Salpicão Vegano
Equipamentos Utilizados
- Liquidificador
Ingredientes
Salpicão
- 1 xícara de Cenoura Ralada
- 1 xícara de Milho Cozido
- 1/2 xícara de Aipo Fatiado bem fino
- 1/2 xícara de Cebola Roxa Cortada em cubinhos
- 1/4 xícara de Passas
- 1/2 xícara de Tomate Cortada em cubinhos
- 1/2 xícara de Maçã Cortada em cubinhos (colocar em um recipiente com água e limão para não oxidar)
- 1 xícara de Tofu Defumado orgânico ralado
- 1 xícara de Batata doce Palha (frite uma xícara de batata doce palha com uma xícara de óleo de coco. Deixe secar no papel toalha)
Maionese Vegana
- 1 xícara de Castanha de caju Crua
- 1 colher pequena de Mostarda
- 2 colheres de sopa de Limão
- 3 colheres de sopa de Azeite
- 3 colheres de sopa de Água
Passo a Passo
- No liquidificador, bater todos os ingredientes juntos e depois temperar com sal e pimenta do reino a gosto;
- Bater mais uma vez até que fique completamente homogêneo;
- Misturar os ingredientes do salpicão com a maionese vegana;
- Para finalizar, adicione batata doce palha por cima.
Com esta receita super saborosa de salpicão vegano, será impossível deixar de ter uma ceia de Natal tão especial e memorável. Há várias formas de consumir o salpicão, pois há quem o prefira gelado e há quem prefira o salpicão vegano mais quentinho, sem falar nas diversas combinações que podem ser compostas com o Salpicão.
Sendo assim, conheça um pouco mais sobre a história deste prato super saboroso e descubra dicas para incorporar ainda mais sua receita.
Como surgiu o Salpicão
O Salpicão possui origem na palavra “salpicar”; ou seja, salgar ou polvilhar. E com o passar do tempo, sua imagem foi completamente alterada e seu termo não ficou restrito apenas ao sal.
Na Espanha alguns pratos podem ter sido os principais precursores do Salpicão, tal como conhecemos nos dias de hoje e é muito usado na época do Natal. Pelos meados dos séculos XVI e XVII começaram a aparecer algumas menções a um prato campesino chamado “vaca en salpicón”. Na época, era preparado com pedaços de gorduras e sobras de carnes magras de vaca, bem picadinhas onde poderia ser servido quente ou frio.
O Salpicão nos dias de hoje, é mais comum em terras tupiniquins, é preparado com carne de frango ou de vaca, legumes e grãos, com uma pitada de frutas cítricas ou vermelhas. Suas variações existem ao monte, com adição de presunto em cubos, queijos, frutos do mar, várias frutas, batatas, vagens, azeitonas, massas e até mesmo as deliciosas batatas fritas. Enfim, é exatamente o que sua imaginação e gosto permitirem. Como molho, creme de leite ou maionese.
A versão atual do Salpicão vegano no Brasil tem seus primeiros registros em meados da década de 50. Existem diversas receitas e cada família tem seu toque especial. Mas os ingredientes tradicionais são: maionese, cenouras, batata doce, pimentão de várias cores, salsão, pimenta e frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa.
Dicas sobre o Salpicão
Além desta receita deliciosa de Salpicão vegano, conheça algumas das dicas mais usadas neste saboroso e requintado prato natalino, veja:
- Podem ser adicionados de início na receita: os ingredientes para salpicão que são mais comuns como: maionese, alguns vegetais como milho, ervilha, azeitona, salsão picado; elementos adocicados e batata doce em palha;
- Experimente o salpicão com creme de leite ou iogurte para uma versão mais leve: Para quem deseja comer aquela comida gostosa mas sem sair no prejuízo, no lugar da maionese você pode adicionar creme de leite – em lata ou bem fresco – ou iogurte à mistura para deixar seu salpicão vegano bem repaginado, mais leve e ainda mais cremoso;
- Incorpore com ingredientes inovadores: Dê mais personalidade à sua receita preparando o salpicão com ingredientes ainda não utilizados na receita de salpicão vegano. Essa versão diferente de Salpicão combina especialmente com eventos mais especiais, como a ceia de Natal;
- Adicione Batata doce em Palha no Salpicão vegano: Por ser o ingrediente que leva mais crocância à receita de Salpicão vegano, a batata doce em palha é uma excelente opção para incorporar sua receita para o Natal;
- Sirva a sua receita de Salpicão Vegana gelada: Uma dica incrível, é servir seu salpicão vegano gelado. Após misturar todos os ingredientes (exceto a batata doce em palha), cubra a travessa do salpicão vegano com um plástico filme e leve à geladeira. Cerca de 15 minutos antes de servi-la, retire o plástico filme e adicione batata doce em palha e decore à seu gosto.
Aproveite e adicione cada uma destas dicas para dar ainda mais personalidade e sabor em sua receita de salpicão vegano e para mais receitas como esta para preparar para sua ceia de Natal, basta acessar a Achou Gastronomia e conhecer as diversas receitas incríveis para preparar para sua família e amigos, aproveite!