Receita de Purê de Abóbora

Receita de Purê de Abóbora
Receita de Purê de Abóbora

Purê de Abóbora

Aprenda a preparar a deliciosa receita de purê feita prepara com abóbora para um almoço ou jantar diferente e especial.
Tempo de Preparo 20 mins
Tempo Total 20 mins
Ocasião Acompanhamento, Almoço, Jantar, Prato Principal
Cozinha Americana
Porções 6 Porções

Ingredientes
  

  • 1/2 kg de Abóbora
  • 1/2 média Cebola picada
  • 1 colher rasa de sopa de Margarina
  • 1/2 xícara de chá de Cheiro verde picado
  • 1 xícara de Leite
  • 2 tabletes de Caldo de bacon
  • 2 colheres rasas de chá de Molho de pimenta (opcional)

Passo a Passo
 

  • Ferver a abóbora com água sem sal, quando amolecer escorra e esprema à parte em uma panela com 2 colheres de sopa de azeite;
  • Doure bem a cebola, quando estiver bem douradinha acrescente: a margarina o cheiro-verde, o leite e o caldo de bacon;
  • Mexa bem e coloque a abóbora espremida;
  • Mexa bem e coloque por fim o molho de pimenta.
Palavras-chave dessa receita Purê de abóbora, Purê de batata, Purê de batata doce, Purê de mandioquinha

A abóbora é um tipo de ingrediente que está presente em diversas receitas, seja ela em pratos doces ou salgados. É apreciada em diversos pratos da culinária brasileira e entre elas, encontra-se a receita popular de purê de abóbora feito com especiarias entre as quais: alho, cebola, cheiro-verde e carnes estão presentes.

Pode ser servida com carne de porco ou carne do sol e em denominadas regiões aparece como acompanhamento do arroz carreteiro ou de peixes. Seu preparo é bem semelhante ao de purê de batatas e pode ser engrossado com farinha de mandioca. Confira a seguir alguns dos grandes benefícios da abóbora para a saúde.

Conheça os benefícios de consumir o purê de abóbora

A Abóbora é um fruto do pé de aboboreira, um alimento nativo da América do Sul que já fazia parte da alimentação dos indígenas antes da colonização. É conhecida, também, em algumas regiões, como jerimum. Existem diversas variedades, e no Brasil as espécies mais consumidas são a moranga e a abóbora japonesa ou cabotiá.

A abóbora é um alimento nutritivo e com poucas calorias: 100 gramas de abóbora cabotina cozida possui apenas 48 kcal. Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E e vitaminas B1, B3, B5 e B6. Conheça a seguir alguns dos maiores benefícios de comer purê de abóbora.

Melhora a visão

A abóbora é bastante famosa por ser um alimento benéfico à visão. Ela é rica em betacaroteno, que é um tipo de composto que o organismo transforma em vitamina A, que protege contra a degeneração da visão por idade. Inclusive, um estudo apontou que o consumo de vitamina A e betacaroteno podem reduzir o risco de catarata. Outros componentes que ajudam a proteger a visão, são a luteína e a zeaxantina.

Preserva melhor a saúde da pele

A abóbora é uma grande aliada da pele, por ela ser rica em carotenóides, como já mencionado, o betacaroteno. Um estudo demonstra que os carotenóides atuam como verdadeiros protetores solares. Outros componentes da abóbora que são bastante benéficos, são: a vitamina C, essencial para que o corpo produza colágeno, proteína fundamental para a saúde dermatológica, e seus antioxidantes que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento.

Contribui na perda de peso

Por ser um alimento bastante nutritivo e de baixa caloria, seu consumo acaba contribuindo para a perda de peso. Uma porção de 100 gramas da fruta sendo refogada do tipo moranga, por exemplo, possui apenas 29 calorias. Por isso, pode substituir fontes mais calóricas de carboidrato, ajudando na perda de peso.

E por ser rica em fibras, produz uma maior sensação de saciedade, ajudando a diminuir o apetite e controlando melhor a fome. Ela também é um alimento de baixo índice glicêmico (IG), o que contribui para manter o índice da glicemia estável, auxiliando o controle de peso.

Melhora a saúde cardiovascular

Por ser uma fonte rica de potássio e estudos terem comprovado que a suplementação de potássio é capaz de reduzir a pressão arterial em pessoas hipertensas e principalmente os que consumiam sódio, é que o consumo de abóbora é ainda mais indicado. O consumo de potássio também está ligado a um menor risco de derrame e os antioxidantes presentes na fruta também ajudam a combater o colesterol ruim (LDL) do organismo.

Reduz a pressão arterial

Por ser rica em potássio, seu consumo ajuda a regular a pressão arterial. Isso ocorre, porque o potássio contido na fruta reduz os níveis de sódio presentes no organismo.

Agora sim, vale ainda mais a pena preparar as deliciosas receitas de purê de abóbora, não é mesmo? Se você gostou da receita e dos benefícios que o consumo do prato traz à saúde, para mais receitas saborosas e benéficas, basta acessar a Achou Gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita