Receita de Panqueca

Receita de Panqueca
Receita de Panqueca

Panqueca

A saborosa receita de panqueca pode ser composta por uma diversidade de comidas, seja ela com carnes ou doces, use sua criatividade e sabor com a receita de panqueca.
Tempo de Preparo 30 mins
Tempo Total 30 mins
Ocasião Acompanhamento, Almoço, Breakfast, Brunch, Café da Manhã, Café da Tarde, Jantar, Lanche
Cozinha Francesa
Porções 15 Porções

Ingredientes
  

  • 2 xícaras de chá de Farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de Leite
  • 3 Ovos
  • 1 pitada de Sal

Passo a Passo
 

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos;
  • Em seguida desligue e, com uma colher, misture a farinha que grudou no copo do liquidificador;
  • Bata novamente só para misturar e reserve;
  • Unte a frigideira com um fio de óleo e leve ao fogo até aquecer;
  • Com o auxílio de uma concha, pegue uma porção de massa e coloque na frigideira, gire a frigideira para espalhar bem a massa;
  • Abaixe o fogo e deixe dourar por baixo, em seguida vire do outro lado e deixe dourar, repita o processo com toda a massa.
Palavras-chave dessa receita Panqueca, panqueca americana, panqueca com frango, panqueca de carne, Panqueca doce, panqueca fit

A deliciosa receita de panqueca, é considerada uma comida versátil, pois além de rápida e fácil, é um tipo de prato que combina tanto com comidas salgadas quanto doces. Seja de: panqueca de carne, panqueca de frango, panqueca de banana, panqueca americana – com chantilly, morango e mel – panqueca com banana e aveia ou até mesmo a panqueca fit.

Como muito dos pratos clássicos, a panqueca não possui uma história certa, mas existem evidências de que ela surgiu, há bastante tempo, ainda na Europa pré-histórica. Sua história conta que há mais de mil anos, uma camponesa havia derramado sem querer um pouquinho de mingau no fogão e criado a primeira panqueca, “por acidente”.

Ao decorrer dos anos, a panqueca se tornou algo consumido em toda a Europa até que milhares de anos depois, os franceses – criadores do conceito de culinária – assumiram a autoria da receita, chamando-as de crepes, com diversos recheios e molhos para qualquer pessoa deliciar.

Você sabia?

Nos Estados Unidos, a panqueca é chamada de “panqueca americana”, e talvez você até já tenha observado em filmes americanos, uma panqueca composta por ovos e bacon ou mel, morangos e chantilly. É uma tradição do café da manhã dos Estados Unidos, as pancakes americanas, que são ainda mais espessas do que os crepes franceses ou as panquecas brasileiras, com cerca de meio centímetro de altura. “Os norte-americanos as preferem mais gordinhas, feitas com mais farinha para que fiquem firmes”, diz a chefe Heloísa Bacellar.

As panquecas americanas mais clássicas são as doces, cobertas de geleias, mel ou maple syrup. Mas as salgadas não são de forma alguma descartadas, geralmente acompanham salmão defumado e cream cheese.

O hábito de comê-las empilhadas, por sinal, é algo bem comum nos Estados Unidos e tradição também entre os húngaros.

Os formatos, recheios, sabores e cores das panquecas, são variados, dependendo do gosto e criatividade de cada um. Para colorir pode ser utilizado o suco de beterraba, cenoura, espinafre natural ou em pó, açafrão, chocolate, entre outras.

Os recheios mais comuns da panqueca, são frango ou carne moída. Mas o recheio pode ser de ricota, vegetais, escarola, espinafre com tomates secos, camarão, bacon, mista, queijo, doce de leite com bananas, morango, chocolate, shitake e shimeji, sorvete, salmão defumado, atum, entre outros.

Dicas para deixar sua receita de panqueca perfeita

Conheça algumas dicas incríveis para deixar sua panqueca ainda mais deliciosa e perfeita, confira.

Não utilize o liquidificador

A massa de panqueca não necessita ser batida demais, porque isso acaba deixando-a bastante pesada de forma desnecessária. Sendo assim, opte por um batedor de arame – como um Fue – para misturar os ovos e o açúcar. Quando for acrescentar os secos, bata levemente com um garfo apenas para incorporá-los à massa. Esteja atento para não bater demais.

Misture os ingredientes secos primeiro

Colocar todos os ingredientes secos em uma tigela e misturá-los antes de adicionar o leite e os ovos, podem fazer toda a diferença no resultado final de sua panqueca. Dessa forma, não haverá pedaços de massa com muito fermento e outras com pouco.

Prefira frigideiras pequenas para as panquecas americanas

Se você optou pela panqueca americana, saiba que elas não foram criadas para serem muito grandes nem para que sua massa se espalhe por toda a frigideira. Por isso, escolha uma frigideira pequena que ajudará a concentrar de forma uniforme sua massa, além de ficar até mais fácil na hora de virar.

Então, gostou das dicas incríveis, imperdíveis e da deliciosa receita de panqueca? Se sim, aproveite para preparar pratos saborosos como este através da Achou Gastronomia e não se esqueça que pode complementar sua panqueca da forma que desejar, aproveite para inovar seu paladar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita