
(Foto: assessoria do deputado)
20 de novembro de 2019. Essa é uma data para guardar na memória pois hoje a Executiva de Estudantes de Gastronomia entregou na Câmara dos Deputados, ao deputado Luiz Carlos Motta, o projeto de lei que regulamenta a profissão do Gastrônomo. Além disso, entregou também à sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, em Brasília, a moção de solicitação da inclusão da Gastronomia como integrante da árvore do conhecimento, contando com 620 assinaturas de alunos e docentes de todo o país, denotando um passo importante para o movimento estudantil da área.
A EXEGastro iniciou sua atuação no I Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia (EREGastro), ocorrido em Recife e sediado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no ano de 2017. Sua consolidação deu-se sobretudo no II EREGastro, ocorrido na Universidade Federal do Ceará (UFC),em 2018, na Plenária Final do evento, onde houve um direcionamento das discussões para a composição do orgão, definindo seus objetivos e elegendo seus membros iniciais, a partir dos estudantes e instituições presentes no evento.

Hoje, a Executiva é composta por membros (estudantes atualmente ativos nos cursos de Gastronomia) e conselheiros (estudantes egressos do curso), tendo como principal critério de escolha, a participação no EREGastro vigente, possuindo a ação de seus membros com gestão determinada até o próximo evento, onde ocorre a eleição de novos membros ou renovação dos então atuantes.
O principal objetivo da Executiva é a representatividade do corpo discente dos cursos de Gastronomia do país, fortalecendo o Movimento Estudantil do setor. Suas frentes são: Combate às Opressões; Qualidade na Formação das e dos Estudantes e Regulamentação da Profissão.

(Foto: Beatriz Araújo).
Atualmente, participam da Executiva membros da:
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará – Campus Baturité e Ubaraja
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal de São Paulo
Uniasselvi Bahia
Acompanhe a atuação da Executiva Nacional dos Estudantes de Gastronomia, acessando suas redes sociais.
Deixe um comentário