Receita de Rabanada de Natal

Receita de Rabanada de Natal
Receita de Rabanada de Natal

Rabanada de Natal

Prepare um especial de Rabanada de Natal super delicioso para sua ceia com família e amigos.
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo Total 15 mins
Ocasião Almoço, Aniversário, Brunch, Café da Manhã, Café da Tarde, Ceia, Ceia Natalina, Lanche, Sobremesa
Cozinha Portuguesa
Porções 16 Porções

Equipamentos ou Utensílios

  • 2 Refratários
  • Escorredor
  • Papel toalha

Ingredientes
  

  • 1  Baguete de pão francês ou 4 pães franceses
  • 2 Xícaras de Leites
  • 1 Leite condensado
  • 3 Ovos Batidos
  • 1 Pitada de Canela
  • Canela a gosto
  • Açúcar a gosto
  • Óleo de girassol Para fritar

Passo a Passo
 

  • Corte a baguete em fatias médias.
  • Em um refratário, misture o leite de vaca com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até que elas estejam bem molhadinhas;
  • Em outro refratário, bata os ovos e adicione a canela;
  • Passe as fatias de pão molhadas de leite nos ovos batidos;
  • Frite em óleo quente e escorra as rabanadas em papel-toalha;
  • Em seguida, passe em um refratário com canela e açúcar a gosto;
  • Sirva quente ou coloque na geladeira para servir gelada.
Palavras-chave dessa receita Rabanada com doce de leite, Rabanada com leite condensado, Rabanada com sorvete, Rabanada com vinho, Rabanada de Natal, Rabanada tradicional

Para quem está ansioso pela chegada do Natal, vai amar esta receita deliciosa de Rabanada de Natal para preparar para todas as pessoas que você mais ama e assim, tornar este um momento ainda mais único e especial.

A Rabanada de Natal, é uma receita realizada desde a antiguidade quando as famílias já se reuniam para saborear a ceia de Natal. Portanto, que tal conhecermos um pouco mais sobre como surgiu a Rabanada de Natal?

Como surgiu a Rabanada de Natal?

Sempre que o Natal se aproxima, diversos pratos e produtos típicos dessa época voltam a ser o grande destaque da noite. Para quem gosta de cozinhar ou de comer bem, a expectativa pelo Natal é sempre a maior possível, é o momento em que é possível desfrutar com facilidade de ingredientes como a castanha, a lichia (frutinha que está em alta), o panetone e a rabanada, doce que está há anos na mesa do brasileiro.

Conhecida também como “fatia dourada” ou “fatia de parida”, a rabanada é um doce natalino histórico, é tamanha tradição de anos que possui no natal das pessoas. Trata-se de fatias grossas de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo, e para finalizar polvilhadas com açúcar e canela. Depois de tantos anos de existência da receita, já é possível encontrar versões diferentes, como, o acréscimo de vinho do Porto, frutas vermelhas e o acompanhamento do creme inglês.

Você sabia?

Por trás da história da Rabana, há diversas lendas e uma origem incerta. Sabe-se que foi criada através da necessidade do reaproveitamento do pão, tendo em vista que sempre foi considerado um ingrediente sagrado, até mesmo por representar o corpo de Cristo para os católicos. A sua origem sempre se remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada de Natal, como o “Eggy bread” na Inglaterra, o “Frech Toast” nos EUA, e o “Pain Perdu” na França. Isso mostra que é muito provável uma forte influência francesa na origem da Rabanada, do que uma influência portuguesa.

Uma coisa que é fato, é que os portugueses foram os responsáveis por trazer a receita da rabanada para o Brasil, que rapidamente, se espalhou e tomou conta do Natal. E mesmo hoje tendo perdido espaço para o panetone, por exemplo, a rabanada ainda é muito feita em diversos estados, sendo o nordeste o maior consumidor. O nome “fatia de parida” vem de uma história que conta do auxílio que esse doce natalino dava na produção do leite materno durante a gravidez, e por isso era sempre oferecido para as grávidas.

A rabanada de Natal é apenas um dos vários pratos que aparecem apenas no Natal, e mesmo sendo considerada uma refeição extremamente calórica, possui a adoração de muitas pessoas, o que não permite que ela caia no esquecimento, mesmo com tanto tempo em destaque. E não é só apenas do Brasil que ela é preparada no Natal, em diversos países do mundo essa tradição já existe há muito tempo.

Há, de fato, muitas lendas a respeito da Rabanada de Natal e vários contos em relação à sua origem, embora a rabanada de Natal possua mais influência brasileira do que portuguesa. É considerado o prato que não pode, jamais, faltar em sua ceia de Natal, assim como o Peru, arroz natalino – com as passas que são a cara do Natal – farofa, salpicão e pavê.

E para mais receitas incrivelmente deliciosas, basta acessar a Achou Gastronomia, e preparar aquela Ceia de Natal inesquecível para quem você mais ama. Aproveite cada receita de Natal super saborosa e preparada exclusivamente para uma reunião de família e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita