(Fonte da foto: site oficial da NotCo)
A NotMayo (a não-maionese) é um produto desenvolvido pela startup chilena The Not Company. A NotCo como é mais conhecida, foi fundada há quatro anos pelo economista Matías Muchnick, pelo cientista da computação Karim Pichara e pelo especialista em biotecnologia Pablo Zamora.
Os empreendedores fundaram a companhia com o objetivo de desenvolver produtos alimentícios que normalmente levam em sua composição alimentos derivados de animais, utilizando-se somente de plantas. Para atingir esta missão os fundadores desenvolveram um algoritmo específico, atribuído de inteligência artificial, com capacidade de manipular os mais diversos produtos à base de plantas para gerar sabor, consistência e textura similares ou até mesmo iguais aos produtos de origem animal.
O algoritmo criado pela NotCo, denominado de Giuseppe “o algoritmo chef de cozinha”, levou três anos para ser completamente desenvolvido pela companhia. O Giuseppe, funciona como um chef de cozinha que, cria e elabora preparações, utilizando dados nutricionais, sensoriais e composição molecular de milhares de vegetais e algumas de animais para chegar a uma fórmula, que é equivalente a uma receita. Devido a essa característica tecnológica para se obter uma receita, a NotCo não se denomina como uma empresa de alimentos, e sim de tecnologia. E, o seu produto mais importante é o Giuseppe.
A NotMayo foi a primeira receita sugerida pelo algoritmo Giuseppe, que contém na sua lista de ingredientes óleo de canola, grão-de-bico, sementes de mostarda, vinagre de uva, suco de limão, açúcar mascavo, pimenta branca e alho em pó.
No que se refere as características nutricionais, uma colher de sopa da NotMayo tem 90% a mais de gordura e 85% calorias a mais que uma maionese comum a base de ovos. Por outro lado, a NotCo declara que a maionese deles contém maior teor de gorduras insaturadas consideradas mais saudáveis que uma concorrente tradicional do mercado. Ademais, não emprega na sua maionese conservantes ou aromatizantes e possui somente um terço do sódio de uma marca popular. Sendo assim, alegam que ainda que os seus produtos pareçam complexos ou apenas mais um produto da indústria alimentícia predatória, não o são, uma vez que não utilizam mecanismos de ultraprocessamento e que em seus produtos são usados exclusivamente ingredientes naturais. Além disso, a empresa diz usar 83% menos água e emitir 37% menos gás carbônico em sua produção em relação ao processamento de uma maionese comum.
Para além da NotMayo, o Giuseppe tem outras receitas em fase de finalização para chegar no mercado ainda neste ano: o NotMilk (leite) e o NotIceCream (soverte). E, dois em processo de elaboração: o NotCheese (queijo) e o NotYogurt (iogurte).
A NotCo está presente no mercado brasileiro distribuindo a não-maionese em 190 lojas do Grupo Pão de Açúcar espalhadas pelo país. Custando a partir de R$ 10,00 reais, em uma embalagem de 350 gramas, no sabor tradicional, picante, alho e oliva.