Usinas da Paz Ampliam Cursos de Gastronomia e suas Ofertas iniciando uma nova fase do curso de gastronomia com uma notável ampliação na carga horária, agora totalizando 120 horas.
As Usinas da Paz enquanto ampliam cursos de gastronomia deram início a uma nova fase de capacitação em gastronomia, marcada por uma significativa ampliação na carga horária dos cursos. O projeto, resultado da parceria entre a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), visa preparar os participantes para grandes eventos, com destaque para a conferência iminente Mundial do Clima, COP 30. A expectativa é que tais eventos proporcionem oportunidades de emprego na área gastronômica.
Os novos módulos, que foram lançados no início de terça-feira, trazem como inovação o aumento da carga horária para 120 horas, representando um acréscimo significativo em comparação às 80 horas oferecidas anteriormente. A busca iniciativa não apenas divulgar o conhecimento dos participantes na arte da gastronomia, mas também criar uma mão de obra altamente capaz de contribuir para a economia local.
Igor Normando, secretário de Articulação da Cidadania, destaca a importância das Usinas da Paz como oportunidades profissionais. “Futuros chefs e cozinheiros treinados criarão empregos e renda em suas regiões, elevando a autoestima da população. Isso é essencial para o próximo grande evento em nosso Estado, pois Belém é um polo gastronômico com o turismo como fonte econômica chave.”
O primeiro módulo a abrir a programação deste mês foi o do Chef de Cozinha, ministrado na Usina da Paz Jurunas/Condor pelo renomado chef Kenny Nogueira. Ele destaca as amplas possibilidades para os alunos no mercado de trabalho nos próximos dois anos, especialmente devido à realização de eventos de grande porte como a COP 30. “Os alunos poderão ser mão de obra, pois estarão capacitados. Eu também ensino bastante a visão empreendedora, para que eles sejam donos do seu próprio restaurante.”
Rafaela Garcia, uma das participantes, expressa sua paixão em se profissionalizar para ingressar no mercado de trabalho. “Eu aprendi muita coisa no primeiro curso de gastronomia que fiz. Já me abri várias portas, pois aprendi a fazer comidas de bom preparo e mais trabalhadas. Acredito que este curso de Chef de Cozinha me deixará mais preparado ainda para conseguir um emprego.”
Outra aluna, Luzia de Nazaré, destaca a importância de buscar conhecimento constantemente e vê o curso como uma excelente oportunidade de aprimoramento. “Estou ansioso para o restante do curso, pois é muita coisa para nos aperfeiçoar mais. Uma ótima oportunidade!”
A programação dos novos módulos onde as Usinas da Paz ampliam cursos de gastronomia e horários, no calendário atual inclui:
- De 26/09 a 17/11 (pela manhã): Chef de Cozinha
- De 26/09 a 17/11 (à tarde): Cozinheiro Profissional
- De 26/09 a 17/11 (à noite): Curso de Panificação
Os interessados em participar dos próximos módulos poderão se inscrever na Usina da Paz mais próxima, apresentando original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência durante o período de inscrições. Mais informações podem ser obtidas através das redes sociais – @UsinasdaPaz.
Fique por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo acadêmico da gastronomia:
- Projeto Cozinha do Amanhã: Estudantes de Gastronomia Combatem o Desperdício
- Saiba como será o primeiro livro do Le Cordon Bleu em português: “Gastronomia brasileira – Da tradição à cozinha de fusão”
- Liceu de Ofícios e Inovação Abre Mais de 1000 Vagas em Cursos Gratuitos, Incluindo Culinária Natalina