Raimundo do Queijo é tombado como Patrimônio

No último domingo, foi realizada no bar Raimundo do Queijo a cerimônia de reconhecimento oficial do local como patrimônio turístico de Fortaleza, que se une à lugares como UNIFOR e Iate Clube de Fortaleza, também reconhecidos anteriormente

0
Raimundo do queijo recebendo reconhecimento oficial de patrimônio turístico de Fortaleza
Fonte: Prefeitura de Fortaleza

No intuito de proteger bens de valor histórico, artístico, cultural, arquitetônico, ambiental e que, de alguma forma, tenham valor afetivo para a população, é que acontecem os tombamentos, caracterizados pela intervenção do Estado na propriedade, reconhecendo e protegendo os recursos. E foi o que aconteceu com Raimundo do Queijo, em Fortaleza, Ceará.

Neste domingo, 1º de março, foi realizada no bar Raimundo do Queijo a cerimônia de reconhecimento oficial do local como patrimônio turístico de Fortaleza. O bar, agora, fará parte de ações de promoção da cidade, assim como o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (U), o Museu da Fotografia, o Iate Clube de Fortaleza, o Instituto do Ceará e o Pirata Bar, que são considerados patrimônios turísticos da capital cearense.

A cerimônia, que contou com a presença do secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, aconteceu no endereço do próprio estabelecimento, localizado na Rua General Bezerril, 151. Alexandre explica que a Prefeitura procura locais importantes para os brasileiros.

“Temos feito esse reconhecimento aos locais que refletem a memória afetiva de Fortaleza e o Raimundo do Queijo faz parte da história de muitos fortalezenses”

Explica Alexandre Pereira, sobre o reconhecimento de Raimundo do Queijo como patrimônio turístico

Para o senhor Raimundo Oliveira Araújo, proprietário do bar, o momento representa uma conquista inimaginável:

“Recebo esse título com muito prazer e felicidade. Não esperava que chegássemos a esse ponto. Hoje sinto uma felicidade tão grande que não consigo dizer em palavras. Fiz tudo para chegar a esse lugar, trabalhando de domingo a domingo”

João Fortes, frequentador do espaço há mais de uma década, contou que o reconhecimento é algo justo e que beneficia a história de Fortaleza.

“É a valorização de um trabalho espontâneo do Sr. Raimundo, que criou esse ponto de encontro dominical que hoje em dia é uma célula viva do Centro da Cidade. Frequento aqui há mais de 12 anos. No início, era um público pequeno, uma família e que hoje recebe de braços abertos todos que chegam aqui com muita alegria, amor, sem confusão, só amizade”

História

O local foi criado em 1978, no Centro de Fortaleza. No início, o espaço vendia carne e logo após, iniciou a venda de queijos e iguarias da terra, como carnes e manteiga da terra, que são comercializadas até hoje, acompanhadas de boas bebidas, companhias, conversas e risos. Frequentadores são tão fiéis ao local que até criaram o Bloco do Seu Raimundo, bloco carnavalesco em homenagem ao dono do estabelecimento.

Serviço

Endereço do Raimundo dos Queijos: Rua General Bezerril, 151, Travessa Crato, Centro.
Funcionamento: Semana 07h às 17h / Final de Semana 07:15h às 15h
Telefone:
(85) 3226-9351

Fonte: Prefeitura de Fortaleza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui