Estavam com saudades dos eventos de Gastronomia? Pois aqui vai um para aproveitar muito: acontece agora em novembro, o 1º Simpósio de Gastronomia, Ciência e Educação, em parceria com 2° Encontro de Pesquisa em Gastronomia.

O Simpósio marca uma excelente conquista para o campo da Gastronomia, sendo um dos primeiros, ou o primeiro, a ser exclusivamente dedicado à nossa área gastronômica, a ter apoio da CAPES para sua realização!

As datas a que ocorrerá o 1° Simpósio de Gastronomia será entre os dias 16, 17 e 18 de novembro. E essa data conta ainda com uma curiosidade: é data simbólica para a Gastronomia na academia pois, coincide com a do 1° Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia (EREGastro) no ano de 2017.

Conversamos com a organização do evento para poder repassar a vocês, e as informações obtidas foram as que expressamos abaixo. Confiram.

Como será o evento?

Será um evento online, que ocorrerá em três dias. Nos dois primeiros serão realizadas mesas pela manhã, com debatedores sobre temas específicos da Gastronomia enquanto ciência e educação, como nos debates sobre metodologia de ensino e perfil de egressos. São debates inspirados pelos que ocorriam no início do século passado, como os de psicologia e de sociologia, que delinearam o campo dessas ciências.

Pela tarde será reservada ao 2º Encontro de Pesquisa em Gastronomia, com as apresentações de trabalhos.

Já no último dia, haverá uma plenária, onde serão trazidos grupos de pesquisa e participantes do evento, na qual será buscado criar direções possíveis para a sedimentação da Gastronomia na academia.

“Nós buscaremos incentivadores de debate, não mediadores em todas as mesas.”

Segundo a própria organização do evento

As mesas e a plenária serão transmitidas pelo YouTube, já os grupos de trabalho serão realizados no ambiente do evento.

Como surgiu a iniciativa do evento?

Inicialmente idealizado por três egressos de UFBA, UFC e UFRPE, o Simpósio teve a faísca acendida durante um evento que ocorreu na USP, em 2019. Confira abaixo, as palavras dos organizadores.

Surgiu de uma junção de pesquisadoras e pesquisadores de Gastronomia, no ano de 2019, durante o evento que ocorreu na USP, no qual a maioria dos trabalhos eram de gastronômas e gastronômos, mas não tínhamos nenhum representante nas mesas. Daí, nós nos juntamos e começamos a pensar o evento, conseguimos a bolsa de incentivo a eventos da CAPES em 2020 porém a pandemia acabou adiando os planos.

Nos juntamos com o IFB, Instituto Federal de Brasília, através da professora Giuliane, que foi a nossa porta pro contato com a CAPES. Três pessoas foram o grupo que iniciou essa ideia, somos egressos e egressas dos cursos da UFBA, UFC e UFRPE. Que escolhemos a carreira de pesquisadoras e pesquisadores. Somos o mesmo grupo de pessoas que organizamos os Eregastro’s. E percebemos que deveríamos dar esse passo adiante.

Hoje contamos com o apoio de diversas universidades, públicas e privadas. Como UFRJ e pesquisadores da Anhembi Morumbi. Como tínhamos um contato muito bom com a UFRJ, propomos que trouxessem o Encontro de Pesquisa em Gastronomia, que já foi um sucesso no ano passado, pra fortalecer o Simpósio.

Como realizar as inscrições no 1º Simpósio de Gastronomia?

As inscrições serão gratuitas, mas ainda não há datas definidas. Acompanhem o perfil de Instagram do Simpósio que todas as informações serão divulgadas por lá. Ou continuem acompanhando o Achou Gastronomia para saber mais novidades.

Maiores Informações

As dúvidas podem ser tiradas pelo Instagram, pela página no Facebook e pelo e-mail do evento. Seguem os dados abaixo:

Instagram: @simposiodegastronomia

Facebook: /simposiodegastronomia

E-mail: [email protected]