Receita de Cuscuz de Arroz

Receita de cuscuz de arroz
Receita de cuscuz de arroz

Cuscuz de Arroz

Se você gosta de inovar no sabor, prepare a saborosa receita de cuscuz de arroz que é um prato fácil e de rápido preparo que possui uma textura super saborosa.
Tempo de Preparo 20 mins
Tempo Total 20 mins
Ocasião Breakfast, Brunch, Café da Manhã, Café da Tarde, Lanche
Cozinha Brasileira
Porções 6 Porções

Ingredientes
  

  • 500 gramas de Flocão de arroz
  • 8 colheres de sopa de Açúcar ou 9 colheres de sopa
  • Sal a gosto
  • 1 colher de sopa de Margarina
  • 2 colheres de sopa de Óleo
  • 1 Coco ralado
  • Leite

Passo a Passo
 

  •  Misture todos os ingredientes e acrescente leite até ficar como uma farofa bem molhadinha;
  • Deixe descansar por 30 minutos;
  •  Leve a massa ao cuscuzeiro até o ponto que enfie um garfo e saia limpo;
  • Sirva regando leite de coco fresco.
Palavras-chave dessa receita cuscuz de arroz, Cuscuz de milho, cuscuz de tapioca, Cuscuz Marroquino, Cuscuz nordestino

A receita de cuscuz de arroz de hoje vai para quem ama inovar no sabor do lanche. É um prato fácil e de rápido preparo que possui uma textura super saborosa. Pode ser doce ou salgada, ambos poderão conquistar seu paladar, ou seja, é uma excelente pedida para comer com amigos e familiares, pois rende boas porções.

História do cuscuz

O cuscuz é considerado um dos pratos mais tradicionais de todos os outros pratos brasileiros. Trata-se de uma família de receitas, já que são inúmeras as variações regionais, locais e até familiares, com relação ao seu modo de preparo.

O cuscuz, que hoje é bastante consumido em quase todo o mundo, é uma herança da culinária africana trazida durante a colonização dos portugueses no século XV. No Brasil o cuscuz possui grandes variações típicas desse mesmo prato, como: cuscuz de tapioca, cuscuz de milho, cuscuz nordestino, cuscuz marroquino, cuscuz paulista entre outros.

Benefícios do consumo do cuscuz de arroz

O arroz é um cereal rico em carboidratos e seu principal benefício para a saúde é o grande fornecimento de energia para o organismo. Além disso, também contém: aminoácidos, vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do corpo.

Quando a proteína do arroz é combinada com o cuscuz, cujo também é uma grande fonte de benefícios para a saúde, fornecem proteínas completas para o organismo que são importantes para construção dos tecidos do organismo, e ajuda ainda a reforçar a imunidade e na manutenção das células, possuindo grandes benefícios.

Existem diversos tipos de arroz no mundo, mas os mais consumidos, são: o branco e o integral. Ambos são fontes de carboidrato, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e selênio. Além disso, têm pequenas quantidades de proteínas e fibras. Quanto às calorias, em 100 g do alimento integral cozido sem sal e óleo há 108 kcal; já na mesma quantidade de arroz branco temos 131 kcal. Confira alguns dos maiores benefícios do consumo de arroz em sua comida.

Grande fonte de energia

Assim como outros cereais, o arroz é uma boa fonte de carboidratos, e sua maior função é fornecer energia ao organismo. Muitas pessoas ainda acreditam que o carboidrato seja o grande vilão da alimentação e apenas engorda. Porém, esse nutriente fornece energia para o cérebro e o corpo realizarem suas atividades diárias, por isso que, cortar o carboidrato de vez poderá prejudicar o metabolismo.

Previne doenças cardiovasculares

O arroz possui um composto chamado lignana, que protege contra as doenças cardíacas. Isso porque reduz a quantidade de gordura no sangue e controla a pressão arterial e a inflamação nas artérias.

Reforça a imunidade

As fontes de fibras solúveis e insolúveis presentes no arroz mantêm o equilíbrio da microbiota intestinal. Ter um intestino saudável ajuda a melhorar as defesas do organismo contra agentes causadores de doenças. Além disso, o arroz contém minerais como zinco e selênio, que contribuem com o bom funcionamento do sistema imune.

Controla o colesterol

As fibras compostas no arroz, são responsáveis por controlar o colesterol “ruim”. Elas evitam que esse colesterol consumido seja decomposto e digerido mais rapidamente. Sendo assim, incluir o arroz na dieta diminuirá o colesterol “ruim” do organismo.

Reduz os níveis de açúcar no sangue

Devido à presença do magnésio e das fibras, o consumo regular de arroz integral ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, o que reduz o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.

Além do cuscuz ser bastante benéfico a saúde, o arroz também possui grandes vantagens em seu consumo. Sendo assim, aproveite para unir uma boa alimentação com sabor de qualidade com a receita da Achou Gastronomia acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita