Receita de Guacamole

Receita de guacamole
guacamole

Guacamole

Guacamole é típico da culinária mexicana, é uma entradinha super fácil e prática de ser preparada
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo Total 15 mins
Ocasião Acompanhamento, Antepasto, Aperitivo
Cozinha Mexicana
Porções 4 porções
Calorias 88 kcal

Ingredientes
  

  • 4 unidade Avocado Maduro
  • 100 g Tomate
  • 100 g Cebola Roxa
  • 1 unidade Pimenta Jalapeño
  • 3 colheres (sopa) Sumo de Limão
  • 1/2 maço Coentro
  • 9 colheres (sopa) Azeite
  • Sal a gosto

Passo a Passo
 

  • Descascar o avocado e cortar em pedaços pequenos
  • Colocar o abacate em um recipiente e colocar o azeite e o limão
  • Misturar bem, se desejar pode dar uma leve amassada no avocado com um garfo
  • Cortar em cubos pequenos a cebola, o tomate e a pimenta
  • Misturar o restante dos ingredientes no avocado
  • Provar e ajustar o sal

Dicas extras do Achou para sua receita

Você pode substituir o avocado por abacate e a pimenta jalapeño por pimenta dedo de moça sem semente.
Palavras-chave dessa receita Abacate, Avocado, Limão, Pimenta

A receita de hoje trata-se de um prato típico da comida mexicana servida como uma grande variedade de pratos que de modo geral, acompanha pico-de-gallo e sour cream, a mais conhecida receita de guacamole.

Tudo sobre a receita de guacamole

A comida típica mexicana, servida com a grande variedade de pratos e juntamente com pico-de-gallo e sour cream, que trata-se de uma salada feita com pedaços de tomate, misturada com cebola, cebolinha e folhas de coentro, temperada com suco de limão e óleo; muitas vezes, leva também grãos de milho amarelo, doce ou cozido entregando uma aparência ainda mais atraente.

O prato de guacamole, possui uma aparência como um purê de abacate ou avocado bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que seja alterada de acordo com os gostos locais. O nome guacamole, possui origens indígenas: “Ahuacati” (abacate) e “mole”, um nome genérico para “molho”.

Segundo uma tradição pré-hispânica, o jeito de se fazer a receita de guacamole, foi ensinado ao povo Tolteca pelo Deus Quetzalcóatl. Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizadores espanhóis, foi exportada para o continente europeu.

Há uma lenda que diz que o prato mexicano foi servido pela primeira vez no Brasil por volta do ano de 1684, pela cozinheira Eduarda Neves, e a partir dessa data começou a ser inserido também na culinária brasileira que é super miscigenada.

Dicas de preparação da receita de Guacamole

Além do sal e pimenta, você pode temperar o guacamole com outras especiarias que podem deixar sua receita ainda mais saborosa, como salsa, chili, coentro, entre outros. O abacate/avocado não deve estar maduro demais para que o prato não fique sem sabor, mas igualmente não pode estar verde, senão a receita poderá amargar. Consumo o prato rápido no máximo entre uma e/ou duas horas após o preparo.

Harmonizações perfeitas com Guacamole

De modo geral, o Guacamole é harmonizado muito bem com vinhos como: tintos de médio corpo e não muito tânicos como o Zinfandel, Pinot Noir, Carménerè ou Merlot. E cervejas como: Amber Lager, India Pale Ale ou American Pale Ale.

Benefícios da receita de Guacamole

A receita de guacamole possui diversos benefícios para a saúde, pois tem uma forte ação antioxidante no corpo humano. Seu ingrediente principal é o abacate, que é bastante benéfico no processo de emagrecimento; limão, que é rico em vitamina C e um excelente detox; tomate, que possui boas quantidades de potássio e cálcio; coentro, encontrado em muitas receitas mexicanas, possui propriedades anti-inflamatórias; e a cebola, que também é bastante conhecida pelas suas propriedades antioxidantes.

Curiosidades sobre o guacamole

Por ser uma comida típica bastante saborosa e exótica, conheça algumas das maiores curiosidades sobre a receita de Guacamole:

O tamanho padrão para servir o Guacamole, é de cerca de duas colheres de copa, que contém média 45 calorias. Certo que, dependerá bastante da receita, mas geralmente quando ele não possui ingredientes muito gordurosos como creme de leite, o número de calorias diminui.

É possível preparar o Guacamole com abacate avocado, mas o melhor para preparo, é sem dúvidas, o avocado, que é o mesmo usado no México. Seu custo é bem mais alto, porém vale muito a pena, seu uso na preparação do prato mexicano.

Vale lembrar que tanto o avocado quanto o abacate não devem estar maduros demais para que o prato não fique sem sabor, mas igualmente não pode estar verde, senão deixará a receita amarga.

Por ser bastante nutritiva e saborosa, a receita de guacamole torna-se ainda mais vantajosa em ser preparada e consumida. Portanto, se você gostou da receitas de guacamole e achou interessante as dicas de preparo e harmonização, além de entender seus benefícios, para mais receitas como esta, basta acessar a Achou Gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita