A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou nesta quarta-feira (01/04/2020) a segunda morte pelo COVI-19. Trata-se de um gastrônomo, Matheus Aciole, de apenas 23 anos.
No dia 24, ele se apresentou em uma unidade hospitalar com sintomas leves da doença, após dois dias foi em uma unidade de saúde pública apresentando desconforto respiratório, e foi transferido para um hospital particular onde foi internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). No mesmo dia, foi testado para o COVID-19 e o resultado foi positivo.
O jovem era obeso e apresentava pré-diabetes, dois fatores considerados de risco para essa pandemia.
Aciole fabricava bolos artísticos e doces de forma geral, dom que herdou dos pais que são donos de uma fábrica de bolos artesanais na zona leste de Natal. Além disso, ele tinha um sonho de abrir seu próprio bistrô, no qual juntaria seu conhecimento em gastronomia e em nutrição.
Gleydson Almeida, primo de Aciole, fala dos sonhos que foram interrompidos e de sua personalidade:
No laudo da morte, segundo Gleydson, consta a ocorrência de H1N1, pneumonia e Covid-19.
As autoridades continuam pedindo para a população se manter em casa, evitando maior alastramento da doença.
Está na dúvida sobre os seus sintomas? Entre no site desenvolvido pela USP (Universidade de São Paulo), no qual possui um enfermeiro virtual que lhe ajudará a definir se você deve ou não sair de casa e procurar um atendimento médico.
Sente algum sintoma mais grave da COVID-19? Entre em contato imediato com a unidade de saúde mais próxima da sua casa.