Devido a nova pandemia do coronavírus, a procura por remédios que aumentam a imunidade cresceu bastante. O que muitos não sabem é que existem diversos alimentos que também fazem esse papel.

Inicialmente vamos compreender por que a necessidade de aumentar e manter a imunidade alta.

O sistema imunológico humano consiste em uma rede de células e órgãos que combatem os invasores externos, podendo ser bactérias, fungos, protozoários e vírus, ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas. Quando o sistema imune (anticorpos) não consegue combater os invasores de forma eficiente e eficaz, o corpo reage com doenças, infecções ou alergias.

Por isso, é tão importante aumentar e manter a imunidade alta, visto que as chances de ficar doente são reduzidas, ajudando, também, o corpo a reagir àquelas doenças que já se manifestaram.

Os alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico são aqueles ricos em vitaminas e minerais, principalmente os que possuem zinco, selênio, ômega-3, probióticos, vitaminas A, C e E, além disso, é necessário diminuir o consumo de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes.

Vale salientar que esses alimentos não devem ser consumidos apenas quando o indivíduo estiver doente, mas diariamente e em quantidades significativas.

Segue alguns exemplos:

Alimentos que aumentam a imunidade
Fonte: Divulgação
  • Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peru e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais e frutos secos (castanha, amendoim e castanha do Pará);
  • Selênio: castanha do pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, frango, pão de forma, queijo, repolho e farinha de trigo;
  • Ômega-3: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça;
  • Probióticos: iogurte natural, leite fermentado tipo kefir ou Yakult para manter a saúde intestinal.
  • Vitamina A: cenoura, batata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo;
  • Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi, brócolis, tomate, melancia e batata com casca;
  • Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, molho de tomate, azeite de girassol, nozes e mamão;

Além desses alimentos, manter um estilo de vida saudável é essencial para a defesa natural do corpo. Por isso é recomendado praticar de forma regular exercícios físicos de leve a moderado, não fumar, ter de 7 a 8h de sono por noite, expor-se ao sol diariamente (de preferência até as 10h ou depois das 16h, sem protetor solar), evitar situações de estresse, consumir bebidas alcoólicas de forma moderada, beber no mínimo 2 litros de água mineral ou filtrada diariamente.

Lembrando que essas dicas devem ser seguidas todos os dias, pois só assim o sistema imunológico será eficiente.

E você, já está seguindo esses conselhos para melhorar sua saúde?

ATENÇÃO!!!!
O consumo desses alimentos e a realização dessa rotina não são suficientes para lhe proteger totalmente contra o coronavírus, porém são medidas que lhe ajuda a manter seu corpo mais forte e preparado para combater microrganismos patológicos. Para maiores informações sobre tratamentos do COVID-19, acesse o site da Secretaria de Saúde do seu estado.