O livro homônimo de Câmara Cascudo foi transformado em série documental

A série da História da Alimentação no Brasil está disponível na Amazon Prime Video

0
serie
Fonte: divulgação

Podemos falar sobre meio ambiente, cultura, saúde, relações sociais, história, sociologia, política, tudo isso tendo como tema central a comida. Entender um pouco sobre esse tema nos faz compreender quem somos e em qual meio estamos vivendo.

E foi com esse intuito que foi lançado a série documental A História da Alimentação no Brasil que está disponível na Amazon Prime Video. A série começou a ser produzida em 2017 com direção de Eugênio Puppo e foi exibida originalmente no canal CineBrasilTV.

Baseado no livro homônimo do pesquisador norte rio-grandense Luís Câmara Cascudo lançado em 1967, a série é composta de 13 episódios de curta duração, menos de 30 minutos cada.

Livro de Câmara Cascudo

O livro História da Alimentação no Brasil é composto por 900 páginas, e até hoje é o maior registro histórico e sociológico sobre a culinária brasileira. A obra é dividida em duas partes, na qual faz um levantamento das tradições alimentares dos brasileiros, que é a miscigenação entre os povos originários do Brasil com a da população africana escravizada e a dos portugueses.

O livro aborda desde a adaptação da doçaria portuguesa aos ingredientes locais, passando pelo processamento da farinha da mandioca, até a extração do óleo de palma, trazido pelos portugueses, com técnicas africanas.

Cascudo viajou pelo Brasil de 1943 a 1962, entrevistando ex-escravizados, donas de casa, especialistas, pessoas nas feiras, visitou casas de brasileiros de todos os tipos, estudou a cultura indígena e a bibliografia africana, chegou até mesmo a ir à África para conhecer as origens de vários de nossos pratos.

Desta forma, ele descobriu de onde vieram certos ingredientes, utensílios, temperos receitas, entendendo, assim, como foi se formando a nossa cultura alimentar.

A Série

serie
(Fonte: divulgação)

A equipe da série seguiu os mesmos passos do pesquisador conversando com diversas pessoas e viajando por diversas cidades brasileiras como Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e 11 cidades portuguesas, dentre elas, Lisboa, Porto, Évora, Mirandela, tudo isso para poder compreender um pouco mais das raízes e dos modelos de alimentação dos brasileiros.

A série História da Alimentação no Brasil segue a mesma sequência dos capítulos do livro, trazendo depoimentos de diversos personagens brasileiros: artistas, chefes, estudiosos e personagens anônimos de diversas regiões do Brasil e de Portugal.

Dentre os entrevistados estão: o sociólogo Carlos Alberto Dória, o historiador Alberto Costa e Silva, a cantora Fernanda Takai, o cantor Chico César, a chef de cozinha do restaurante Tordesilhas, Mara Salles, a chef Ana Luiza Trajano do Instituto Brasil a Gosto, Rodrigo Mocotó, chef e proprietário do restaurante Mocotó, o chef português José Avillez dentre outros.

Seguindo o mesmo conceito do livro, a série escolheu ingredientes essenciais ou aspectos culturais determinantes para cada episódio.

Os entrevistados mostram vários pontos de vista de como a comida é um personagem ativo no nosso dia a dia.

Os 13 episódios utiliza um rico material de arquivo, com filmes raros e alguns inéditos, com longas e curtas-metragens de Humberto Mauro, Heinz Forthmann, Caravana Farkas, acervos do Instituto Câmara Cascudo, CTAV, Museu do Índio, Cinemateca Portuguesa, Câmara Municipal de Lisboa e acervos particulares

O seriado é encantador e rico em história, porém o difícil mesmo para o cineasta não foi traduzir em imagens a mesma pesquisa de Cascudo, e sim, condensar em 13 capítulos de menos de 30 minutos 400 horas de material gravado.

Porém todo esse esforço valeu a pena. A série mistura um conteúdo de gastronomia, sociologia e sofisticação de um Brasil regional e plural, além disso, a série é compacta, informativa e visualmente apetitosa.

Abaixo segue o trailer da série História da Alimentação no Brasil.

Os 13 episódios

A Rainha do Brasil sobre a mandioca.

 Verde Milho, Doce Milho

O Caso das Bananas

Temperos da Panela Indígena

Bebidas Inebriantes e Alimentos Líquidos

Leite de Coco

A História do Cuscuz

Dieta Africana

Ementa Portuguesa

A Comida Real

O Doce Nunca Amargou

Doces Histórias

Todo Trabalho do Homem é para sua Boca


Assista todos esses episódios clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui