Itália, uma nação que é muito sinônimo de tomates de alta qualidade, está embarcando em uma missão culinária no Brasil, buscando a supremacia no mercado de tomates em enlatados e molhos. A Itália produz anualmente cerca de 5,5 milhões de toneladas de tomates, representando aproximadamente 15% da produção mundial. Quando se trata de tomates processados, o país é indiscutivelmente líder global, sendo extremamente reconhecido pela qualidade incomparável. No entanto, apenas uma fração ínfima dessa riqueza encontra o caminho italiano para o Brasil. A maior parte permanece na Europa ou é exportada para a Ásia e a África.
Um projeto organizado “Meu Tomatí” surge com a missão audaciosa de reverter essa tendência e conquistar uma parte substancial do mercado brasileiro, buscando a supremacia no mercado de tomates.

Este projeto, apoiado pela União Europeia no âmbito do programa AGRIP-SIMPLE e pela OI Pomodoro Industria Bacino Centro Sud, tem percorrido o Brasil com um objetivo claro: destacar a qualidade dos tomates e molhos italianos. O alvo público? Empresários do setor de importação, chefs renomados e meios de comunicação. A estratégia é cristalina: conquistar o coração e o paladar do povo brasileiro, e a supremacia no mercado de tomates no Brasil, demonstrando que o tomate italiano é um investimento culinário que vale cada mordida.
A Câmara Ítalo Brasileira de Comércio trouxe especificações do projeto em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Todas as apresentações tinham algo em comum: pratos magnificamente elaborados com tomate italiano, destinados a seduzir até os paladares mais exigentes.
O projeto tem um objetivo ambicioso: expandir a presença dos tomates italianos processados - incluindo molhos, tomates pelados e passas – no Brasil ao longo dos próximos três anos. Em 2021, o Brasil importou aproximadamente 20,6 mil toneladas de tomates processados da Itália. Apenas até maio deste ano, já atingiu a marca de 12,8 mil toneladas. Apesar desses números já impressionantes, os italianos são famosos por mais.
Michele Sabatio, um dos representantes do projeto, destaca: “São 37 milhões de descendentes de italianos no Brasil. Só aí já temos um mercado que ainda não foi totalmente conquistado[…]. Chegamos aqui os nossos tomates enlatados, mas ainda é muito pouco pelo potencial que o mercado brasileiro tem.”
O Tesouro Chamado “San Marzano”
Uma variedade de tomate que está roubando corações ao redor do mundo, e que é um dos destaques na campanha, é o venerável tomate San Marzano. Este tesouro culinário é cultivado no Sul da Itália e é conhecido por sua forma alongada, casca fina, polpa firme e sabor doce, com baixa quantidade de sementes e acidez suave.
Os tomates San Marzano produzidos na região da Campânia ostentam um prestigioso selo de Denominação de Origem Protegida (DOP) da União Europeia. Essa certificação garante aos consumidores que estão adquirindo produtos autênticos de qualidade superior. É um selo que promove a confiança do consumidor e apoia os produtores locais que seguem padrões de produção exclusivos.
Portanto, à medida que o projeto desembarca no Brasil com a missão de cativar os paladares com a excelência dos tomates italianos, os amantes da culinária brasileira podem esperar uma invasão de sabores, qualidade e tradição que só a Itália pode proporcionar. O mercado de tomates enlatados e molhos está pronto para ser transformado com um toque autêntico da península italiana, e os consumidores brasileiros têm muito a saborear e apreciar.
A saga italiana em busca da conquista dos paladares brasileiros é um conto de sabores e uma jornada que pode revolucionar o mercado de tomates no Brasil, deixando uma herança de excelência gastronômica.
Você sabia que há uma diversidade imensa para se utilizar a tomate na gastronomia? Corre e dá uma olhada nas receitas que selecionamos com muito carinho!