Já imaginou ficar de frente para 500kg de panelada?
O Mercado São Sebastião, um local tradicional e importante para a história gastronômica da capital cearense, realizará mais um feito para os amantes da culinária regional.
Após terem alcançado o recorde de maior Buchada do mundo, neste mês de julho irão em busca de produzir outro prato regional, dessa vez a panelada. Nos dias 28 e 29 de julho, os chefs do mercado irão preparar 500kg de panelada para quem participar do festival.
A entrada é gratuita e aberta a todos.
A origem da iguaria nordestina conhecida como Panelada, que é feita de tripas, estômago e pés de boi, tem origem controversa. Enquanto alguns historiadores afirmam que a origem é portuguesa, outros defendem que é um prato genuinamente nordestino. O prato acompanha arroz, pimenta, limão e na cidade de Fortaleza, não pode faltar o cuscuz de milho.
Informações do 1º Festival Gastronômico Mercado São Sebastião que terá a produção de 500kg de panelada
Local: Rua General Clarindo de Queiroz, 1745, Centro – Fortaleza/CE.
Data: 28 e 29 de julho de 2023.
Horário: 18h.
Entrada Gratuita.
Para maiores informações, entre em contato com o Instagram do Mercado São Sebastião.
Outros recordes alcançados pelo Ceará
Maior buchada do mundo
Em novembro de 2019, durante o I Festeja Buchada (evento integrado à I Virada Cultural de Fortaleza), os cearenses se reuniram no Mercado São Sebastião para comer 135 kg do prato típico regional.
O registro foi atestado por um representante do Ranking Brasil, que faz parte do Guinness World Records.
Toda a receita foi preparada com a ajuda de uma panela de barro gigante. A buchada foi pesada com o auxílio de uma balança suspensa e uma estrutura de ferro.
Cerca de 1.500 porções de buchada foram servidas com o super prato.
Tapioca gigante de 1,5 tonelada
Em 24 de junho de 2005, na Praça do Ferreira, no Centro da cidade de Fortaleza; a super tapioca foi produzida e distribuída.
A sua preparação levou 16 horas e contou com 14 pessoas. Teve 100 metros de comprimento e 1,5 tonelada de peso.
Maior rapadura do mundo
A cidade de Pindoretama (CE) entrou novamente para o RankBrasil Recordes Brasileiros com uma enorme e doce conquista: produziram novamente, a maior rapadura do mundo, pesando 9.820 kg e medindo 4.16m de comprimento, 2.10m de largura e 0.90cm de altura.
A primeira vez que haviam batido o recorde, foi em 2006, com o peso de 5.113 kg, que foi vencido pela rapadura de 8.173 kg de Santa Cruz da Baixa Verde (PE).
Com o novo recorde, o município de Pindoretama volta a ser reconhecido como recordista nacional e até mesmo mundial, ostentando a maior rapadura já feita.
Essa conquista doce e impressionante ressalta o talento e a tradição dos pindoretamenses na produção de doces de cana-de-açúcar, exaltando a cultura local e a paixão pelo sabor autêntico da região.
Maior queijo coalho do mundo
No evento, realizado na Praça da Matriz de Santo Antônio, no Centro de Quixeramobim, a marca do maior queijo do mundo foi superada pela sexta vez consecutiva no ano de 2012, produzindo um queijo de 1.023 kg.
Em 2008, foram 718 kg. Em 2009, 780 kg. Um ano depois, em 2010, a medida foi de 910,5 kg, batendo a marca mundial, dos holandeses. No ano de 2011, o queijo alcançou uma tonelada, chegando a exatos 1.007 kg. Ou seja, apenas 16 quilos menos que 2012.
Maior queijo de cabra do mundo
Os cidadãos de Quixadá se inspiraram no maior queijo coalho produzido por Quixeramobim e fizeram o maior queijo de cabra do mundo. A peça atingiu 120 kg, no ano de 2010.
Receita de Panelada Nordestina com Cuscuz
Para você que assim como nossa equipe, ficou com água na boca, enquanto o festival não chega, basta clicar no link das palavras ao lado, para acompanhar uma deliciosa receita de panelada nordestina com cuscuz.