Receita de Creme Azedo

Receita de Creme Azedo
Receita de Creme Azedo

Creme Azedo

Aprenda a preparar o famoso creme azedo para compor em sua salada, de forma super rápida e fácil.
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo Total 15 mins
Ocasião Acompanhamento, Molhos, saladas
Cozinha Russo
Porções 5 Porções

Ingredientes
  

  • 300 gramas de Creme de leite sem soro
  • 200 gramas de Cream cheese
  • 1 e 1/2 suco de Limões Taiti
  • 1 colher de chá de Sal

Passo a Passo
 

  • Adicione todos os ingredientes em uma vasilha;
  • Misture até formar um creme homogêneo e consistente;
  • Depois de pronto, mantenha-o na geladeira até a hora de servir.
Palavras-chave dessa receita Creme azedo, Creme azedo mexicano, Creme azedo russo, Creme para salada, Sour cream

A famosa receita de creme azedo ou “Sour Cream”, é um creme bastante utilizado pela culinária americana, principalmente pela mistura da culinária do Texas e México, ou como creme azedo de natas ou ácidas. É um laticínio rico em gordura obtida a partir da fermentação do creme de leite normal por determinados tipos de bactérias, introduzidas deliberadamente ou naturalmente, que azedam e engrossam o creme. É o molho perfeito para acompanhar uma deliciosa salada.

Tudo sobre a receita de creme azedo ou “sour cream”

O creme azedo é um creme de preparo rápido e simples, que é extremamente saboroso e versátil, pois fica saboroso e combina com uma diversidade de pratos. Ele pode ser servido como entrada, com torradas, hambúrguer, nachos ou canapés, e é bastante presente em diversas receitas mexicanas, como tacos e burritos. Como no Brasil não é possível encontrá-lo para compra, é uma receita super fácil de ser preparada.

Na Rússia, é possível encontrar uma variedade de pratos compostos da receita de creme azedo, como por exemplo: sopas, panquecas, saladas, sobremesas, batatas, “vareniki” – é uma massa recheada cozida – e pães preparados de creme azedo. Entretanto, a afeição dos russos pelo prato, não se dá apenas pelo creme azedo, mas por praticamente todos laticínios.

Dicas de preparo da receita de creme azedo

O preparo do prato é bem simples e fácil, como pode-se observar na receita acima, a única dificuldade que algumas pessoas podem encontrar em seu preparo, é ter que usar o leite ou creme pasteurizado. Coloque um creme de leite integral com 3% ou 6% de gordura apenas, e adicione em um jarro de vidro com uma colher de iogurte ou alguma bactéria de iogurte, cubra-o com morin – é um pano de coalho específico – e deixe em um lugar com temperatura ambiente de um dia para o outro. Caso você tenha utilizado o leite, retire a parte de cima do creme, pois este é o creme azedo.

Você pode mantê-lo na geladeira por alguns dias apenas, mas se tiver usado o creme, então o conteúdo todo terá se tornando creme azedo. Cozinhe algumas batatas, cubra-os com creme azedo, sal e ervas frescas e prontinho.

3 benefícios do creme azedo para a saúde

Cremoso e saboroso, o creme azedo é bastante utilizado em diversos pratos e até mesmo para certos tratamentos, pois possui, não apenas sabor, mas também vários benefícios à saúde. Conheça a seguir 3 benefícios deste creme para a saúde.

1. Nutricional

Este creme é bastante benéfico à saúde devido seu histórico nutricional, pois contém: vitamina A, vitamina E, cálcio, fósforo e selênio, que acaba contribuindo para uma dieta equilibrada.

2. Previne a deficiência de vitamina B12

Um de seus grandes e importantes benefícios para a saúde, está em seus altos níveis de vitamina B12. Estima-se que 21 a 85% dos vegetarianos sejam deficientes desse nutriente e determinados países, cerca de 61% da população não recebem vitamina B12 suficiente sem sua dieta. O corpo necessita da vitamina B12 pelo fato de metabolizar proteínas, enzimas e outros determinados nutrientes. Níveis baixos de vitamina B12 podem contribuir para a anemia, problemas neurológicos, diabetes e câncer gástrico. Pouco apetite, fadiga, constipação, depressão e danos no sistema nervoso são os sintomas mais comuns de ausência de vitamina B12.

3. Melhora a visão

As vitaminas A e E, compostas na receita de creme azedo, são nutrientes essenciais, pois promovem uma melhora na saúde ocular. De acordo com a revista Nutrition, uma dieta rica em vitamina A e betacaroteno pode proteger contra a catarata. A deficiência da vitamina A está associada à cegueira noturna, problemas de pele e olhos secos.

Pode-se observar que as vantagens de preparar e consumir esse delicioso prato vai além de um simples e saboroso prato, não é mesmo? Pois são muitos os benefícios de seu consumo. E para mais receitas de pratos altamente saborosos e benéficos como este, basta acessar a Achou Gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita