho com nutella

A deliciosa receita de brigadeiro é a receita perfeita para quem deseja, não apenas, matar a vontade de comer brigadeiro, mas também, para comemorações. O brigadeiro é considerado o queridinho de muitos brasileiros e até mesmo na hora de escolher um docinho.

Curiosidades sobre a receita de brigadeiro

O brigadeiro ficou popular na década de 1940, quando o racionamento tornou o leite condensado um substituto comum para sobremesas.

Por volta do ano de 1940, mulheres vendiam a guloseima em comícios em defesa de Eduardo Gomes, candidato à presidência e brigadeiro da Força Aérea, durante a primeira eleição nacional em que todas as mulheres puderam voltar.

O leite condensado foi inventado para esterilizar a pré-refrigeração do leite e tornou-se indispensável em tempos de guerra, particularmente durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Dicas para deixar seu brigadeiro ainda mais consistente

Deseja que sua receita de brigadeiro fique mais consistente? Então veja as dicas a seguir para um brigadeiro ainda mais cremoso e delicioso:

Escolha bem os ingredientes

Para fazer um brigadeiro perfeito e consistente, você precisa escolher bem os ingredientes com produtos e qualidade. Opte por um leite condensado da melhor qualidade e sem açúcar cristalizado, manteiga extra e chocolate em pó em barra. O achocolatado é uma mistura de chocolate e leite, o que dificulta que seu brigadeiro alcance o ponto certo.

Chocolate e cacau em pó

Se você optar pelo chocolate em barra, vale misturar um pouco de cacau em pó para que seu brigadeiro não fique muito doce. Ou, opte pelo cacau em pó meio-amargo para quebrar o adocicado do leite condensado.

Panela ideal

A escolha da panela ideal, também é extremamente importante para o resultado final de sua receita de brigadeiro. Sendo assim, opte por uma com fundo grosso, pois distribui melhor o calor de modo uniforme. Se ela for muito fina, o brigadeiro irá queimar com mais facilidade. Outra dica muito boa, é ter uma panela de ferro fundido ou de alumínio – são as melhores opções para preparar o seu doce.

Outros sabores

Brigadeiro de café, brigadeiro de morango, brigadeiro de ninho com nutella, de amendoim, de conhaque entre outros. Você pode soltar e ousar na sua criatividade para criar diversos sabores diferentes em seu brigadeiro, mas sempre lembrando que não pode fugir do chocolate. Se não tiver, não é brigadeiro. O ponto certo, é aquele em que o brigadeiro começa a desgrudar da panela.

O ponto certo

Você prefere brigadeiro de colher ou enroladinho? Caso você prefira o doce direto da panela ou no copinho, deixe ele no fogo por apenas 10 minutos. Assim, depois de descansar, o brigadeiro ficará cremoso. Mas se você prefere comê-lo em formas de bolinhas, então é só seguir o velho segredinho: “só tire do fogão quando o brigadeiro estiver desgrudando da panela”.

Para enrolar

Após retirar o doce do fogo, deixe-o descansar por pelo menos seis horas fora da geladeira. Ao enrolar, passe um pouco de manteiga na palma das mãos, assim a massa irá deslizar melhor e não grudará em suas mãos. Você pode investir em uma colher medidora de brigadeiro ou usar uma colher de sobremesa para pegar a mesma quantidade de massa de panela.

Depois do brigadeiro chegar ao ponto certo, o ideal de esperar ele descansar seis horas para enrolá-lo, ocorre porque, se levá-lo à geladeira, ele irá suar o que ocasionará em uma liberação de água que acabará interferindo no sabor do doce. Por isso deixe-o descansar bem e fora da geladeira.

O ideal é que você prepare e consuma esse delicioso doce no mesmo dia, pois a massa ainda estará ainda bem cremosa e derretendo na boca. E para mais receitas saborosas como esta e dicas de preparo, basta acessar a Achou Gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita