Nesta sexta-feira (22), às 19h, acontecerá a Ceia Solidária na Rua, idealizada pelo professor Ricardo Frugoli, este evento já está na sua quarta edição, a primeira ocorreu em 2019 e as demais em 2021 e 2022, ocorrendo em quatro estados brasileiros: Pará, Minas Gerais, São Paulo e, é claro, Fortaleza. O evento, que tem como local a rua Dr. Fernando Augusto – 980 e será ao ar livre, tem como parceiros o Programa de Extensão Gastronomia Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e O Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim.
Ceia Solidária na Rua
A questão da insegurança alimentar no Brasil, que já era preocupante, se agravou com o aumento do desemprego no contexto da pandemia de covid-19. Numa colaboração para amenizar a fome de centenas de pessoas, o programa de extensão Gastronomia Social da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) do Grande Bom Jardim, cadastrada como projeto do programa, produziram, em maio de 2021, 300 refeições diárias para distribuição a famílias do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, e de outras comunidades da região metropolitana. Logo após esse gesto, depois de 1 ano parados por conta da pandemia, a Ceia Solidária de Natal voltou a ser palco de solidariedade.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma ceia de Natal para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, além de promover a solidariedade e a inclusão social. A Ceia Solidária na Rua é uma oportunidade para que as pessoas possam se unir em torno de uma causa nobre e fazer a diferença na vida de outras pessoas.
A primeira edição em Fortaleza, ocorreu na comunidade do Bom Jardim, foram quase 300 pratos com cardápio italiano servidos em uma estrutura montada na rua e contou com o envolvimento de 32 pessoas.
Quem é Ricardo Frugoli?
Ricardo Frugoli, Doutor e Mestre em Hospitalidade, que é o idealizador dessa iniciativa, lidera não apenas a Ceia Solidária na Rua, mas também coordena diversas ações sociais que impactam positivamente as comunidades menos privilegiadas, como o projeto Pão do Povo da Rua, Marmita Solidária IPCB, Caminho de Nazinha e ManiçoBão do Romeiro. Chef de cozinha e diretor de operações e criação no Laboratório do Sabor Expedições e Gastronomia, especializado em cozinha brasileira e rotas turístico-gastronômicas. Atuou como Coordenador do grupo Doçaria Brasileira no Centro de Pesquisa em Gastronomia Brasileira na Universidade Anhembi Morumbi São Paulo (SP), Diretor de Formatação de Novos Produtos na BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadores de Turismo São Paulo (SP).
Programa de Extensão Gastronomia Social e o Movimento de Saúde Mental
Desde 2010, o programa oferece cursos gratuitos de capacitação, proporcionando oportunidades educacionais para as comunidades do Grande Bom Jardim e além. A professora Eveline de Alencar, também na linha de frente da Ceia Solidária, desempenha um grande papel na coordenação dessas atividades transformadoras. Além disso, a Ceia Solidária na Rua se conecta diretamente com o Movimento de Saúde Mental, fundado em 1996. Este movimento, comprometido com o bem-estar emocional, traz uma abordagem comunitária através de grupos de terapia e atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim e arredores.
Para aqueles que desejam contribuir para essa causa nobre, as portas estão abertas. Doações de qualquer valor, via Pix, depósito bancário ou transferência bancária, são recebidas de braços abertos. Insumos alimentícios e materiais de limpeza também são bem-vindos e podem ser entregues através de contato.
Para quem quer doar em valor:
Chave PIX: (85) 99245-9172
Transferência
- Nome: Movimento Saúde Mental Comunitária
- Agência: 1379.0
- Conta Corrente: 199985-53
- CNPJ: 03.918.813/0001-53
Para quem quer doar alimentos:
Entrar em contato pelos números de WhatsApp abaixo, que os membros irão apanhar os insumos com você:
- Eveline: 85 9.8881-2936
- Tereza: 85 9.8866-6779
- Regiane: 85 9.9727-8323
A Ceia Solidária na Rua é mais do que um evento, é um ato de amor e solidariedade que visa proporcionar um Natal digno para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, ajude essa causa!