Novas tendências nos ovos de Páscoa, com a inflação notória no país, empresas e pequenos negócios estão tendo que inovar para conseguir uma boa venda, oferecendo um produto de qualidade e diferente para o consumidor que está em busca de produtor para presentear que cabem melhor no orçamento sem perder a essência da tradição.
Como surgiu a tradição dos ovos de chocolate
O Ovo feito de chocolate é um dos principais símbolos da comemoração moderna e sua origem remete a diferentes povos e culturas da Antiguidade.
O ovo era visto, em muitas culturas antigas, como um símbolo de fertilidade que representava o nascimento e o ciclo da vida.
Como para os persas, durante o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte), realizavam uma celebração conhecida como Noruz (celebração do ano novo para os persas, enquanto praticantes do zoroastrismo), durante a refeição que celebrava esse período, ovos coloridos eram colocados sobre a mesa de jantar e, em seguida, eram cozinhados e consumidos.
No Norte da Europa, alguns povos cultuavam uma deusa chamada Eostre, também conhecida como Ostara, e algumas teorias a respeito falam que o culto a ela tinha algum tipo de conexão com ovos, coelhos e lebres. Eostre era uma deusa da fertilidade (assim como o coelho e o ovo eram considerados símbolos da fertilidade).
A relação do ovo não se dá somente com as culturas pagãs, pois existem histórias e lendas cristãs que remetem o coelho e o ovo com o cristianismo, e muitos acreditam que essas lendas podem explicar o motivo de presentear as pessoas com ovos na Páscoa.
Não se sabe ao certo a origem, existes várias história de vários povos distintos, mas os ovos de chocolate, por sua vez, surgiram no século XVIII, quando confeiteiros franceses resolveram esvaziar os ovos e preenchê-los com chocolate. Durante o século XIX e começo do XX, os ovos de chocolate eram caríssimos, portanto, alimento que poucos poderiam consumir. Esse modo de produção se espalhando e hoje é um dos grandes símbolos da Páscoa, a tradição dos ovos de chocolate.
Intenção de compras para Páscoa em 2023
Segundo o levantamento de intenção de compras para Páscoa em 2023 da CNDL:
• 68% dos Brasileiros pretendem fazer compras para a Páscoa em 2023. Com isso, estima-se que cerca de 110,7 milhões de pessoas devem ir às compras.
• 34% irão comprar presentes porque gostam ou pretendem presentear pessoas que também gostam de chocolates, 26% porque é uma tradição da qual gostam de fazer parte e 26% por ter costume de presentear as pessoas que gostam.
• 30% não pretende fazer compras na Páscoa porque estão desempregados, 27% vão priorizar o pagamento de dívidas e 16% não gostam/ não tem costume de comprar presentes e chocolates nesta data.
• 50% pretendem comprar ovos de chocolate industrializados, 45% bombons industrializados, 43% ovos de Páscoa caseiros/artesanais, 30% barras de chocolate industrializados e 29% bombons e barras de chocolate caseiros.
Lista de novas tendências nos ovos de Páscoa
Ovos de colher
Os de colher vem ganhando um grande lugar no mercado artesanal e nas novas tendências nos ovos de páscoa, a inovação que veio para ficar, hoje é o queridinho de muitos na hora de escolher o presente de Páscoa. Ele já ganhou varia versões, com uma variedade de recheios e com cascas de chocolate, biscoito, brownie, etc.
Ovos salgados
Para os que gostam de novas aventuras, mas sem perder a tradição do formato de ovo, temos também os ovos salgados, dois exemplos bem atrativos são as releituras da tradicional coxinha e da empada.
Embalagem com formato de ovos
Para você que acha que já viu de tudo em meio as novas tendências nos ovos de páscoa, temos também as versões que utilizam uma embalagem de plástico ou acrílico em formato de ovo com comidas variadas servidas dentro, ou até mesmo maquiagem, brinquedos; dois exemplos bem diferentes são os ovos de sushi e os ovos de pratinho.
Veja também, listamos algumas opções de receitas de Páscoa para você que está indeciso possa se inspirar na montagem do cardápio e surpreender a família e os amigos no domingo.
Mais notícias e dicas como essa você encontra aqui no Achou Gastronomia.