(Foto: Divulgação.)

Você já ouviu falar na Oktoberfest? Não? Então chegou o momento certo!

A Oktoberfest é um festival originado há mais de 200 anos, na Alemanha, sendo caracterizado como o evento da cerveja. Desde então, vários países do mundo celebram essa comemoração que, na verdade, originou-se na celebração do casamento do rei bávaro Luís I. Após todos esses anos, o conceito do festival mudou e passou a reunir diferentes produtos e atrações, sendo aqui, no Brasil, caracterizado pela forte presença de traços alemães e, obviamente, a presença da cerveja.

Um fato curioso acerca do festival refere-se a seu nome e a data em que ocorre. Diferente do que muitos pensam, seu início se dá a partir da metade do mês de setembro, sem uma data fixa. Porém, já é pré-determinado que, o evento oficial de Munique, deve ser encerrado sempre no primeiro domingo de outubro, sendo essa tradição datada ainda da origem do festival.

Atualmente, várias cidades do país já divulgaram os detalhes da sua Oktoberfest e, abaixo, listamos as que mais se destacaram:

Oktoberfest Blumenau:

Uma das mais famosas do país, a edição deste ano ocorrerá entre os dias 9 e 27 de outubro, e conta com mais de 150 refeições, ressaltando que opções para intolerantes também estarão presentes, sendo todas estas tradicionais das terras germânicas, as quais poderão ser harmonizadas chopes e cervejas artesanais da Eisenbahn, cervejaria oficial do evento. Em relação a programação, ocorrerá a eleição da Realeza do festival e um desfile destinado a exposição da cultura germânica em forma de danças e roupas a caráter.

Oktoberfest Blumenau
(Foto: site do festival.)

Os preços dos ingressos, os quais podem ser adquiridos online, variam de acordo com cada dia da semana, do mesmo jeito que a programação, a qual pode ser consultada no site.

Oktoberfest São Paulo:

A 3ª edição do festival ocorre no Jockey Club e conta com 3 espaços principais diferentes: a  Biertent (tenda da cerveja, com os principais shows), o Biergarten (jardim da cerveja com cultura e brincadeiras surpresas) e o  Bierpark (parque de diversões que terá como destaque a maior roda gigante da América Latina). 

Oktoberfest São Paulo
(Foto: site do evento.)

A gastronomia apresenta, exclusivamente, pratos típicos da cozinha alemã e as cervejas oficiais do evento ficam a cargo da Eisenbahn e Baden Baden. O evento chega agora ao seu último fim de semana, encerrando dia 6; ou seja, não perca a oportunidade de curtir todas as propostas do festival. Confira a programação completa no site e, para a compra dos ingressos, clique aqui.

Oktoberfest Fortaleza:

Organizado pela Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), em parceria com a Arena Eventos, o evento ocorrerá dia 12 de outubro e será realizado no Shopping Salinas, no período de 17 às 23 horas. Além de contar com parcerias com diferentes bares e restaurantes da cidade, os quais ficarão responsáveis pelos petiscos servidos; irão ser servidos mais de 60 tipos de cervejas artesanais para os participantes do evento. 

Também estarão presentes atrações musicais, como a Roda de Bamba, e os ingressos podem ser adquiridos a partir da plataforma Sympla, onde mais detalhes do evento também podem ser conferidos.

Pronto para se aventurar no mundo da gastronomia alemã, acompanhado de uma bela cerveja? Conte-nos qual evento você irá conferir e de qual cidade ele será.