Lasanha Vegana
Ingredientes
- 500 gramas de Massa de lasanha pronta
- 2 unidades de Abobrinha grandes
- 2 colheres de sopa de Azeite
- 1 colher de sopa de chá de Sal
- 1 pitada de Pimenta do reino
- 3 colheres de sopa de Levedura nutricional opcional
Creme de Castanha de Caju:
- 1 xícara de Castanha de Caju cruas, demolhadas por 6 horas ou em água quente por 15 minutos
- 1 xícara de Água filtrada
- 1 unidade de Limão sumo
- 1 colher de Sopa de azeite
- 1 colher de Sopa de levedura nutricional opcional
- 1 Unidade de Alho-poró muito bem fatiado
- 1 unidade de Dentes de alho picado
- 1 colher de chá de Sal
Molho Branco Vegano:
- 1 e 1/2 colher de sopa de Azeite de Oliva
- 1/2 Cebola picada
- 1 e 1/2 colher de sopa de Farinha de Trigo
- 2 xícaras de Leite de Amêndoas ou outro leite vegetal neutro
- 1 folha de Louro
- 1 ramo de Tomilho
- 1/2 colher de chá de Sal
- Pimenta-do-reino a gosto
- Noz-moscada a gosto
Passo a Passo
- Fatie as abobrinhas em fatias de aproximadamente ½ centímetro (de preferência na transversal);
- Misture o azeite, com o sal e a pimenta;
- Pincele a mistura nas abobrinhas;
- Grelhe levemente as fatias em uma frigideira quente (ou leve ao forno a 180 graus por 15 minutos, vire as fatias e asse por mais 10 minutos);
Creme de Castanha:
- Em um liquidificador , bata as castanhas de caju já demolhadas junto com a água, o azeite, o sal e a levedura nutricional até obter uma mistura homogênea. Experimente e ajuste os sabores conforme sua preferência. Em uma panela, doure o alho picado e o alho poro com azeite;
- Em uma panela, doure o alho picado e o alho poro com azeite;
- Adicione o creme de castanhas e cozinhe até chegar na consistência de sua preferência;
Molho Branco Vegano:
- Refoge a cebola picada no azeite de oliva até que ela fique transparente, por cerca de 2 a 3 minutos;
- Adicione a farinha de trigo e misture bem. Cozinhe, em fogo médio, por cerca de 2 minutos, mexendo sempre. Cuidado para não queimar;
- Adicione o leite de amêndoas, a folha de louro e o ramo de tomilho. Misture, com um batedor e, quando ferver, abaixe o fogo. Continue cozinhando, mexendo frequentemente para não empelotar, por cerca de 10 a 15 minutos ou até chegar na textura desejada;
- Finalize o preparo com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Ajuste os temperos conforme achar necessário;
- Retire o louro e o tomilho e, se desejar, bata o molho no liquidificador ou na panela, com um mexer de mão, para que ele fique liso. Sirva em seguida ou use da maneira que desejar.
O delicioso prato de lasanha vegana, é um prato fácil de preparar, prático, nutritivo e altamente saboroso. E para os veganos que adoram um sabor inovador e bem recheado, esta receita de lasanha vegana é perfeita pra você. Conheça um pouco sobre esse prato tão especial e de sabor inigualável.
Origem da lasanha vegana
A lasanha é um prato feito com camadas alternadas de massa, com queijo e molho compostas por carnes, e no caso de vaganos, é composta por leguminosos e verduras.
Embora seja diferente das que se conhece nos dias atuais, a lasanha é consumida desde o Império Romano. Em um livro chamado “De re coquinaria”, cujo é um dos primeiros resumos de receitas escritas, Marcus Gavius Apicius menciona um prato chamado “lasana” ou “lasanum”, feito de folhas de massa e leguminosos. Lasanum, no caso, era o nome da panela usada para cozinhar a receita de lasanha vegana. Com o tempo, o nome da panela passou a ser “lasanha”.
O nome lasagne vem do latim laganum e do grego làganon, que significa flácido, macio. Os romanos ocasionalmente teriam assimilado a palavra como “lasanum”, que significa “panela” em latim. Os italianos usaram a palavra para se referir ao prato em que a lasanha é feita. Mais tarde, o nome do alimento assumiu o nome do prato e é utilizado ainda hoje em certas regiões da Itália para denominar as placas produzidas com farinha de trigo, água, vinho ou ovos. No início, a massa era aberta com um rolo de madeira chamado laganaturum, ou “lasanhador”. A massa era cortada em formas de quadrados ou losangos e cozidas em caldos de carne ou de vegetais.
Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como “loseyns” (lê-se lasan), comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.
Curiosidades sobre a lasanha
A lasanha foi primeiramente documentada no século XIII, quando foi usado em um prato às camadas, esta versão mais antiga não incluía tomate, pois este ainda não havia sido descoberto pelos europeus. Muitas receitas usam diferentes queijos, mas os preferidos são: ricota e o parmesão. A clássica Lasanha à Bolonhesa usa apenas o Parmigiano Reggiano e muitas receitas também misturam o molho bechamel.
Francesco Zambrini, um grande conhecedor do século XIX, descobriu algumas receitas de lasanhas antigas, nas quais as lasanhas vinham sendo postas em tiras ou poderia permanecer intactas, tendo várias camadas recheadas de queijo. E após esta invenção, Francisco Zambrini publicou a receita em um livro de pratos de comidas e, graças a ele, desde então a lasanha passou a ser produzida sempre, conforme o prato que todos conhecem nos dias de hoje, em camadas.
Com o passar do tempo, a lasanha transformou-se em um prato bastante famoso e amado no mundo todo, graças a diversos bares de Bolonha na Itália, os quais produziram a popular lasanha à bolonhesa e passaram a servir aos clientes no começo do século XX.
Com o passar dos anos, passaram a surgir uma grande variedade de lasanhas unidas com vários tipos de pratos como: lasanha com massa de pastel e berinjela frita, lasanha vegana com soja, lasanha de berinjela vegana com tofu, lasanha de frango, lasanha de carne moída entre outros. E por isso é considerada uma receita bastante versátil.
Então gostou de finalmente conhecer um preparo simples e rápido de lasanha vegana e sua origem? Se você achou interessante, com certeza vai amar conhecer as demais receitas de pratos deliciosos e nutritivos da Achou Gastronomia, acesse!
essa receita nao é vegana, e sim, vegetariana.
De fato Adnan, o Achou Gastronomia agradece sua pontuação. Corrigimos a receita.
A receita é boa mas não é vegana, pois vai leite só uma observação mesmo pode se considerá-la vegetariana então, abraço
Obrigado pela Ajuda, Suelen!
Corrigimos a receita.