No próximo sábado (19/10/2019) vai acontecer a 4ª edição da Ôxetoberfest, evento criado por Bruno Peixoto (Confraria Beermoon) com o objetivo de reunir os confrades, seus familiares e amigos para juntos apreciarem cervejas neste período que ao redor do mundo eventos são feitos com a mesma intenção.

A intenção do evento é valorizar a cultura, gastronomia, e música nordestina, sem esquecer de destacar as cervejarias locais.

A primeira edição do evento ocorreu em 2016 no Varanda Food Park e recebeu um público de quase 200 pessoas. Desde então vem sendo realizado anualmente e em 2019 chega a sua quarta edição.

oxetoberfest 2
Sai o chapéu alemão e entra o chapéu de couro típico do Nordeste. (fonte: Ôxetoberfest)

Na sua primeira edição, em 2016, os organizadores imaginaram que apenas os amigos e familiares compareceriam, porém o espaço do Varanda Food Park ficou pequeno para o público que chegou a 200 pessoas.

Neste início o evento além das cervejarias locais, trouxe também cervejarias dos estados vizinhos. E com sucesso de público e de crítica (o evento foi extremamente elogiado na época), é claro que não poderia ter ficado como um evento único e os organizadores já começaram a pensar no que fazer no ano seguinte.

O evento cresceu bastante, e em 2017 o local escolhido foi o espaço Pierre Chalita, e nesta edição o público já estava mais familiarizado com a cerveja artesanal, devido ao surgimento de novas cervejarias no estado.

Neste ano o evento contou com apresentações de coco de roda e bandas de pífanos, e com um público de 700 pessoas, sem contar claro com a vila gastronômica, com comidas tipicamente nordestinas e que foram colocadas lá para harmonizar com as cervejas do evento, cervejas essas que contavam com rótulos locais e dos estados vizinhos. Com todo esse sucesso, os organizadores perceberam que estavam no caminho para tornar a Ôxetoberfest um dos principais eventos cervejeiros do Nordeste.

A terceira edição da Ôxetoberfest, em 2018, assim como suas edições anteriores foi sucesso de público, fazendo o local escolhido (Acrópole Hall) ficar pequeno para as quase 1000 pessoas que passaram pelo evento. Neste ano as apresentações ficaram por conta de grupos de Maracatu, Banda de Forró, dentre outros que valorizam a cultura nordestina como deve ser.

Essa edição foi composta apenas de cervejarias alagoanas, sendo na época 9 cervejarias que trouxeram ao evento 26 rótulos, além das cervejas, claro que não podia faltar aquela cachaça para quem gosta de algo mais forte, sendo representada pela cachaça Gogó da Ema.

OXETOBER Thomaz Japiassú Web 64
Casal Ivana Teles e Bruno Peixoto (fonte: Ôxetoberfest)

E a edição de 2019?

A Ôxetoberfest conseguiu conquistar seu lugar no cronograma de eventos de Maceió, pois além de ser uma atração para o público alagoano, tornou-se também um atrativo para os turistas que estão de passagem por Maceió.

A edição deste ano vai acontecer no dia 19/10/2019, o local escolhido para o evento foi o Café de La musique, local este já conhecido por proporcionar eventos incríveis, o público estimado para esse ano é de 2500 pessoas, isso mostra que a Ôxetoberfest se tornou o maior evento cervejeiro de alagoas.

oxetoberfest 1
Ôxetoberfest (fonte: divulgação)

Programação

Música:

· Docinho do Acordeon

· Fernanda Guimarães com projeto Rock Maracatu

· Banda Som de Vinil

Cervejas artesanais

· Caatinga Rocks

· Dedodora

· Duerre

· Hop Bros

· Monte Cunha

· Arabeer

· Club66

· Mingula

· De La Cruz

· Parêa

Gastronomia

· Divina Gula

· Budega da Macaxeira

· Fusion Grill

· Santo Orégano

· Conversa de Botequim

· 759 Parrilla

4ª Ôxetoberfest

Data: 19/outubro — A partir das 15h

Local: Café de La Musique — Maceió/AL

Maiores informações: Ôxetoberfest