Mestrado em Gastronomia realiza Congresso Brasileiro Online

Mestrado da Universidade Federal do Ceará realiza o congresso de maneira online, e conta com grandes nomes da Gastronomia como convidados

0
foto universidade federal do ceará
Foto: divulgação

O Mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) promove de 07 a 09 de outubro, o Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos (CBG), realizado totalmente de forma online. O evento conta com a organização da Ideia de Evento e parceria do Senac.

Diferente das lives, o evento terá uma plataforma específica para sua transmissão, desenvolvida especialmente para congressos, proporcionando uma maior interatividade entre palestrantes e participantes, por meio de perguntas e por meio de chats, tanto público quanto privado.

O objetivo do evento é promover a troca de experiência entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Gastronomia e áreas afins, o que facilita a divulgação do conhecimento gerado de matérias primas existentes no País, caracterização de alimentos nativos e típicos, bem como o desenvolvimento de diferentes aplicações desses insumos

Além disso, o Congresso tem também o objetivo de promover a investigação da tecnologia tradicional e novos métodos e técnicas de preparo culinário, tendo em vista melhorar a qualidade dos alimentos, promover o conhecimento e o registro da cultura gastronômica do nosso País, principalmente no que se refere às inovações e tecnologias aplicadas aos alimentos tradicionais.

“Durante o evento, também iremos promover o desenvolvimento regional, mediante uma articulação entre academia e sociedade, possibilitando a transmissão e apropriação real de saberes multirreferenciais,”

Explica acima, o Prof. Dr. Paulo Henrique Machado de Sousa, professor do curso de Gastronomia do Instituto de Cultura e Arte da UFC, professor do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e coordenador do Congresso.

O CBG discutirá todos esses pontos, estimulando o debate e a difusão de conhecimento, procurando interferir na integração de produtos e de técnicas utilizadas durante a preparação e/ou elaboração de alimentos tradicionais e regionais.

Alguns Convidados:

Bruno Leite

Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil), Gastronomia e Culinária pela Universidade Estácio de Sá (RJ, Brasil). Fez especialização em Cozinha Francesa Regional e de Bistrot pela Alain Ducasse Formation (ADF) e Mestrado em Ciências Gastronómicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) e Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-UL). Além de trabalhar em vários estabelecimentos, foi proprietário de restaurante por dois anos e meio. Já soma mais de 16 anos de carreira na área de gastronomia. Atualmente está a escrever a tese com o título “Ficogastronomia” no contexto do programa doutoral em Ciências dos Alimentos (FCT/UNL). É ainda colaborador do Mestrado em Ciências Gastronómicas (FCT/UNL) e investigador no projeto Alga4Food – Desenvolvimento de técnicas inovadoras de conservação e utilização. Sua área de pesquisa engloba temas diversos tais como algas marinhas na alimentação humana, desenvolvimento de novos produtos e gastronomia molecular.

Catarina Prista

É Professora Auxiliar na Universidade de Lisboa, onde lecciona Microbiologia Funcional e Alimentos Fermentados. É também sócia da CookingLab, uma empresa que se dedica às Ciências Gastronómicas e ao desenvolvimento de novos produtos alimentares. Catarina Prista doutorou-se no ISA em Engenharia Agro-industrial, desenvolvendo a sua atividade de investigação no Centro de Investigação LEAF – Grupo Eco-Novel Food and Feed, no Instituto Superior de Agronomia/Universidade de Lisboa, em vários aspetos do funcionamento de leveduras que fermentam e produzem alimentos. Já mais recentemente, ligada ao Mestrado em Ciências Gastronómicas, interessou-se pelos diversos alimentos fermentados produzidos no mundo, juntando ao trabalho de investigação em leveduras, trabalhos envolvendo o papel dos bolores e das bactérias na produção destes alimentos. Em particular, os seus temas de interesse centram-se no desenvolvimento/produção de alimentos e bebidas fermentadas a partir de matérias primas pouco exploradas e sub-produtos da indústria alimentar com vista à criação de alimentos inovadores mais nutritivos, seguros e com benefícios para a saúde. Tem participado e liderado vários projetos de investigação na área dos alimentos fermentados e orientado vários alunos de mestrado e doutoramento e de pos-doutoramento. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais e apresentou as suas áreas de investigação em mais de 100 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Para além disso, tem organizado e leccionado cursos de introdução e divulgação dos alimentos fermentados onde dá a conhecer e ensina a produzir alguns destes alimentos.

Catarina Prista
Diana Valesca Carvalho

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (2018). Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2002). Graduada em Ciências da Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal do Ceará, vice-coordenadora do curso de bacharelado em Gastronomia da UFC. Pesquisa na área de nutrição e ciência dos alimentos com ênfase no estudo experimental de fibra alimentar na obesidade e síndrome metabólica. Atua nos temas: educação alimentar e nutricional na promoção da saúde e dietoterapia.

Edegar Scortegagna

Brasileiro, Enólogo formado pela Universitá degli Studi di Trento – Instituto di San Michele All´Adige e Universitá degli Studi di Udine na Itália onde passou 5 anos estudando e colaborando com grandes vinícolas italianas. Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Desde 2009 é o Enólogo responsável pelos vinhos da Luiz Argenta Vinhos Finos, Ex Presidente da Associação Brasileira de Enologia 2017/2018 (ABE) e agora Diretor membro do Conselho, Sócio fundador e professor da ConceptWine – Escola de vinhos. Desde 2018 é professor da ESPM – Porto Alegre e foi por 10 anos professor de enologia dos cursos Sommelier e Juiz internacional da Universidade de Caxias do Sul.

Edegar Scortegagna

Confira a lista completa dos convidados clicando aqui.

Serviço:

Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos
Dias: 07 a 09 de outubro de 2020
Evento online
Inscrições e informações: http://inovacaonagastronomia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui