Lula rara é servida em restaurante em SP

Esta lula, conhecida como lula-morcego, possui cerca de 20 quilos e 1,3 metros de comprimento

0
lula morcego
Foto: divulgação

A lula conhecida pelos pescadores como lula-morcego possui cerca de 20 quilos e 1,3 metros de comprimento. A iguaria, que é servida no restaurante japonês By Koji localizado no Estádio do Morumbi, é encontrada em pequenas quantidades nas altas profundidades do litoral do Rio de Janeiro.

O molusco é pescado apenas entre os meses de junho a setembro. “O período provavelmente está relacionado com a rota marítima do atum, uma de suas presas, ao lado de carapau e do peixe-serra”, explica Fábio Oliveira, da Morota Pescados, fornecedora do restaurante.

Fábio conta que viu a lula pela primeira vez em um barco que costuma ficar perto das plataformas de petróleo e foi ai que ele comprou a iguaria pela primeira vez, que antes era vendida apenas para comunidade local.

Uma curiosidade sobre este molusco é que ele sempre aparece em dupla. E, também, que, segundo os pescadores da região, às vezes acontece deles puxarem a vara e se depararem com a presa e o predador, ou seja, com a lula e o atum.

Quando comparamos a versão da lula mais comum para a lula-morcego, a última é mais espessa e mais gordurosa, prometendo, assim, um sabor mais intenso.

Por se tratar de um produto sazonal, quem vai ao restaurante não encontra a espécie no cardápio. Os garçons do By Koji são orientados a informar aos clientes oralmente de acordo com a disponibilidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui