Receita de Mousse de Maracujá

Receita de mousse de maracujá
Receita de mousse de maracujá

Mousse de Maracujá

Aprenda a preparar uma deliciosa receita de mousse de maracujá e a como deixá-lo em uma excelente consistência cremosa e saborosa.
Tempo de Preparo 5 mins
Tempo Total 5 mins
Ocasião Aniversário, Breakfast, Brunch, Café da Manhã, Café da Tarde, Sobremesa
Cozinha Francesa
Porções 6 Porções

Ingredientes
  

  • 1 lata de Leite condensado
  • 1 lata de Suco de maracujá (medida pela lata de leite condensado)
  • 1 lata de Creme de leite sem soro

Passo a Passo
 

  • Em um liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado e o suco concentrado de maracujá;
  • Em uma tigela, despeje a mistura e leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas e por fim, seu mousse de maracujá já está prontinho.
Palavras-chave dessa receita Mousse de fambroesa, Mousse de limão, Mousse de maracujá, Mousse de maracujá com calda de chocolate, Mousse de morango

Saborear um mousse de maracujá bem feito, é o sonho de todo doceiro. Os sabores de: mousse de maracujá com chocolate, mousse de chocolate, mousse de morango e mousse de limão, normalmente são as mais preferidas e pedidas.

Portanto, que tal conhecer um pouco mais sobre a origem e as maiores curiosidades sobre essa sobremesa tão desejada, consumida e até mesmo, misteriosa? Confira a seguir, tudo que você precisa saber sobre o mousse, antes de prepará-lo.

Origem do mousse de maracujá

Muitos afirmam que a França é a mãe do mousse, inclusive a sobremesa ganhou muitas versões e algumas levam leite e ovos, já outras apenas gelatina ou clara em neves. As receitas de mousses não necessitam passar, de forma alguma, pelo fogo, a não ser para derreter o chocolate, por exemplo, e são servidos gelados.

De fácil preparo e com a possibilidade de ser confeccionada com diversos ingredientes – possibilitando várias versões de doces e salgadas – trata-se de um prato leve e que pode ser servido como entrada ou como sobremesa.

Na França, onde se acredita que surgiu essa sobremesa, no início do século XX, o artista Henri de Toulouse-Lautrec criou a receita que originalmente se chamava “maionese de chocolate”. E já ao surgimento da palavra mousse, uma das teorias mais curiosas remete à Roma Antiga, onde existia uma mistura de mel com vinho chamada de “muslum”. Com o passar do tempo e as modificações do latim, a palavra foi passando por alterações até virar “musla”, que, em francês, transformou-se em mousse.

Curiosidades sobre o mousse de maracujá

Em francês, a palavra se transformou em mousse e, por volta do século 19, foi o nome dado a um doce aerado preparado na Inglaterra. Mousse na França ou mousse em português, significa algo leve e espumoso, porém com textura estável, consistente.

Pode-se preparar mousses a partir de praticamente todos os tipos de ingredientes: quer sejam eles doces ou salgados.

O Mousse, é um prato leve e pode ser servido tanto como entrada, no caso dos mousses salgados, como em uma deliciosa sobremesa.

Há variações de mousse, seja ela leve ou aerada, de maracujá e chocolate ou outras frutas; sendo difícil encontrar alguém que resista a um mousse de maracujá na sobremesa. Mas apesar do resultado do mousse sempre fazer grande sucesso, nem todas são iguais. Elas podem obter texturas mais leves, densas ou flexíveis, dependendo das técnicas e ingredientes que foram utilizados.

Para segurar por muito mais tempo as bolhas compostas no mousse, é usado o modo mais simples e amplamente difundida, feita no liquidificador com partes iguais de creme de leite e leite condensado, e uma parte de suco de fruta, conta com a acidez para coagular o leite e assim segurá-los.

Muitos dos consumidores da sobremesa, conservam-as bem congeladas por algumas semanas, mas após o congelamento devem ser consumidas imediatamente.

A apresentação da sobremesa, é algo muito importante pois as pessoas costumam primeiro encantar-se com o olhar. Sendo assim, ao preparar esta deliciosa sobremesa não se esqueça de pôr toda uma dedicação na hora da apresentação.

Para concluir

O mousse, seja ele de maracujá, chocolate, limão, morango, abacaxi, outros doces ou salgado; sempre será a sobremesa mais consumida e desejada por todo o mundo, inclusive os brasileiros – já que o Brasil, possui um índice considerável de consumo de mousse.

Sendo assim, se você busca receitas de mais sobremesas deliciosas como esta acima ou preparo de massas ou qualquer outro tipo de prato, basta acessar a Achou Gastronomia para receitas e conhecer os mais variados pratos saborosos para você preparar para qualquer tipo de ocasião e gosto. Aproveite bem cada receita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita