Aprovado 1º Mestrado Acadêmico em Gastronomia do País

Foi aprovado hoje, 03, pelo MEC, o mestrado acadêmico em gastronomia que é o primeiro do país

3
Universidade Federal do Ceará aprova mestrado em Gastronomia
Foto: Divulgação

Hoje é dia de comemoração para a área acadêmica e gastronômica do país todo: foi aprovado o primeiro Mestrado em Gastronomia do Brasil.

A proposta que foi solicitada pelo curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará, foi aprovada hoje, 03 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira abaixo, as palavras da coordenação do curso:

Prezados,

É com felicidade que informamos que a UFC aprovou o primeiro Mestrado Acadêmico em Gastronomia do país, na Área Interdisciplinar. A proposta foi encaminhada pelo Prof. Paulo Henrique Machado de Sousa e teve apoio da Coordenação do Bacharelado em Gastronomia.

O Mestrado terá apenas duas Linhas de Pesquisa: (1) “Gastronomia Social e Sustentabilidade”; e (2) “Tecnologia e Inovação Gastronômica”. A Linha 1 abriga projetos que integram a gastronomia no contexto social, cultural, com vista ao empreendedorismo e à intervenção com políticas públicas. A Linha 2 abriga projetos voltados ao conhecimento técnico-científico, matérias primas, desenvolvimento de métodos e técnicas de preparo culinário e dos aspectos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais de alimentos.

O Curso contará com 13 docentes permanentes e 3 colaboradores. A formação desses docentes é diversificada (Agronomia, Economia Doméstica, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Estatística, Nutrição, Pedagogia, Química) com doutorado cursado na UFC, UFV, USP e UFSCar, o que proporciona perfil interdisciplinar à proposta.

Dados sobre quantidade de vagas e como será a seleção ainda serão definidos após reunião prevista para os próximos dias.

ATUALIZAÇÃO

Para maiores informações, a equipe do Achou Gastronomia entrou em contato com o Prof. Paulo Henrique Machado de Sousa, responsável pela proposta do mestrado acadêmico, para fazer algumas perguntas. Clique aqui e veja a entrevista completa.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui