Receita de Bolo de Chocolate Molhadinho

Receita de Bolo de Chocolate Molhadinho
Receita de Bolo de Chocolate Molhadinho

Bolo de chocolate molhadinho

Prepare um delicioso bolo de chocolate molhadinho de forma rápida e super fácil.
Tempo de Preparo 40 mins
Tempo Total 40 mins
Ocasião Aniversário, Breakfast, Brunch, Café da Manhã, Café da Tarde, Casamento, Festas Juninas, Lanche, Sobremesa
Cozinha Portuguesa
Porções 40 Porções

Ingredientes
  

Massa:

  • 2 xícaras de Farinha de trigo
  • 2 xícaras de Açúcar
  • 1 xícara de Leite
  • 6 colheres de sopa de Chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de Fermento em pó
  • 6 Ovos

Cobertura (opcional):

  • 2 colheres de sopa de Manteiga
  • 2 xícaras de Leite
  • 2 xícaras de Chocolate em pó

Passo a Passo
 

Massa:

  • Em uma batedeira, bata as claras em neve, acrescente as gemas, o açúcar e bata novamente;
  • Adicione a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata por mais alguns minutos;
  • Despeje a massa em uma forma untada e leve para assar em forno médio (180° C), preaquecido, por 40 minutos.

Cobertura (opcional):

  • Em uma panela, leve a fogo médio o chocolate em pó, a manteiga e o leite, deixe até ferver;
  • Despeje quente sobre o bolo já assado;
  • Por fim, é só saborear.
Palavras-chave dessa receita Bolo de brigadeiro, Bolo de cenoura, Bolo de laranja, Bolo fofo, Bolo fofo de cenoura, Bolo mesclado, Bolo Mole, Bolode chocolate molhadinho

Nada melhor para um bom café da manhã ou confraternização do que um bolo de chocolate molhadinho, não é verdade? Ainda mais se tratando de um preparo tão incrível e delicioso como este descrito na receita acima pela Achou Gastronomia.

O bolo de chocolate está presente no mundo há mais de três séculos, tratando-se de um prato de grande sucesso na culinária do mundo todo. Aonde quer que vá, acredite, será possível encontrar um delicioso bolo de chocolate molhadinho. E mais, não somente um bolo de chocolate, mas, uma grande variedade de tipos de bolos, como: bolo fofo, bolo de cenoura, bolo de laranja, bolo mole, bolo com cobertura e muito mais.

Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre esse delicioso prato tão apreciado e preparado?

Origem do bolo de chocolate molhadinho

A origem do bolo, provavelmente, nasceu no Egito Antigo, onde era preparado como pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Ao decorrer dos anos, no período renascentista, a iguaria foi aperfeiçoada pelos romanos, que dominavam a técnica da fermentação. Sendo assim, eles batizaram de “bolo” por causa do formato redondo, vindo de bola.

Os romanos, também, introduziram bolos em eventos comemorativos. Alguns historiadores apontam que, em casamentos, as famílias ricas preparavam massas com ingredientes especiais e as ofereciam aos deuses. E nesse período, o bolo não era consumido como alimento e sim arremessado em direção aos noivos.

Já a tradição dos bolos confeitados, teriam iniciado nos casamentos da realeza européia do século XVI. O primeiro bolo de andares surgiu da cerimônia que uniu a italiana Catarina de Médici e o rei da França Henrique II.

O ano de 1800, foi de certa forma, considerado o auge dos bolos. Pois, no reinado da rainha Vitória na Inglaterra, os bolos eram enormes, podendo chegar a pesar, cerca de mais de 100 quilos e possuir uma altura maior que dois metros.

Os bolos daquela época demoravam a sair dos banquetes da nobreza por conta do alto preço e do difícil acesso aos ingredientes básicos, além do trabalho para prepará-lo. O torrão de açúcar, por exemplo, tinha que ser cortado; sovado e sem seguida, peneirado.

Chocolate

Já o chocolate, foi uma das grandes riquezas exploradas pelos espanhóis no Novo Mundo. Antes mesmo da colonização, os maias já cultivavam o cacau. Com a chegada de Colombo, os espanhóis começaram a plantar cacau nas terras americanas e exportar chocolate para a Europa a preços altíssimos. Assim como o bolo, o chocolate só era consumido pela alta sociedade daquela época. E somente com a Revolução Industrial, o chocolate passou a ser popularizado. Foram criadas máquinas para espremer manteiga de cacau que conseguiram tornar o chocolate mais consistente e durável.

Uma união perfeita

No século XVII, enquanto o chocolate era exclusivamente bebido, os confeiteiros ingleses, buscavam e estudavam uma forma diferente de poder consumi-lo. Em 1674, surgiu a brilhante ideia de adicionar cacau às misturas de bolos e servi-los em uma nova fórmula de empórios. Dessa forma, começou uma combinação que ao longo do tempo ganhou várias receitas, assim como o bolo de chocolate molhadinho.

Curiosidades sobre o bolo de chocolate

Conheça a seguir algumas das maiores curiosidades sobre o bolo de chocolate:

  • O cacau, matéria-prima do chocolate, teve sua origem na América Latina por volta de 1000 a.C;
  • O chocolate ajuda o corpo a ficar mais relaxado, diminuindo os sintomas de estresse, além de auxiliar na liberação do hormônio da felicidade, a serotonina. Por isso a sensação de paz e tranquilidade após um delicioso pedaço de bolo de chocolate molhadinho;
  • Durante o século XVI na Europa, o chocolate era considerado um remédio, pois ele podia ser recomendado para casos de febre e até mesmo dores estomacais.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a origem dos bolos e exclusivamente do chocolate? Sendo assim, para mais receitas deliciosas como esta e histórias sobre origem dos pratos, basta acessar a Achou Gastronomia e preparar uma receita incrível e super saborosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avalie essa receita