O segredo da comida tailandesa e seus temperos

Entenda um pouco mais sobre o mundo da gastronomia tailandesa

0
feira de gastronomia tailandesa
fonte: divulgação

A Tailândia, país que se situa no sudoeste asiático, é conhecido pelas suas belas praias tropicais, seus suntuosos palácios reais, suas ruínas antigas, e pelos templos ornamentados com a figura de Bulda.

Além de encantar os turistas com suas belas paisagens, com um povo alegre, com roupas coloridas e diversos adornos, a Tailândia também encanta os visitantes pela sua gastronomia considerada a mais exótica e rica de todo o oriente, conquistando até os mais exigentes paladares. 

A culinária tailandesa é caracterizada pelo equilíbrio dos cincos, dos seis, elementos que marcam o paladar: salgado, doce, picante, ácido e, claro pelo novo sabor, o umami. A variedade de aromas, sabores e especiarias também é marca registrada de sua gastronomia.

A base das receitas são molhos preparados com vários ingredientes, como pimentas, massa de caranguejo, alho e especiarias.

Comida tailandesa
Fonte: Divulgação

Alguns ingredientes da culinária tailandesa desempenham um papel específico, como o nam pla (molho de peixe), que em muitos pratos, substitui o sal, pode-se considerar esse ingrediente o shoyo da Tailândia. Outros são utilizados para ressaltar os sabores, como é o caso do molho de ostras fermentadas. O arroz, presente em quase todas as refeições, é um ingrediente extremamente utilizado pelos tailandeses, principalmente o arroz de jasmim, no qual possui um teor maior de amido.

A panela que mais é utilizada é a wok, um tipo de frigideira grande de ferro, que pode atingir temperaturas acima das usuais. Essa panela facilita o rápido cozimento dos insumos, visto que a agilidade nas preparações é valorizada pelos tailandeses.

CONDIMENTOS E TEMPEROS

Diferentemente do que se pode imaginar, os ingredientes mais comuns são fáceis de encontrar nos supermercados, são eles: o leite de coco, o coentro, pimenta do reino, açúcar mascavo, limão, gengibre, capim santo, tamarindo.

Porém, alguns insumos possuem o acesso mais difícil, como é o caso do nam pla, um molho de peixe fermentado, de forte aroma e que tem a finalidade de salgar os alimentos. Esse tempero é o resultado do cozimento de peixes e temperos diversos.  Apesar de ser industrializado, algumas pessoas costumam prepará-lo, variando, assim, o gosto e a intensidade do tempero empregado.

O chili ou chilii, planta tropical da família dos pimentões, conhecida por pimenteira-cumari ou peperoncino, é outro ingrediente muito usado, porém não é encontrado com facilidade no Brasil. Ele possui um sabor picante e pode ser encontrado natural ou seco, inteiro ou em pó, na forma de pasta e de molho pronto. Ao manipular o chili é preciso tomar muito cuidado para evitar queimaduras nos olhos e na pele.

Outra especiaria é o curry ou caril, mistura de vários ingredientes que formam uma pasta que é utilizado em preparo de ensopados de carne, frango, peixe, porco ou camarões. O curry tailandês diferente do curry indiano (pó amarelo, facilmente encontrado no Brasil), pode ser verde, possuindo um sabor cítrico picante; vermelho, muito picante; ou amarelo, picante que possui o perfume de especiarias.

Os ingredientes mais frequentes na elaboração do curry tailandês são: pimenta, alho, chalota, galanga (gengibre da Tailândia), raízes de coentro e krachai (uma pequena laranja acastanhada) e raízes naturais do país. Estas especiarias são piladas em um almofariz, onde adiciona a pimenta fresca, obtendo uma pasta, que é cozida no leite de coco antes de acrescentar carne ou vegetais.

O molho de ostra fermentada é um molho espesso, com sabor salgado mas um pouco adocicado e forte em umami. A versão pura do molho de ostra é extremamente cara e rara. Ela é preparada com as ostras cozidas no vapor ou fervidas para produzir um caldo, elas são removidas, e o caldo é então fervido para concentrar o sabor, engrossar e obter uma cor dourado, devido à caramelização. A versão mais utilizada é feita com extrato de ostra e glutamato monossódico, espessada com amido de milho ou similar, colorida com caramelo para torna escura. Algumas marcas utilizam, também, o molho de soja e o açúcar. 

RECEITAS

Espetinho de carne de porco

espetinho suíno thai
Espetinho tailandês de carne de porco (foto ilustrativa | Fonte: divulgação)

Ingredientes:

500g de paleta de porco cortada em cubos
6 colheres de sopa de óleo 
4 colheres de sopa de molho de ostras
5 colheres de sopa de gergelim tostado
3 colheres de sopa de molho de peixe
2 cebolas picadas
1 dente de alho inteiro
Sal

Modo de preparo:

Coloque o óleo, o molho de ostras, o gergelim, o molho de peixe, o açúcar mascavo, a cebola e o alho no processador. Bata até virar um purê. Coloque sal a gosto. Misture esse creme com a carne em uma tigela e deixe descansar por 2h na geladeira. Prepare os espetos e toste a carne na frigideira.

Frango ao Curry

frango ao curry tailandês
Frango ao curry tailandês (foto ilustrativa | Fonte: divulgação)

Ingredientes:

3 filés de frango picados em cubos
2 cebolas picadas
2 alhos picados
½ colher de azeite
2 colheres de café de curry
1 vidro de leite de coco

Modo de preparo:

Em uma frigideira, coloque o azeite e adicione os cubos de frango. Refogue por alguns minutos até que fique dourado. Junte a cebola e, em seguida, o alho. Acrescente o curry. Misture tudo e deixe cozinhar por alguns minutos. Despeje o leite de coco e deixe cozinhar em fogo médio até engrossar. Sirva quente.

Pad Thai

pad thai
Pad Thai (foto ilustrativa | Fonte: divulgação)

Ingredientes:

120g de macarrão de arroz
1/4 xícara de óleo de amendoim
1/4 xícara de pasta de tamarindo
1/4 xícara de molho de peixe (nam pla)
1/3 xícara de mel
2 colheres (sopa) de vinagre
1/2 colher (sopa) de pimenta vermelha
1/4 xícara de cebolinha picada
1 dente de alho picado
2 ovos
1 repolho picado
1 xícara de broto de feijão
230g de camarões descascados ou tofu, ou uma combinação dos dois
1/2 xícara de amendoim torrado picado
1/4 xícara de coentro fresco picado
2 limões, cortados em quatro

Modo de Preparo:

Coloque o macarrão em uma tigela grande e adicione água fervente para cobrir. Deixe descansar até que o macarrão amoleça. Escorra, regue com uma colher de sopa de óleo de amendoim para não grudar e reserve.Enquanto isso, ponha pasta de tamarindo, molho de peixe, mel e vinagre em uma panela pequena, em fogo médio/baixo, até ferver levemente. Adicione a pimenta vermelha e reserve. Coloque as 3 colheres do óleo de amendoim restantes em uma frigideira grande em fogo médio/alto. Quando o óleo começar a se mexer, adicione a cebolinha e o alho e cozinhe por um minuto. Acrescente os ovos e quando começarem a endurecer, mexa bem até deixar homogêneo. Ponha o repolho e os brotos de feijão e continue a cozinhar até o repolho começar a murchar. Em seguida, acrescente os camarões ou tofu (ou ambos). Quando o camarão começar a pegar cor e o tofu a escurecer, transfira o macarrão para a panela, junto do molho. Misture tudo e cubra com o molho de pasta de tamarindo. Espere a massa aquecer e sirva-a imediatamente, polvilhando cada prato com amendoins e decorando com fatias de limão e coentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui