(Foto: Let’s Go Digital.)
Segundo o Let’s Go Digital, site de novidades tecnológicas, o novo celular da Samsung pode vir com um sensor molecular, nova patente registrada pela marca, o qual permitirá a análise de alimentos para, após, disponibilizar as informações nutricionais destes. Pelo menos é o que os rumores afirmam, já que imagens conceituais demonstram que isso irá ocorrer.
O princípio desta tecnologia baseia-se no uso de um espectrômetro infravermelho, que, a partir do espectro de radiação eletromagnética, poderá indicar níveis de açúcar em frutas, por exemplo. Além disso, o sensor também permitirá o informe dos níveis de gordura do próprio corpo humano, não tendo suas funções limitadas à vertente gastronômica.
De forma geral, essa tecnologia iria auxiliar muito na hora das compras e, até mesmo, na fuga da dieta. Seu uso seria muito interessante para diabéticos, pois estes poderiam avaliar a quantidade de açúcares presente em cada alimento antes de consumí-lo, de modo a manter um melhor controle sobre sua glicemia.
Até o momento, a empresa não comentou nada acerca do suposto pelo mercado, mas espera-se que um anúncio oficial não irá demorar muito para acontecer.
A título de curiosidade, é interessante ressaltar que esta tecnologia não é nova no mundo tecnológico. Em 2017, surgiu, na China, o primeiro celular com essa funcionalidade do mundo. Acoplado com o sensor SCiO, o modelo Changhong H2 proporcionava a obtenção de dados relacionados aos níveis de gordura e açúcares presentes em cada alimento, simplesmente a partir do ato de apontar o celular para o que fosse ser consumido.