Grupo de pesquisa da UFC pode ter descoberto como celíacos poderão consumir glúten
Notícias

Grupo de pesquisa da UFC pode ter descoberto como celíacos poderão consumir glúten

Achou Gastronomia 26 nov 2019 3 min de leitura 144 views
Compartilhar:

(Foto: Viktor Braga/UFC.)

Se você tem alguma doença relacionada ao glúten e acredita que nunca mais poderá consumir alimentos com isso, você pode estar muito enganado!

Um grupo de pesquisa do Laboratório de Química Medicinal, localizado no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (NPDM-UFC), através da análise de um fruto fruto originário do sudeste asiático, o Noni (Morinda citrifolia L.), foram descobertas enzimas capazes de quebrar as proteínas do glúten. Assim, com sua extração, acredita-se que será possível a sua aplicação em produtos elaborados com farinha de trigo. 

Grupo de pesquisa da UFC pode ter descoberto como celíacos poderão consumir glúten
(Foto: Viktor Braga/UFC.)

O estudo, primeiramente, foi feito a partir de uma avaliação qualitativa e comparativa entre uma massa sovada normalmente e outra em que se utilizou a polpa do Noni para realizar a quebra do glúten, ou seja, a hidrólise das proteínas responsáveis pela formação de uma rede elástica e estruturada, a qual é insolúvel em água e é extremamente importante para a produção de bolos e biscoitos, por exemplo.

“No material submetido à hidrólise, nós fazemos o mesmo procedimento, mas na água utilizada para a mistura foi adicionada uma quantidade de enzimas da polpa do noni e conseguimos verificar que o material não apresentava estrutura e elasticidade, sugerindo que essas enzimas do noni tinham sido capazes de modificar componentes da farinha” explica o professor que coordena o projeto, Prof. Hermógenes David de Oliveira.

Grupo de pesquisa da UFC pode ter descoberto como celíacos poderão consumir glúten
(Foto: Viktor Braga/UFC.)

Desse modo, os pesquisadores acreditam que a investigação possibilitará o desenvolvimento de uma farinha sem glúten, destinada para celíacos, pessoas sensíveis ao glúten ou ainda alérgicos ao trigo. Desse modo, a polpa do Noni poderia ser utilizada na elaboração de produtos livres de glúten, desde que o produto não dependesse da estrutura da massa, tendo como exemplos o biscoito, o macarrão e, até mesmo, a cerveja de trigo.

Logo, a pesquisa já está sendo encaminhada para  sua próxima fase, na qual um anticorpo será utilizado para verificar a eficácia do processo de quebra das proteínas pelas enzimas extraídas do fruto e, caso tudo ocorra como espera-se, haverá segurança nos resultados de que o alimento realmente poderá ser consumido por celíacos. Além disso, os testes de segurança alimentar estão sendo finalizados para que as enzimas possam ser registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, como um novo ingrediente alimentar.

Compartilhar:

Achou Gastronomia

O Seu Portal de Notícias sobre a Gastronomia que nasceu para ser um hub de informações dedicadas a Gastronomia. Desde o Food Service ao Consumidor final. Vamos juntos, unindo a Fome com a Vontade de Informar.

Deixe seu comentario

Seu email nao sera publicado. Campos obrigatorios marcados com *