O pelourinho é um dos centros históricos mais visitados de Salvador e o local reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana. Então, depois de uma boa caminhada pelo pelourinho vale a pena conferir esses restaurantes da gastronomia baiana:

  • Cafélier: 

Localizado no pelourinho, na Rua do Carmo, o Cafélier é um espaço pequeno porém bem aconchegante. Com uma bela vista para o mar e para uma parte da cidade. Ideal para fotos o cafélier é um dos pontos mais procurados no pelourinho, por isso é preferível que se chegue cedo ou que ligue para o estabelecimento para ver a disponibilidade de cadeiras, mas apesar da espera, a comida e a vista valem a pena, pois o pôr do sol é um dos mais bonitos e procurados da cidade. 

O estabelecimento não se atém somente ao café, mas também traz opções de pastas, chás, tortas, petiscos, omeletes, sorvetes, e “pinguiches”, sanduìches artesanais de sorvete.

O cafélier funciona todos os dias sendo, segunda à sábado de 14h às 21h e no domingo de 14:30h às 20h. 

  • Zanzibar

Localizado também no pelourinho, o Zanzibar serve comida tradicional africana,e traz pratos exóticos africanos, como o “ébubu fulô”, um peixe temperado com gengibre e molho de camarão e um delicioso purê de banana da terra. 

Com a cozinha comandada pela chef Ana Célia, o menu do restaurante é inspirado no Benin, na África. A casa, como em toda a bahia, tem um apreço por purês e os pratos com purê de banana da terra, o restaurante também serve a tradicional panela de lambretas aos sábados, além de cervejas especiais.

O restaurante também possui uma linda vista do mar de Salvador e funciona de quinta a sábado, de 12h Às 23h. Domingo, de 12h às 18h, no endereço Rua Direita de Santo Antônio, 60, Santo Antônio, Salvador. Ao lado da Igreja do Boqueirão. 

zanzibar cardápio
fonte: Isadora Duarte
  • Restaurante do SENAC

Localizado no largo do pelourinho, o restaurante do senac abriga também o Museu da Gastronomia Baiana, o Teatro do Sesc, Lojinha de Doces e Livros e o Restaurante de Comida a Quilo. O restaurante traz um Buffet típico da culinária baiana com 42 pratos e 12 tipos de sobremesas.

O restaurante é aberto de segunda a sábado das 11h30 às 15h30, e custa R$65,00 (por pessoa) e fica localizado no Largo do Pelourinho, 13 Salvador – Bahia.

restaurante do senac 1
fonte: Isadora Duarte

E você? Conhece algum restaurante do Pelourinho que acha que deveria estar nessa lista? Fala para a gente.