Em Agosto de 2018, Fortaleza recebeu a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco que visa entregar Gastronomia para todos, por meio de cursos profissionalizantes, laboratórios de criação e eventos de conscientização social referente à valorização da cultura alimentar cearense.

São cursos gratuitos, oferecidos a todas as pessoas, com objetivo de preparar para o mercado de trabalho. Como consta no próprio Instagram da Escola: [a escola tem objetivo de] oferecer cursos básicos, técnicos e avançados em panificação e confeitaria, além de tutorias para desenvolvimento de produtos e projetos, através dos Laboratórios de Criação […] O público-alvo da escola são jovens e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Ao fim do semestre letivo, é realizado um evento de formatura, em que empresários da alimentação estão presentes e podem ver o trabalho dos alunos, e convidá-los a trabalhar com eles.

escola de gastronomia social

Para se inscrever nos cursos, é feito um processo de seleção no próprio local que fica no bairro Mucuripe, próximo ao Moinho M. Dias Branco cujo patrono, Ivens Dias Branco, foi quem idealizou o projeto da Escola, investindo na construção dela e, logo após, entregando ao Governo do Estado do Ceará para gerenciar o projeto para com a sociedade.

A infraestrutura é o diferencial da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, que aporta bem as necessidades de um instituto de Gastronomia. Além disso, como fica de frente para o Porto do Mucuripe, os visitantes e alunos têm uma visão prestigiada do mar. É um local que vale a pena ser visitado.

Para saber mais, clique aqui veja o site da Escola.