Receita de Bolo de Fubá

Receita de bolo de fubá
receita de Bolo de fubá

Bolo de Fubá

Aprenda de forma fácil e simples como preparar essa receita de bolo de fubá que possui um toque especial de erva doce. Esse bolo é típico das festas juninas e fica excelente para servir com café para toda a família
Tempo de Preparo 25 mins
Tempo de cozimento 30 mins
Tempo Total 55 mins
Ocasião Café da Manhã, Café da Tarde, Festas Juninas, Sobremesa
Cozinha Brasileira
Porções 12 fatias
Calorias 191 kcal

Ingredientes
  

  • 1 1/2 xícara Fubá mimoso
  • 1 xícara Farinha de Trigo
  • 2 xícara Açúcar
  • 4 unidades Ovos
  • 1 xícara Óleo
  • 1 xícara Leite
  • 1 colher (sopa) Fermento em pó
  • 1 colher (sopa) Semente de erva doce
  • 1 pitada Sal
  • Manteiga e Farinha de trigo para untar a fôrma

Passo a Passo
 

  • Pre aquecer o forno a 180ºC
  • Colocar os ovos, o óleo, o açúcar e o leite no liquidificador e deixar bater bem, cerca de 5 minutos
  • Enquanto bate no liquidificador, untar a fôrma com furo no meio com manteiga e farinha de trigo
  • Transferir a mistura para um tigela grande
  • Juntar o fubá e a farinha de trigo, passando por uma peneira
  • Com um batedor de arame, mexer delicadamente até a massa ficar lisa e homogênea
  • Adicionar o fermento, a pitada de sal e a semente de erva doce
  • Despejar a massa na fôrma
  • Levar ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até enfiar um palito de dente e ele sair limpo
  • Retirar o bolo do forno e deixar esfriar por 15 minutos antes de desenformar
  • Servir em temperatura ambiente
Palavras-chave dessa receita Bolo, Erva Doce, Fubá, Milho

A deliciosa receita de bolo de fubá é sucesso nos cafés das tardes e manhãs, sem falar das festas juninas que não pode jamais faltar um belo e saboroso bolo de fubá prontinho. Esse prato é, definitivamente, uma das receitas mais deliciosas da culinária tradicional brasileira. É considerada um dos maiores símbolos do interior do Brasil, o bolo de fubá é bastante macio e delicioso, de modo que é capaz de conquistar até mesmo os estrangeiros mais acostumados com iguarias de alta culinária.

O bolo de fubá, como você pode ver acima, é uma receita simples e cheia de variações que foram criadas da criatividade do povo brasileiro, unindo as mais diversas possibilidades. Seja cremoso, com goiaba – como o bolo de fubá com goiabada – ou clássico, o bolo de fubá é, de fato, incrivelmente fantástico.

Você sabia?

O fubá é uma farinha de milho fina e excelente para a produção de bolos e outros pratos, sendo que era uma farinha muito mais comum no Brasil Colônia, onde não havia plantações de trigo ainda no Brasil, além do alto custo da importação da farinha de trigo de Portugal. Sendo assim, o fubá veio como uma alternativa para uma farinha ainda mais cara.

Além disso, não há um Estado que consiga afirmar-se como “criador de fubá”. Como a receita era bastante comum entre os tropeiros e os mascates da época, ela acabou popularizando-se por todo o país, sendo bem comum em áreas interioranas e por isso é bastante associada às quermesses e festas de São João.

A variação mais comum do bolo, é o cremoso. Alguns afirmam ser criado em Minas Gerais, o bolo de fubá cremoso, que é uma versão mais molhadinha, que fica mais baixa e com uma consistência bem mais cremosa.

Uma das características mais marcantes deste prato, é sua falta de cobertura. Por ser um doce típico do interior, a única cobertura que se vê, geralmente, são de açúcar esbranquiçado juntamente de um pouco de coco ralado em cima.

Dicas para dar ainda mais sabor a sua receita de bolo de fubá

Conheça algumas dicas incríveis e infalíveis para melhorar ainda mais o sabor de preparo deu seu bolo, veja a seguir:

Claras em neves primeiro

Bater as claras em neves e misturá-las por último, com delicadeza, é um dos pontos ideais e chaves no preparo de seu bolo. Normalmente, apenas algumas receitas trazem essa observação, mas você pode usar isso em 90% dos bolos, sem medo algum.

Peneire o trigo e o fermento

Peneirar o trigo e o fermento é o segundo ponto chave para o aperfeiçoamento de seu bolo. Realizar este processo na hora do preparo, ocasionará em uma massa ainda mais fofa e leve quando se peneira o trigo, fermento e sal, isso porque isso impede a criação de bolinhas e faz com que os ingredientes secos se misturem muito melhor aos líquidos.

Diminua o óleo e o açúcar

Opte por diminuir a quantidade de óleo, pois deixa a massa pesada, e muita das vezes as receitas pedem quantidades exageradas de gordura e pode acabar murchando o seu bolo, as quantidades devem estar equilibradas e de acordo.

Uma das variações mais interessantes sobre o bolo de fubá, encontra-se em seu complemento. Pois, muitos insistem que este bolo delicioso quentinho com manteiga é o ideal, já outros dizem que o café é indispensável, e outros afirmam ser com o chá. Sem dúvidas alguma, este bolo combina com diversos tipos de complementos o que só o torna ainda mais delicioso e desejoso para saborear.

Se você amou as dicas e a deliciosa receita de bolo de fubá, vai amar as outras, várias receitas, da Achou Gastronomia, acesse e conheça as mais variadas receitas de pratos encantadores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita