Em 1951, o Sr. Manuel Dias Branco fundou, no Estado do Ceará, a sociedade M. Dias Branco & Cia Ltda. para conduzir seus negócios que eram ligados a atividades de panificação e a fabricação de biscoitos, no qual ele utilizava técnicas artesanais.

Com a entrada do seu filho, Sr. Francisco Ivens de Sá Dias Branco, em 1953, nova diretrizes foram adotadas, principalmente na área de investimentos, que passaram a ser concentrados na produção industrial em larga escala de biscoitos e massas.

E foi no início da década de 60 que a Companhia começou a desenvolver seu atual modelo de distribuição pulverizada, no qual era voltado para atender  aos micro, pequeno e médios varejistas com um sistema de venda porta a porta e com visitas semanais aos seus clientes, o que permitia fazer um acompanhamento mais de perto de seus clientes, viabilizando, assim, o permanente ajuste de seu posicionamento de mercado, estratégias de comercialização e relacionamento.

O desenvolvimento do modelo de distribuição associado à produção em larga escala permitiu uma enorme expansão da marca, que inicialmente se localizava apenas no Ceará, passou a ter sedes em estados vizinhos.

Em 1990, devido à desregulamentação do setor de trigo no Brasil, iniciou-se um novo ciclo para a Companhia. E em 1992, foi inaugurada a primeira unidade de montagem de trigo, denominada de Moinho M. Dias Branco, no estado do Ceará, no qual permitiu, além de fabricar a matéria prima principal dos seus produtos, a entrada da Companhia no mercado competitivo de farinhas e farelos de trigo.

Buscando maior verticalização de insumos e ingressos em novos segmentos de mercado, a Companhia inaugurou, no Ceará, em 2002, uma unidade industrial de produção de gorduras, margarinas e cremes vegetais.

Em outubro de 2006, a M. Dias Branco abriu seu capital negociando suas ações no segmento do Novo Mercado da BM&BOVESPA sob o ticker “MDIA3”.

A empresa foi crescendo e foi construindo novas fábricas de massas e biscoitos, adicionando a sua linha de produção bolos, snacks, misturas para bolos e torradas, além de suas fábricas de produção de suas matérias primas principais, como de gorduras e farinha e farelo de trigo.

m dias branco
Marcas M. Dias Branco (Fonte: divulgação)

Além disso, entre os anos 2003 e 20018, a Companhia adquiriu novas marcas ao seu portfólio, tais como: Adria, Basilar, Isabela, Zabet, Bomgosto, Pillar, Predilleto, Bonsabor, Pelagio, Estrela, Salsito, Piraquê.

Com o intuito de simplificar a sua estrutura societária, entre os anos 2012 e 2013, as empresas adquiridas foram incorporadas pela Companhia e se extinguiram juridicamente, passando a fazer parte da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, absorvendo, assim, todos os seus direitos e obrigações.

Após mais de sessenta anos de existência, a M. Dias Branco é hoje uma empresa com cobertura nacional, líder de mercado nos segmentos de massas e biscoitos, com processo produtivo verticalizado, marcas fortes, sistema de distribuição com grande penetração no micro e pequeno varejo, flexibilidade de produção, certificações que asseguram a qualidade de processos e produtos, além de uma equipe de executivos experiente e alinhada com os interesses de seus acionistas.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Oferecer alimentos de qualidade, inovadores, saudáveis, saborosos e com preços competitivos, proporcionando o bem-estar e a felicidade das pessoas.

Visão

No futuro que queremos construir, colaboramos para o desenvolvimento da sociedade, com parcerias de sucesso e sustentáveis, presença global e atuação diversificada, sendo referência pelo respeito às pessoas e ao meio ambiente, ética, criatividade, disposição para servir, simplicidade e amor pelo que fazemos.

Valores

Respeito; 
Ética;
Boa vontade;
Simplicidade;
Excelência;
Superação;
Zelo;
Criatividade;
Agilidade;
Segurança.

SUSTENTABILIDADE

m dias branco
(Fonte: divulgação)

A M. Dias Branco mobiliza seus gestores e colaboradores de todas as áreas para considerar a sustentabilidade um vetor importante para o exercício da cidadania corporativa, visto que o desenvolvimento sustentável consegue atender as necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras.

Além de a Companhia priorizar 14 dos 17 objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) de desenvolvimento sustentável para transformar o mundo, a M. Dias Branco aderiu ao Pacto Global da ONU, ou seja, a empresa alinha suas estratégias e operações aos dez princípios universais , bem como a desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

A gestão ambiental visa, com o intuito de minimizar os impactos acarretados pelas atividades, reduzir o consumo relativo de água; reuso de água nas unidades que possuem estação de tratamento de efluentes; destinação adequada de resíduos sólidos; redução na geração de resíduos; redução no consumo de plásticos, redução no consumo relativo de energia, em relação ao ano anterior.

Já em relação com a sociedade, o investimento da Companhia é feita com o suporte dos Embaixadores da Sustentabilidade nas unidades industriais, privilegiando, sempre que possível, organizações que atuam no entorno das unidades. Além de apoiar projetos sociais, culturais, ambientais, esportivos, voltados à saúde e profissionalização da seguinte forma:

– Utilização de leis de incentivo estadual e federal, bem como de apoio direto a projetos nas comunidades do entorno;
– Doações semanais de alimentos e, pontualmente, de bens e equipamentos;
– Ações de voluntariado com a participação dos nossos profissionais.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais dessa empresa? Clique aqui e conheça um pouco mais de sua história