Testamos e Aprovamos: Cooktop 5 Bocas Fischer Vale a Pena?

Vocês pediram mais um post de resenha sobre o uso de equipamentos e aqui estamos nós. Dessa vez, com o cooktop 5 bocas da Fischer.

Se você ainda não viu nossa avaliação se os Copos Stanley são bons, assim que terminar esse texto, já dá uma passadinha lá e confere também.

Mas vamos lá, que o assunto aqui é sobre cooktop, mais especificamente, cooktop 5 bocas da Fischer.

Última atualização:

Sumário

O que é Cooktop?

Esse eletrodoméstico vem ganhando cada vez mais destaque nas cozinhas, tanto por sua praticidade, quanto pelo toque moderno e sofisticado que traz consigo.

Mas para começo de conversa, o que é um cooktop? Cooktops são fogões compactos. Basicamente você tem só as bocas deles, sem aquela robusta parte do forno. Eles podem ser encontrados de duas maneiras: tanto por indução quanto a gás.

Como funciona Cooktop por Indução?

Cooktop por indução funciona funciona por meio de energia elétrica, por uma tecnologia que transfere calor direto pela panela, sem o uso de fogo. É criado um campo eletromagnético entre a parte interna do fogão e o interior da panela, gerando correntes que circulam entre os objetos e aquecem tanto a panela quanto os alimentos. É uma ótima opção para proteger crianças do calor da boca ou mesmo, para proteger do perigo de vazamento de gás.

cooktop por indução

No caso do funcionamento por indução, não é qualquer panela que pode ser usada. Precisa ser uma que consiga transmitir as ondas eletromagnéticas entre o fogão e o alimento. Essas panelas precisam ser de ferro fundido ou aço inox. Algo interessante que você pode fazer para como saber se a panela pode ir ao fogão de indução é o “teste do imã”: coloque um ímã no fundo da panela, se ele grudar, então a panela é segura para o seu fogão de indução.

Tipos de Cooktop

Assim como existem os tipos de cooktop por método de ignição (à gás ou por indução), existem outras características que também variam nos cooktops.

Há cooktops de 1, 2, 4 e 5 bocas, ideais para cada tipo de situação. O de uma boca, por exemplo, é ótimo para quem vai viajar ou para quem vai dar um curso. Já o de cooktop de 5 bocas é ótimo para uma casa com família grande.

Da mesma forma, há cooktop com acendedor automático e sem acendedor automático.

Em relação à chama, há cooktops de chama única e cooktops de chama tripla, dando mais poder aos cozimentos.

cooktop chama tripla

Vantagens do Cooktop

O eletrodoméstico é uma peça chave para quem busca por praticidade e adaptabilidade. O uso do cooktop além de trazer mais espaço na cozinha, pode ser facilmente adaptado a outros moveis, sem interferir no layout planejado. E falando em layout, ele traz aquele ar mais sofisticado e moderno que só os programas de televisão tem (eu sei que você sempre quis uma cozinha que nem a do MasterChef, hein?).

Além disso, cooktops são fáceis de limpar… o que nos leva ao próximo tópico.

Como Limpar o Cooktop

Uma das grandes vantagens dos cooktops é a sua facilidade de limpeza. Como a maioria dos modelos são lisos e feitos de vidro, dificilmente vão ficar restos de comida grudada no produto, ou manchas de líquidos que tenham escorridos.

Mas isso não quer dizer que não mereça um cuidado redobrado! Mais abaixo, falaremos da nossa experiência com o cooktop 5 bocas Fischer, principalmente quanto à limpeza.

Confira alguns passos para realizar durante a limpeza do seu fogão:

  • Desligue o cooktop da tomada e espere esfriar;
  • Após esfriar, retire as grades e os queimadores e lave tudo com uma esponja macia;
  • Limpe a mesa do cooktop com uma esponja, detergente neutro e água;
  • Retire todo o sabão do cooktop com um pano úmido;
  • Por fim, seque a mesa do cooktop com um pano seco e coloque as grades e queimadores já secos.

Como instalar um Cooktop

como instalar cooktop

A instalação desse tipo de fogão é mais fácil do que se pensa. A primeira coisa que você precisa fazer é pensar onde ficará alocado o seu cooktop. Se for em uma bancada: ele aguenta o peso do fogão e das panelas? Ele é próprio para o calor? O local onde ficará situado, tem elementos inflamáveis ou mesmo, uma tomada para ligar o fogão (que fique a uma distância segura)?

E claro! Pense no tamanho do seu fogão. Pesquise bem antes de pedir que sua pedra (do balcão) seja cortada, para que fique no tamanho ideal.

Lembrando que a bancada precisa ter de 20 a 70 mm de espessura e ser feita de um material que seja resistente a umidade e ao calor.

Outra coisa que precisamos pensar é no tipo de mangueira usada para ligar o fogão ao gás. É uma mangueira especial para cooktop, uma que seja de alta pressão e revestida em aço. O comprimento dela vai variar de acordo com a distância que o fogão se encontra da parede, geralmente entre 0,8 e 1,2 metros.

Após ter tudo isso em mente, basta conectar a mangueira ao seu fogão e ao gás.

*ATENÇÃO! Recomendamos que façam isso com a ajuda de um técnico ou pessoa especializada, para evitar riscos de vazamento e explosões!

Experiência Equipe Achou Gastronomia

Agora vamos ao tão esperando momento desse texto, não é mesmo? Aos pontos positivos e negativos da experiência da equipe Achou com o cooktop 5 bocas da Fischer.

A experiência foi realizada por três das pessoas da nossa equipe, no intervalo de 6 meses a 2 anos; e foi realizada com o fogão elétrico à gás. E por unanimidade, a experiência foi muito boa! O fogão foi aprovado e até renovado por uma das integrantes do experimento.

Todos os pontos da experiência estão descritos abaixo:

Limpeza

De fato, a limpeza é muito fácil de realizar, e mais fácil ainda de manter. Com um perfex, muitas vezes, já resolve a limpeza. Mas é preciso ficar de olho com dois pontos: limpeza nos botões acendedores do fogo e das bocas dos fogões. Uma das integrantes da equipe já recebeu o fogão usado e teve um bom trabalho para conseguir limpar totalmente o que estava incrustado.

Os botões saem facilmente e você pode limpar toda a bancada para evitar que forme crostas de biofilme.

Durabilidade

Uma das integrantes passou cerca de 2 anos com o mesmo fogão e ele estava em condições perfeitas de uso. Precisamos falar algo mais?

Mantendo a limpeza do seu equipamento, a durabilidade é de mais de 5 anos.

Adaptabilidade e Usabilidade

O fogão fica bem rente à bancada e se adapta bem à planta projetada. Sua usabilidade não é diferente do fogão convencional e funciona perfeitamente.

Força do Fogo

Embora muitas pessoas digam que a força da chama do fogo de fogões cooktops seja mais fraca que a de um fogão convencional, isso não foi visto na experiência da equipe Achou.

Os alimentos logo atingiam fervura quando em fogo alto; e tem um bom espectro entre fogo baixo e alto. Da mesma forma, as bocas maiores tinham mais força que as menores e desempenhavam bem os seus papeis, como em um fogão convencional.

Capacidade de Cozimento ao mesmo tempo

A pergunta que não quer calar: e quando todas as bocas estão funcionando ao mesmo tempo, a qualidade não cai? A resposta é não! Assim como um fogão convencional, o cooktop aguentou bem o trabalho de alimentar famílias grandes com as 5 bocas ocupadas.

Inclusive, um ponto curioso: em uma ação beneficente de distribuição de marmitas pela equipe Achou, o cooktop aguentou o cozimento de uma panela industrial de arroz (cerca de 7kg de arroz cru foram cozinhados).

o que é cooktop

Qual o preço do Cooktop 5 Bocas

O preço de um cooktop 5 bocas varia entre R$ 360,00 e R$ 1200,00, dependendo das funcionalidades que você busque.

Onde comprar Cooktop 5 Bocas

Veja abaixo, a indicação da Equipe Achou de onde comprar cooktop 5 bocas Fischer, para poder ter todas as qualidades presenciadas por nós, na sua casa.

cooktop 5 bocas
Reprodução

Cooktop 5 Bocas Fischer Chama Simples

cooktop chama tripla
Reprodução

Cooktop 5 Bocas Fischer Chama Tripla

O que achou da resenha da Equipe Achou Gastronomia de hoje? Já deixa aqui nos comentários qual é o próximo produto que vocês querem que a gente analise.

{{ reviewsTotal }} avaliação
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}