Você sabe o que é o Slow Food Moviment ou movimento Slow Food? Fundado por Carlo Petrini em 1986, esse movimento surgiu na Itália durante a última década. O significado da frase “Slow Food” parece óbvio e transparente e tem sido usado indiscriminadamente, levando à confusão sobre a organização “oficial” e seus objetivos. A organização, dedica-se à promoção de foodways locais e sustentáveis, independentemente de os elementos serem raças ou cultivos em extinção, produtos agrícolas específicos, especialidades regionais ou restaurantes que apoiam os produtores locais.

slowfood 1024x626
Movimento idealizado por Carlo Petrini, defende a revalorização da comida

Como um protesto contra a comida rápida e industrializada o Slow Food visa o aumento do consumo de produtos “bons” e limpos. Que preservam ao máximo a naturalidade dos alimentos. Privilegiam o modo de cultivo que resguardam o meio ambiente, os animais e a saúde do consumidor.  Além disso, a proposta Slow Food é que essas refeições sejam também partilhadas com a família e com os amigos.

O movimento procura também, contemplar uma espécie de campanha a favor do uso de alimentos regionais, típicos, para que eles não desapareçam da gastronomia.O slow Food moviment chegou ao Brasil em 2013 e já está presente em inúmeros restaurantes brasileiros, sendo mais uma das várias tendências adotadas por estes estabelecimentos.